As Virgens Suicidas - Jeffrey Eugenides


Autor: Jeffrey Eugenides
Editora: Rocco
2010

206 págs

Numa cidade pequena dos Estados Unidos em meados dos anos 70 um grupo de meninos curiosos narram sua investigação sobre uma família que mora no mesmo bairro que eles e que chamava atenção por ter cinco filhas. Meninas que despertavam interesse neles, mesmo que as mesmas não fossem bonitas, tinha algo no jeito de ser delas que os fascinavam.
Penso que se a historia não fosse narrada pelos garotos e sim por outro tipo de narrador teriamos mais informações para entender como as meninas pensavam, pelo que realmente passavam e como tomavam suas decisões.
O livro aborda a morte de um jeito que me incomodou um pouco, achei as pessoas tão frias e cheguei a não entender a atitude delas, além disso discordo com a sinopse do meu livro que diz: "Ao contrário do que possa parecer, este livro é tudo, menos triste. Ele conta uma historia cruelmente divertida vivida no auge da adolescência."
Para mim o livro abordou temas polêmicos e tensos e confesso que minha atenção se fixou na questão como os pais criam seus filhos, até onde eles devem dar limites e liberdade? Eles conseguem entender que seu filho, cada um deles, precisa de espaço para experimentar, conhecer, interagir, entender e achar seu lugar no mundo!!!???? Quando esse processo não é respeitado, tudo pode desandar e a construção da personalidade passa a ser um problema e as atitudes impulsivas e autodestrutivas começam a aparecer e no caso dessa historia as meninas começam a se suicidar e chamam a atenção de toda a cidade.
Muitas causas são procuradas mas nenhuma confirmação nem certezas apresentadas, talvez porque essa questão do suicídio seja tão subjetiva.
Penso que a forma como elas foram criadas influenciou sim na atitude delas, mas não foi o único motivo; vivemos em um mundo tão louco que muitos são psicológicamente e espiritualmente fracos para conseguir superar o caos existente e buscar o equilíbrio para viver em sociedade, então desistem da vida, assim como elas fizeram.
Após todo o ocorrido na cidade os meninos concluem que nada mais foi o mesmo depois da partida das meninas. Além disso a inocência foi perdida e o mundo passou a ser mais real.
Indico esse livro para quem estiver aberto para esse tipo de reflexão e para quem não for muito sensível. 
Confesso que esperava mais do livro, mas valeu a leitura!!!!
 
Capa mais recente:
 
 
 
Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

13 comentários:

  1. Oláá, te indiquei para uma tag/selinho no meu blog
    http://www.terapiadolivro.blogspot.com.br/2013/05/selinho-3.html
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Amei o livro e já está na minha listinha.
    Beijos.
    meugrandemundodelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido falar desse livro, eu vou compra-lo, porque acho que deve ser bom de uma maneira não muito boa, sabe?! (confuso, kkk)
    Seu blog é muito meigo. Seguindo, da uma passadinha no meu se gostar segue também?! Obrigada ;]
    Cindy, Livros e Piratas (visite o blog, te espero por lá!)

    ResponderExcluir
  4. Eii Aline, tudo jóia amore?
    Achei o título desse livro *u* Gostei da capa recente, ficou delicada e macabra ao mesmo tempo KKKKKKKKKKK. Achei ele bem curtinho, só 200 páginas.Eu to louca para ler esse livro. Pena que ele não superou suas expectativas.
    Adorei a resenha ;D
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Quem não for muito sensivel? Sério, essa história, quando você termina, fica meio... não perturbado mas, sei lá, você se sente estranho.
    Mas, apesar disso, não sei, eu sempre esperei um algo a mais do enredo, algo que na minha cabeça poderia ter se desenvolvido melhor

    ResponderExcluir
  6. Quando eu quero eu não sou sensível, mas essa obra eu tenho certeza de que me deixaria com cabelos arrepiados, eriçados, duro e tudo que representar medo. Eu não sou muito boa para essas obras que abordam esse assunto. Ainda bem que li sua resenha, pois assim eu não lerei esse livro. haha

    Beijos <3
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa, esse é um livro que definitivamente não iria me atrair. Sei lá, sou muito apegado aos personagens e se já choro com um final triste de Nicholas Sparks imagina com esse livro?
    Super Abraço, Victor Rosa :)

    http://encantosparalelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, e me pareceu uma leitura bem tensa e um pouco pesada. Acho que não faz muito meu tipo de leitura. Achei a segunda capa bem inquietante! rsrsrs
    Beijos!

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  9. Já tinha ouvido falar desse livro uma vez; achei a história interessante e um tanto instigante. E parece que o livro faz refletir sobre algumas questões da vida, achei isso bem legal :)
    Parabéns pela resenha e obrigada pela dica de leitura.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Sempre ouço vários comentários sobre esse livro e pretendo ler ele algum dia. Pena que não correspondeu a todas as suas expectativas D:

    Beeijos, Bi

    ResponderExcluir
  11. Já ouvi falar e fiquei bem interessada... meio misterioso eu achei, vou adicionar na minha estante do skoob ^^

    ResponderExcluir
  12. Eu estou super curiosa para ler esse livro, já li algumas resenhas e elas so me convencem de que eu tenho que ler. Adoro um mistério ;)
    beijos
    http://www.mybookshelf.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Aline, de novo, devo dizer que adorei a resenha! Me interessei muito por este livro e vou colocar na minha listinha de leitura! Todos esses questionamentos são válidos, né!?

    Bjos!

    ResponderExcluir