Projeto: Tipos Femininos - Jorge Amado - Parte 1: Tiêta!!!

A tempos tenho o livro Tieta e sempre desejei ler porque quando era mais nova vi a novela e ela me marcou muito com seus personagens bem caricatos e cheio de defeitos; até hoje lembro do pai e da irmã de Tiêta =O demorei a ler porque minha edição é antiga e a diagramação não ajuda muito, mas decidi começar porque minha curiosidade está maior que tudo. 

Então vou voltar um projeto antigo aqui do blog que se chama 'Leitura de domingo' onde todos os domingos irei ler um pouco de Tiêta, não importa quantas páginas e sim ter o compromisso com a leitura. Espero que esse ano ainda consiga concluir e se tudo der certo pretendo ler os outros livros de Jorge Amado onde ele focou nos tipos femininos da época que escreveu os mesmos.

O único livro que li do autor até agora foi 'Capitães de areia' (escrito em 1937). Li na época do colégio a mas de vinte anos atrás. Quem sabe eu faça a releitura dele em algum momento, quero comparar minhas impressões, lembro que fiquei bem chocada com algumas coisas na época.

Pelo que lembro das aulas de literatura e pelo que andei pesquisando, os livros do Jorge Amado tem destaque por suas personagens femininas marcantes, ele Imortalizou em sua obra os 'tipos femininos' e deu voz aos negros, pobres, mulheres e excluídos da sociedade da época. Acredito que tem tudo a ver com o momento que estamos vivendo de visibilidade da luta dos excluidos e do empoderamento feminino. Claro que temos que levar em conta a época que o livro foi escrito e que o autor viveu, conheço gente que apenas diz que ele foi machista e tal, sem fazer toda essa análise. Mas apesar dos pesares ele se destacou dos demais autores da época por esse foco no social, no gênero e na raça.

Desejo levar esse projeto de leitura com seriedade, como um estudo sobre a mulher nordestina e como ela é apresentada nos livros do autor (como eu vou enxergar), como Jorge Amado falava das mulheres em seus livros e como a sociedade as via na época em que eles foram escritos!

Os livros por ordem de lançamento:

Gabriela, cravo e canela - 1958

Dona flor e seus dois maridos - 1966

Tieta do Agreste - 1977

Tereza Batista cansada de guerra - 1972 


Vou começar por Tiêta pelos motivos já apresentados, espero gostar da leitura e irei falando a cada semana meu progresso lá no instagram do blog, certo!?


Por fim encontrei um artigo muito interessante sobre o assunto quem tiver interesse 

fica a dica: As mulheres de Jorge Amado

5 comentários:

  1. Oi Aline.

    Esse projeto será maravilhoso!
    Há muito tempo que queria colocar os livros do Jorge Amado na minha meta de leitura e sempre fico adiando. Será uma ótima oportunidade para ler porque eu também conheço as histórias através das novelas.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amiga. Fico feliz que vc tenha se animado a participar, será maravilhoso ter com quem compartilhar as impressões ao longo da leitura e sem cobranças nem estresse. Ótima leitura para nós!!! Beijão e viva a literatura brasileira!!!!

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Você falando agora sobre, fiquei um pouco surpresa em saber que existia um livro de Tiêta, pois só sabia da novela. Adorei o projeto que está se empenhando, e espero muito que tenha sucesso nele. Com toda certeza será uma ótima experiência. Amei também saber mais sobre o autor!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline!
    Adorei seu projeto e espero que consiga conquistar suas metas. Li Jorge Amado em Gabriela , cravo e canela e adorei o enredo. Tieta só assisti a novela que foi bem marcante mesmo por causa dos personagens e seus mistérios. Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Aline!

    Que projeto massa, eu adoro as histórias de Jorge Amado, mas ainda faltam muitos obras. Você me inspirou, amei a ideia e acho que vou colocar ela em prática!

    Ótima leitura para você!

    ResponderExcluir