Em Chamas - Suzanne Collins


Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco Jovens Leitores
2011 Brasil
416  págs.


Ano passado li e resenhei Jogos Vorazes, vejam a resenha Aqui!!! mas por favor não levem em consideração a simplicidade do texto, eu ainda estava pegando o jeito. Mas enfim só consegui ler a sequencia agora e como esperado foi uma leitura fantástica. A narrativa da autora é totalmente envolvente, além do enredo ser criativo e empolgante. Confesso que de tempos em tempos precisei parar um pouco a leitura para respirar e recuperar o fôlego, além de ter pesadelos sentindo que estava correndo os perigos que Katniss e companhia. Enfim leitura indicada para quem quer ler algo rápido, objetivo, distópico mas ao mesmo tempo inspirador. Garanto que quem ler esse livro se sentirá tenso, empolgado e claro emocionado.

Assim como em Jogos Vorazes, Em Chamas também se divide em partes: A Fagulha, O Massacre e O Inimigo. Nesse livro encontramos Katniss e Peeta retornando como vencedores dos Jogos Vorazes. Normalmente quem vence os jogos passa a viver bem (ficam ricos) e a partir daí poderão ser mentores dos próximos escolhidos para os Jogos Vorazes no seu distrito. Mas durante a turnê da vitória, visita aos distritos, eles começam a perceber que o povo está cada dia mais revoltado com os desmandos da capital e o Presidente Snow está cada vez mais violento e ditador com quem não segue suas regras.
Posso dizer que lendo esse livro pensei muito na liberdade e na ausência dela na vida em sociedade.

"Se tempos desesperadores clamam por medidas desesperadas, então estou livre para agir tão desesperadamente quanto desejar." Pág.86

Não vou falar muito da história para não tirar a graça para quem não leu, mas o que posso dizer é que os personagens estão cada dia mais maduros e conscientes do seu papel na mudança social, além de serem personagens críveis e inspiradores. Adoro a Katniss porque em momento algum ela se acha uma heroína, pelo contrário ela é uma sobrevivente; nesse livro ela se permite demonstrar fraqueza, medo, dúvidas e acaba descobrindo sentimentos que nem ela mesmo sabia possuir. Além claro de se preocupar em descobrir como suas ações poderá ou não prejudicar todos que ama.

"Posso ter sido a catalisadora da rebelião, mas um líder deve ser alguém com convicção, e eu mal consigo convencer a mim mesma. Alguém com uma coragem inquebrantável, alguém com palavras claras e persuasivas, alguém como Peeta." Pág.136
Confesso que até gostei dos novos personagens nessa história, mas achei tudo tão rápido que nem conseguir me afeiçoar a quase nenhum, apesar de ficar bem emocionando com a morte de alguns deles. Cheguei perto de adivinhar o final, mas teve vários detalhes que eu nem imaginei. A questão das alianças entre os personagens nos momentos essenciais foi o que mais me empolgou nessa aventura. Agora preciso ler o último livro logo, estou mega  ansiosa.


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

10 comentários:

  1. Oi Aline!
    Detesto essa trilogia. :x
    Inclusive, já li este livro. Mesmo achando melhor que o primeiro, não curti. Essa trilogia foi uma das piores que li.
    Sou uma das poucas pessoas que acham isto, até porque muitos amam. Percebi que você curtiu muito a leitura e isso é ótimo.
    Espero que não se decepcione com o desfecho.
    Gostei de saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  2. Quando eu li esse livro, eu fiquei super desconfiada das intenções do Finnick e da Johanna, e fiquei surpresa quando as alianças foram reveladas, confesso que me afeiçoei aos novos personagens. Eu achei essa história tão mais intensa que a primeira e até mesmo que o terceiro, é o meu livro favorito, e o filme foi fantástico, muito fiel ao livro, até chorei um pouco no cinema, você já viu amiga?

    beijokas

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline, tudo bem?!!
    Então, adorei ver a sua resenha sobre esse livro aqui! Também li Em chamas e gostei do livro, mas, ao contrário de você, até que me apeguei aos novos personagens, talvez por causa da fraqueza deles, algo do tipo.
    Acabei de voltar, inclusive, do cinema, tinha ido assistir à adaptação de Em chamas, e guria, ficou muito legal, já visse? Espero que também gostes! Deu uma saudade boa de ler essa trilogia.

    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Aline,
    não li A Esperança ainda, mas coloquei Em Chamas com melhor livro da trilogia e de todos os tempos!
    Eu tbm sonhava com todos os perigos, mas no meu sonho eu via de fora, como se fosse o organizador dos jogos, sabe?
    Você assistiu ao filme? É tão surreal e perfeito *-*
    Adorei sua resenha, como sempre!
    Super Abraço, Victor Rosa

    ResponderExcluir
  5. Realmente notamos quando os personagens vão tomando consciência da grandeza da revolução e do papel deles nisso tudo. É um trilogia ótima!

    Beijo,

    www.portaoazul.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Me lembro de quando estava lendo Em Chamas fiquei tão empolgada mas apreensiva com o final (A Esperança) já que essa é uma autora que não pensa duas vezes em matar alguns personagens, mas a trilogia é perfeita do começo ao fim. Super crível e claro empolgante! Agora é assistir ao filme e ver quais cenas estarão nas telonas! \o/
    Amo distopias, preciso me atualizar com quais ainda quero ler.. rs
    Beijos

    http://girlfreakbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li mas quero muito! Só vi o primeiro filme e também não li -mas quero- prometi a mim mesma que só vou assistir Em Chamas depois que ler! kk

    Beijos!

    girllovelly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu sou suspeita pra falar qualquer coisa porque amo essa série, mas esse livro é muito bom!! Pra mim foi o melhor da trilogia! O filme tb foi muito bom *-*

    Beeeijos!

    ResponderExcluir
  9. "Em chamas" na minha opinião é um livro bom, mas meloso demais. Sei que é essa a intenção, só que acabou ficando chato. O último livro é o melhor!!!
    SPOILER: Todos morrem uahsuahs
    Beijos,
    Aline
    (loucamenteleitores)

    ResponderExcluir
  10. Esse é o meu livro favorito da trilogia, que bom que você também gostou.
    Já viu o filme? Super recomendo, é bem fiel ao livro.
    bjs
    whoisllara.com

    ResponderExcluir