Desapego literário!!!!

A tempos desejava doar alguns livros aqui de casa, mas não queria que fosse para qualquer um, mas sim para alguém ou para algum projeto que os utilizassem da melhor forma possível. 

Essa minha iniciativa ganhou mais determinação após ver um vídeo muito legal da blogueira Aline Gonçalves do blog Livros y viagens

E com certeza posso dizer que esse começo foi até fácil, já que tirei apenas os livros que não tenho mais interesse. E após falar com minha mãe ela me deu alguns títulos também. Mas pretendo ainda esse ano fazer uma segunda avaliação da minha estante para selecionar aqueles livros que não pretendo reler e doar para que outras pessoas possam ter a oportunidade de conhecer as histórias e a escrita dos autores.

Bem decidi doar esses livros para o Espaço Pasárgada, instituição essa que se estabeleceu na antiga casa dos avós do escritor Manuel Bandeira, casa essa que ele viveu dos seis aos dez anos. Nesse espaço eles possuem uma biblioteca ainda em construção, onde a literatura é o foco e os visitantes podem fazer consultas e leituras sobre autores clássicos. Eles também oferecem outros dois projetos: escambo de livros e o livro viajante (aquele onde os livros são deixados em locais públicos para que as pessoas possam levar os mesmos para casa, ler e depois deixar em outro local público para que outra pessoa leia). Dessa forma aqueles que não tem condições ou o hábito de ler podem ter acesso as obras.

Para quem se interessar pode visitar, telefonar ou mandar um email:
Espaço Pasárgada - Casa do Manoel Bandeira - Rua da União, 263 - Boa Vista 
(Próximo ao Parque 13 de Maio) Recife - PE - Fone: 3184-3165 
Email: pasargada.fundarpe@email.com

Esses foram os livros doados:


Enfim é isso meus queridos, parem para pensar e avaliar se tem algo na sua casa que possa ser doado; sejam livros ou outros itens e procurem pessoas e/ou projetos que vocês acreditam e façam essa caridade. A mudança do mundo começa com pequenos atos e com a mudança de nossas atitudes. Fica a dica!!!

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!

9 comentários:

  1. Aline, que projeto legal! Eu geralmente vendia ou trocava meus livros no sebo, mas ultimamente estou com mania de apegação, haha, não consigo deixá-los ir, porém sei que preciso fazer isso, ao menos trocá-los. Eu também já doei vários livros para a biblioteca da minha antiga escola, Também acho a ideia do livro viajante muito interessante!
    Muito legal a sua iniciativa, beijo,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Doei vários para uma biblioteca feita no presídio da minha cidade, achei a premissa deles muito interessantes pois acho que a leitura realmente muda as pessoas.

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir
  3. Que linda iniciativa!!!
    Eu moro em Recife e não sabia desse espaço aqui.
    Vou procurar saber e vou doar alguns dos meus livros também!
    Parabéns pela ação e pelo post!
    Passando a te seguir!

    http://www.borboletra.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, amiga!
    Que coisa legal! Eu também quero muito fazer isso, mas assim como você quero doar para algum lugar que vá fazer bom uso deles. Ainda não consegui encontrar, mas eu adorei esse projeto para o qual você doou seus livros! Ótima iniciativa, parabéns! ;)

    Beijos!

    Rafa [ Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline, parabéns pela atitude!
    Também estou com a ideia do desapego rondando minha cabeça, sabia? Tô achando minha estante muito cheia, e com livros que eu sei que não irei reler. Vou logo logo fazer uma avaliação aqui também. =)
    Beijos
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Aline, essa é uma excelente iniciativa! Fiz isso ano passado e não me arrependo. Assim como você, penso que esta é uma excelente oportunidade, tanto para nós (lê-se desapego), quando para outras pessoas, que terão a oportunidade de ler histórias que já passaram pelas nossas mãos. Conhecimento e amor pela leitura é algo que deve ser transmitido... essa é uma ótima forma de fazermos isso. Parabéns!!!!

    Abraços,
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Linda iniciativa, Aline ^^
    Já doei alguns livros para a biblioteca da minha faculdade.
    Acho que vou fazer isso de novo; é uma ótima maneira de espalhar a literatura por aí :D (ou então vou até a biblioteca que tem aqui no meu bairro; estou devendo uma visita lá desde que ela reinaugurou ano passado :D)
    Beijinhos ^^
    http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei a iniciativa Aline!! Eu sempre fiquei com a ideia de doar alguns para minha antiga escola, mas nunca passou da vontade mesmo... Estou precisando me desapegar de vários livros aqui... quem sabe?!

    Beijos
    http://garotanaalcateia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir