Cartas de Amor e Ódio - Donna Marchetti

 


Editora: Faro Editorial
Ficção norte-americana
2024 - 288 pgs
Sinopse: Skoob

"Cartas de Amor e Ódio é uma história tocante destinada a qualquer pessoa que já se perguntou sobre o “e se” das estradas não percorridas e os segredos escondidos nas palavras não ditas. Ideal para os leitores que apreciam o ardor das primeiras paixões e o sabor agridoce dos primeiros amores, das trocas de cartas, e de livros."

Em Cartas de Amor e ódio iremos conhecer Naomi e Luca. Eles se conhecem por causa de um trabalho escolar que propõe aos alunos sortear um colega de outra escola/estado e trocar cartas com ele por determinado tempo. Naomi toda animada manda uma carta bem legal pra Luca e ele por não querer participar do trabalho tem a ideia de responder de forma bem grosseira e desaforada, para fazer Naomi desistir do trabalho. Só que para surpresa dele, a Naomi encarou isso como um desafio e escreveu uma carta pior que a recebida dele. E dessa forma eles passam a trocar cartas de ódio por anos a fio, todos os amigos já superaram esse trabalho, mas eles continuam até que já adultos Luca fica sem responder Naomi por dois anos e simplesmente desaparece. Ela fica com a sensação de assunto mal resolvido. 

Ela segue com sua vida e se torna a meteorologista de um canal de tv local em Miami e um dia recebe uma carta desaforada em seu trabalho do Luca, mas sem endereço para onde ela pudesse mandar uma resposta, isso a deixa revoltada. Anne, sua melhor amiga a convence a procurar Luca em todos os antigos endereços dele e ela acaba aceitando porque precisa resolver essa história, para seguir em frente e entender se sempre gostou dele romanticamente ou se foi só uma competição mesmo. Ela reflete como a vida é já que passou tantos anos sem notícias de Luca e logo agora quando ela conhece seu novo vizinho gato e começa a se envolver com ele, essa história antiga reaparece e ela fica dividida.

Iremos acompanhar muitas cenas loucas e engraçadas nessas viagens de fim de semana de Naomi e Anne para tentar encontrar Luca. Aos poucos elas descobrem mais detalhes sobre a vida dele e Naomi passa a entender as entrelinhas de algumas das cartas que recebeu do Luca. Ficamos torcendo para ela reencontrar ele e poder conversar de forma honesta e real, sem as palavras duras das cartas deles. Ao mesmo tempo seu relacionamento com o Jake, vai se desenvolvendo e a forma como ele demonstra tanto carinho por ela e tanto querer ao estar ao lado dela, deixa o coração das leitoras românticas todo emocionado e empolgado para ela ficar com ele e deixar a história com Luca pra lá kakakaka. 

Mas em determinado ponto da história começamos a desconfiar que Jake está escondendo algo de Naomi e ela também começa a ficar esquisita por ele por estar pensando e procurando Luca e o clima vai ficando meio esquisito entre eles. Como uma leitora que sempre torce por um final feliz fui criando minhas teorias e torcida, claro. Não gosto de liberar spoilers em minhas resenhas, mas confesso que em alguns momentos durante a leitura acreditei que se Naomi e Jake tivessem tido uma conversa franca alguns problemas poderiam ter sido evitado, mas entendi que a autora quis deixar o leitor em sofrimento antes da resolução de tudo. Apesar disso a autora conseguiu, na minha opinião, escrever uma das cenas de amor (sexo) mais lindas que li nos últimos tempo, sem vulgaridades nem a necessidade de uso de palavras baixas, achei empolgante e emocionante. Também gostei das cenas que envolvia algum pets, já que o Jake é veterinário aquático, trabalha no aquário local e é voluntário em uma Ong de adoção de cães e gatos.

Os capítulos se revezam entre Naomi e Luca e assim vamos tendo uma noção real do que foi acontecendo ao longo dos anos com a visão deles. Confesso que ler as cartas deles em alguns momento me deu raiva, eles perdiam a linha, fiquei chocada. Em algum momento Luca tentou ser amigo de Naomi no facebook, mas ela não aceitou porque queria manter o contato pelas cartas e por medo dele deixar comentários ofensivos para todos ver, não queria esse constrangimento. A forma como a autora foi construindo a história me deixou tão curiosa que quando começava a ler não queria parar e por isso a leitura fluiu muito bem e entrou com certeza para lista de melhores do ano. Eu mega indico para todos que gostam de romances leves e divertidos. Se joguem, vocês irão amar!!!!

<< QUOTES >>

"Fiquei furiosa quando recebi a segunda carta. Não conseguia entender como alguém podia ser tão malvado e nojento. (...) Achei que talvez, da primeira vez, ele só tivesse tido um dia ruim, mas depois ficou claro que estava fazendo isso só porque era um ser humano horroroso." pg.11

"No começo, fiquei com raiva. Mas acho que, com o tempo, comecei a ficar ansiosa pelas cartas dele. Queria ver quão maldoso ele poderia ser. Estabeleci um objetivo pessoal de ser pior do que ele." pg.12

"Seus olhos azul-gelo sempre mexem comigo quando ele foca em mim. É impossível não ser atraída direto para eles, mas sinto que se eu ficar encarando, ele vai de alguma maneira descobrir os meus segredos mais obscuros." pg.19

"A maneira como ele sorri me afeta. Já o vi sorri antes, mas quando o sorriso é direcionado a mim, meu batimento cardíaco aumenta e começo a pensar que talvez eu precise ser carregada até o outro lado da rua." pg.22

"A questão com a Naomi era que, não importava quão cruel eu fosse, ou quão mal-humorado estivesse quando escrevia uma carta para ela, ela sempre me respondia. E eu era muito, muito cruel. (...) Mas quando eu desabafava com Naomi na forma de uma carta perversa, ela revidava com algo igualmente maldoso ou perturbador, e isso sempre me fazia rir." pg.55

"Não tenho certeza de como ele conseguiu se aproximar sem que eu notasse. Talvez seja porque não consigo tirar os olhos de sua boca. (...) Não quero soltá-lo. Eu poderia viver bem aqui, envolvida por seus braços, e provavelmente morreria feliz." pg.94

 "Há algo na maneira como os dedos dele passeiam pelo meu cabelo que me faz sentir como se estivesse derretendo. (...) Eu estava ávida pelo seu toque, por saborear seus lábios e  maneira como se encaixam perfeitamente nos meus. (...) O efeito que ele tem sobre mim me deixa zonza." pgs.108/109

"Não me lembro da última vez em que alguém deixou meu coração acelerado assim como Jake." pg.147

"Nunca conheci ninguém como Jake antes. Estou começando a me perguntar onde esse cara esteve durante toda a minha vida." pg.165

2 comentários: