Antes da Forca - Joe Abercrombie


A Primeira Lei - Livro 2
Autor: Joe Abercrombie
Editora: Arqueiro
2014 - 1° Edição

484 págs

Para quem quiser ler a resenha do primeiro livro da série O Poder da Espada fique a vontade, tanto nela quanto nessa não irei expor a história em si, mas minhas impressões sobre o enredo dessa fantasia épica. Quem segue meu blog e lê minhas resenhas sabe que não tenho hábito de ler livros de fantasia, principalmente épicas, mas leio tantos elogios sobre esse estilo que decidir me aventurar nas páginas dessa série.


No primeiro livro, apesar de ter o mesmo ritmo de narrativa, conseguir ler mais rápido porém esse passei uma eternidade (ele chegou aqui em casa em no final de junho e só consegui iniciar a leitura em julho e só ontem finalizei o mesmo). Posso dizer que foi um alivio, no aspecto de que não gosto de demorar muito numa leitura. E para aqueles que me aconselharam a desistir da leitura informo que não o fiz por dois motivos: primeiro porque era um livro de parceria que eu tinha solicitado e segundo porque eu precisava tentar descobrir porque tantos gostam desse estilo e mais, sei que sair da zona de conforto nos ajuda a ampliar a perspectiva e a exercitar a mente. Enfim valeu a pena, mas acabei achando que não faz muito o meu estilo. Porém valeu a pena pelas mensagens e reflexões feitas ao longo da leitura. 

O livro basicamente me mostrou como determinado povo era antes e durante de uma guerra sem fim, motivada pelo controle do poder e pela dominação dos territórios. A Guerra é entre a União (vários reinos sob o domínio de um Imperador) e Bethod (Um guerreiro Nórdico que se aliou a uma bruxa e um mago - esses estão descumprindo a primeira lei e a principio vencendo várias batalhas).

"Bethod derrotou todos os clãs que ousaram enfrentá-lo, tornou-se rei onde não havia um rei antes, foi para guerra contra a União e está dando uma surra nela. Virou o mundo de cabeça para baixo, o desgraçado. Nada que ele faça me surpreende agora." Pág. 238

O livro não nos apresenta a versão de Bethod, na realidade ele nem aparece, só escutamos falar que seu exercito esta em tal território etc. Sobre a bruxa e o mago eles também não aparecem só são citados pelos guerreiros como os motivos de tudo que está acontecendo. As vezes ficava me perguntando o porquê  disso. Percebi que mais uma vez a definição de mocinho e vilão ficou em aberto, talvez porque nesse contexto de guerra não fosse mesmo possível saber quem as pessoas realimente fossem.

Lendo consegui ter uma noção geográfica do território em disputa, mas com certeza se tivesse um mapa teria me ajudado bem mais. Mais um vez os capítulos foram revezados entre os guerreiros Nórdicos que estão lutando ao lado da União e o agente da Inquisição Glokta e seus ajudantes (torturadores), eles trabalham para o imperador (procuram e investigam traidores da união).

 (Consegui essa imagem no google e achei o máximo!!!!).

Muitas são as reflexões dos personagens sobre a vida e a morte, elas me chamaram atenção. Eles dizem que a morte é a grande niveladora social, porque quando ela chega todos ficam iguais. E na guerra pode-se morrer pela mão de um homem ou pela ação da natureza (mudanças climática, falta de alimentos etc).  

"Um grande líder deve compartilhar os sofrimentos de seus seguidores, de seus soldados, de seus súditos. É assim que ele obtém o respeito. Grandes líderes não reclamam. Jamais." pág.118
Ao longo do texto somos informados sobre estratégias de combate, o que um exército precisa ter para ser bem sucedido; o que geralmente acontece com os familiares dos perdedores; como é ser líder numa guerra; a motivação de cada um para estar envolvido na guerra, em muitos casos vingança ou busca pelo prestigio; a desmistificação do herói, já que na realidade eles são os que sobrevivem; alianças e amizades incomuns por necessidade na hora da batalha ou depois dela; também somos informados sobre o passado mitológico desse povo (sua tentativa de explicar a origem da guerra); a postura no campo de batalha caso queira sobreviver. Enfim são tantas informações que minha mente ficou a mil. 

No final os personagens se perguntam como ficará sua vida após essa guerra, já que muitos sempre viveram em constantes batalhas. Além disso fica em aberto para o livro final desvendar quem realmente estará orquestrando todo esse caos e sua real motivação. Enfim nessas quase quinhentas páginas presenciei cenas fortes de tortura e execução que preferia não ter conhecimento, mas faz parte do estilo não é. Vale a dica de leitura para quem já está habituado com fantasias épicas, caso contrario acredito não conseguirá se envolver tanto ao enredo, raros os momentos, assim como eu.


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!???

7 comentários:

  1. Oi, Aline!
    Também não é muito meu estilo de leitura, mas o primeiro livro da série me deixou muito mais curiosa. Gosto de escolher às vezes livros distantes do que estou acostumada a ler porque às vezes sou surpreendida e acabo gostando bastante. Quando tiver oportunidade quero conhecer a série para ver se gosto. :)

    Beijos,

    Rafa [ Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline..
    Confesso que esse tipo de livro eu leio praticamente nunca, justamente pq a sinopse nunca me interessa a ler.
    Acho q vou deixar passar a dica agora.

    Bjs
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline!
    Também tenho uma certa dificuldade em ler livros de fantasia e ao saber que este tem cenas de tortura...simplesmente não consigo ler. Mas, parabéns pela leitura e pela iniciativa em sair de sua zona de conforto, pois isso é bem difícil.
    Beijos

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Aline, tudo bem?

    Não são muito fã de livros de fantasia, maaaaas terminei de ler Trono de Vidro e ooohhh *_____* Muito amor. Äs vezes é bom deixar os livros nos surpreenderem. Sinceramente não me interessei por Antes da Força.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline,

    Eu também nao leio muitos livros de fantasia, apesar desse ser um dos primeiros generos que tive contato.

    Não conhecia essa série, mas confesso que a violencia que voce citou me deixou com um pé atrás, fico impressionada muito facil hahaha

    Mas, como você mesma lembrou, é bom sair da nossa zona de conforto. Parabéns!

    Beijos,
    Gabi - Vida de Bookaholic

    ResponderExcluir
  6. Oi Ni.

    Nossa a resenha está ótima, mas acho que não consigo ler esse livro não rs.
    Poxa esse negócio de bruxa e mago, e não sei mais o que, em guerras e territórios, nossa fiquei perdida só em pensar.

    Eu gosto de livros com guerras e tal, mas muito misturado com fantasia não sei não. Li um da Nora Roberts uma vez, com vampiros e tal, mas até que foi legal, mas mesmo assim foi uma das histórias dela que me cansou e olha que eu a amo. rs

    Beijosss Fer

    ResponderExcluir
  7. Aline,

    Eu acho que fiquei meio confusa e ficaria mais ainda se tivesse que ler.
    Porque sem lados é complicado. Eu ficaria louca tentando imaginar quem estava certo ou errado! rs

    Mil beijos
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir