Nárnia #3 - O Cavalo e seu menino



Quem me conhece sabe que já tenho esse volume único das Crônicas de Nárnia desde 2010, mas antes eu lia tão devagar, tipo um livro por mês, que essa série acabou ficando esquecida na estante até que em março de 2012 resolvi ler o primeiro livro O sobrinho do mago (Resenha aqui!!!) e fiquei encantada com a escrita do autor, mas devido outras leituras só conseguir ler o segundo livro O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa (Resenha aqui!!!) em julho de 2013. Mas um dos poucos desafios (meta) de leitura que me propus nesse ano de 2014 foi terminar esse volume único e por isso hoje trago para vocês minha opinião sobre o terceiro livro da série.


Autor: C.S. Lewis
Editora: Martins Fontes
101  págs.

O que acho de mais interessante nessa série é que apesar dos livros serem finos, as histórias são tão ricas de ensinamentos e a narrativa tão envolvente que realmente consegui imaginar tudo que se passava na história. Além disso cada livro conta algo de importante na evolução de Nárnia e dos povos que vivem ao seu entorno e como eles entendiam uma terra onde os animais são livres e falam como os humanos. 
Como nos livros anteriores crianças e animais tem destaque nesse livro. No caso Shata, um garoto de uns oito anos criado praticamente como escravo por um pescador, Aravis, uma menina que foge de casa por não aceitar casar com um velho que seu pai escolheu para ela, ela sabe usar o arco e flechas, sabe nadar e andar de cavalo (hábitos não tão comum para as meninas da sua cidade)  e dois cavalos Bri e Huin. Cada um a seu modo decide seguir seu caminho em busca da liberdade e nenhum lugar seria melhor para isso que Nárnia. Mas para isso eles teriam uma grande jornada cheia de perigos e aventuras. Nesse caminho eles reencontrarão e conhecerão pessoas e animais que os ajudarão nessa jornada.

"Conta-se aqui uma aventura que começou na Calormânia e foi acabar em Nárnia, na Idade do Ouro, quando Pedro era o Grande Rei de Nárnia e seu irmão também era rei, e rainhas suas irmãs." Pág. 193 

"A Terra é principalmente habitada por demônios na forma de bichos que falam como homens e de monstros que são metade homem e metade animal! É geralmente aceito que o Grande Rei de Nárnia é  sustentado por um demônio de aspecto hediondo e de imbatível poder maléfico, que aparece sob a forma de um leão. Pág. 242

Muitos são os temas abordados, mas os que mais me chamaram a atenção foram: Será que jovens teriam a coragem para ir em busca do desconhecido, a capacidade de confiar em alguém desconhecido, eles conseguiriam ter honestidade se o oposto lhe fosse mais vantajoso? Saberiam guardar segredos e só revelar os mesmos quando fosse necessário? Seriam capazes de proteger alguém e por sua segurança em perigo se fosse necessário??? Depois de anos de paz, como reagiria um povo se soubesse que uma nova guerra estava preste a ter inicio: correria e faria sua parte ou ficaria esperando que outros lutassem por eles???

Enfim o leitor é levado a refletir sobre vários ensinamentos e posicionamentos diante dos perigos e das injustiças. Também somos inseridos mesmo que de forma leve a cultura dos povos por onde as crianças passam, muito interessante. Mas a melhor parte fica no final quando descobrimos a verdade sobre o passado de Shata e depois ficamos sabendo como isso influenciará no futuro de todos os envolvidos. Muito bom!!!

Indico esse livro para quem gosta de fantasia, aventura e muita emoção!!! 


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!!

Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!???

9 comentários:

  1. Eu adorei esse conto e pretendo reler esse livro em breve, mas com tantas leituras acabei nem tendo tempo de reler nada... Adorei sua resenha e espero que consiga ler todas as outras histórias que faltam! ^^
    Beijos

    http://girlfreakbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Pra quem curte parece realmente bem legal, mas não consigo me interessar por esse gênero =/

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline, tudo bem?
    Eu adorei as duas primeiras crônicas e também parei na terceira!
    Fiquei mais curiosa ainda com a sua resenha, também pretendo terminar o volume único esse ano! rs
    Espero que cumpra a meta :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline! Estou de volta! :)

    Eu tenho esse volume único também e ainda não li, preciso começar logo. Acho que vou fazer igual a você e vou ler aos poucos. Adorei a resenha!

    Beijão,

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  5. Li esse livro quando tinha uns oito anos e não lembro se gostei, sua resenha até me deixou com vontade de dar uma relida!

    Beijos,
    Lara - whoisllara.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline, tudo bem?
    Gostei da resenha, me fez relembrar da leitura, hehe. Lembro-me que gostei bastante na época em que o li, mas prefiro os últimos livros.

    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Aline.... que bom lembrar minha leitura de Nárnia! que foi tão proveitosa! Mas confesso que não lembro de tantos detalhes porque é um livro que li há muito tempo e quero reler...!

    Olhe, é neste que Aslam arranha as costas da menina? Se for, é um dos meus favoritos. Aliás, adoro todas as crônicas!

    Li esse livro tão rápido que sempre fico esperando que as pessoas leiam também, fico ansiosa para saber se gostaram.

    Tem muitos ensinamentos bíblicos nesse livro e muitos preconceitos motivados pela religião da época em que o livro foi escrito... mas acho um livro excelente!!!

    Ótima resenha!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Line, eu sabia que os livros de As Crônicas de Nárnia eram fininhos, mas não imaginei que tanto. Adorei sua resenha, como sempre contou tudo e n soltou spoiller... espero conseguir comprar meu volume único esse ano ainda!!!
    Super Abraço, Victor Rosa
    Encantos Paralelos

    ResponderExcluir
  9. Dos quatro que eu li, esse sem sombra de dúvida é o meu favorito. Eu amei essa história, e adorei o que você falou, adoro a dinâmica dos personagens, e da apresentação dos outros povos, quero muito reler, mas primeiro tenho que terminar as ultimas três historias.

    ResponderExcluir