O Deus que destrói sonhos - Rodrigo Bibo

 



Editora: Thomas Nelson Brasil
(Lido em dez 2023)
2021 - 160 págs
Sinopse: Skoob


Conheci esse livro no instagram @bibliadasabrina e na postagem sobre o que esperar do livro Sabrina dizia que o assunto desenvolvido seria sobre entender porque muitas vezes o que pedimos a Deus não se concretiza. E claro que pelas impressões dela e levando em consideração tudo que aprendi como cristã ao longo da minha vida, eu sabia que Deus não é um mágico da lâmpada para realizar nossos desejos e que ele tem planos para nossa vida e muitas vezes nossos desejos se realizam quando estão em sintonia com os planos dele. 

Depois de conhecer o livro, fiquei acompanhando seu preço e quando chegou em um valor que achei justo, adquiri e quando ele chegou amei toda parte física e visual do livro de capa dura e diagramação perfeita. Me planejei e li ele em dezembro devido a temática ter a ver com o final de ano. Só que para minha surpresa a leitura não foi o que eu esperava, não gostei da forma como o autor se expressou, achei agressiva e até crítica em excesso. Penso que livros com temáticas relacionadas a religião, fé etc devem ser livros que acolhem qualquer leitor, seja ele do credo que for, porque muitas vezes a pessoa não segue uma religião mas acredita em DEUS e mesmo se for alguém que está lendo por curiosidade deve ser acolhido e convidado a refletir sobre o assunto e não afrontado. O tom usado pelo autor me fez sentir como se para ter meus desejos e sonhos realizados eu precisasse seguir uma cartilha rígida e até aceitar que só sofrendo terei o direito de ter algo. Não vejo Deus assim e passei a refletir sobre tudo que meus familiares e escola e universidade católica que estudei me ensinaram e se for pelo raciocínio do autor tudo está errado.

A todo momento fico me perguntando será que eu entendi realmente o que o autor quis dizer porque é como se o simples rezar pedindo a Deus por um dia de paz e por saúde estivesse errado. Confesso que fiquei até desconfortável com o 'pai nosso' após essa leitura. Mas garanto que irei refletir melhor porque não posso passar a ser refém de uma ideia, afinal a busca do conhecimento é isso, ouvir várias opiniãos e buscar tirar minhas próprias conclusões.

No prefácil é dito que o livro "propõe uma reflexão importante sobre as motivações de nosso relacionamento com Deus. Nós o buscamos para que ele realize nossos sonhos ou por que a vida sem ele seria um agonizante tombo no nada?" Até parece que o autor generalizou que TODOS tem o comportamento que ele acredita com DEUS, não tem como ter certeza amigo do que se passa dentro de cada um. O autor lança o desafio: "A reflexão central deste livro é apontar para a necessidade de reconhecer o senhorio de Cristo em nossa vida. Entender que somos escravos submetidos a uma missão. E essa missão afeta tudo o que somos e fazemos." Certo que é cristão sabe que DEUS e CRISTO está a cima de todos mas não concordo com essa questão sobre escravos porque escravos são obrigados a fazer algo, aprender que o verdadeiro valor de seguir Cristo está quando fazemos de coração e alma, por escolha, não por medo do castigo. 

Quem é o seu Deus? o autor fala sobre a forma como o mundo apresenta Deus para as pessoas entre as opções o Deus abençoador, diz que as pessoas não buscam se relacionar com Deus no dia a dia, apenas o buscam quando precisam de algo. Confesso que em alguns pontos concordo porque muita gente se comporta assim mesmo, mas não podemos generalizar.
"O pai que ama vai disciplinar seu filho, mesmo que isso faça com que o pai pareça cruel no momento. Deus, como pai amoroso, age da mesma forma, e quem se submete à sua disciplina, isto é, torna-se seu discípulo, tem seus sonhos e ambições transformados."

O autor fala que atualmente vive-se um "cristianismo personalizado, voltado para satisfazer as suas demandas e vontades, se a mínima noção do conteúdo da fé bíblica e da real vontade de Deus. O que queremos é nos dar bem nesta vida e na outra." Realmente muita gente é cristã e não lê ou leu a biblia, nem vive em igrejas e faz sim serviços voluntários, seja por que motivo for pq isso só ele realmente saberá, sinceramente penso em várias razões para tudo isso, mas acredito que vale demais a reflexão do autor mas o caminho usado por ele me pareceu chato e agressivo, foi uma triste decepção, poucos são os livros que leio que me fazem sentir isso. Mas mesmo assim peço que se você tem interesse leia sim e tire suas próprias conclusões, isso é o mais importante.

Penso que o meu relacionamento com DEUS é só meu e tem que ser algo leve e não algo guiado pelo medo, pelo sofrimento ou esperando algo em troca, como qualquer outro relacionamento deve ser desenvolvido no dia a dia, na conversa sobre dor e sobre gratidão. Tento ler a biblia e fazer meu devocional mas ainda não está perfeito e além disso as religiões não representam DEUS e por não estar dentro de um templo toda semana não me faz menos filha que outros. Enfim, desejo sorte ao autor mas não pretendo ler mais nada dele. É isso, penso que nem foi uma resenha mas um desabafo de minha experiência com esse livro, uff nem quero mais escrever trechos dele aqui, quem quiser leia e passe pela experiência e desejo de coração que seja mais positiva que a minha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário