Gênero Literário - Clássico!!!!

Vocês sabem que estou participando do Desafio dos Gêneros Literários e esse mês a sugestão de leitura é um livro Clássico. Mas o que um livro precisa ter para ser considerado um livro clássico??

Pelo que andei pesquisando um livro clássico costuma representar uma época, acabam servindo de fonte de inspiração para as obras que vem após eles. E os autores são considerados clássicos quando sua escrita e os temas abordados conseguem transpassar a barreira do tempo. Mas para que vocês possam ter uma explicação mais detalhada vejam aqui as características dos livros clássicos que encontrei no texto do André Augusto Gazola:

"Um romance clássico deve ser produto de seu próprio tempo. A literatura clássica serve para ensinar aos leitores algo a respeito de seu próprio mundo.

Apesar de lidar com problemas sociais e/ou políticos do passado, um livro clássico possui um tema geral que continua sendo relevante para o mundo de hoje. Embora todo livro seja escrito em um lugar específico, seu enredo precisa ser significativo em qualquer país, sob influência de qualquer cultura, para ser considerado universal.

Todos os grandes clássicos lidam com temas morais, que fazem parte da natureza humana, ou com simples emoções e desejos, de um modo que transcendem tempo e espaço.


A linguagem é importante em qualquer obra de ficção, por isso um romance clássico deve usá-la efetivamente. Um livro que não for bem escrito não resistirá ao teste do tempo.

Romances considerados clássicos têm grande influência na literatura. Eles causaram e ainda causam uma impressão duradoura em nossa cultura literária."



Você sabia: Romance clássico x Clássico contemporâneo

"Existe, ainda, uma distinção que pode ser feita entre romance clássico e clássico contemporâneo. Não existe nenhuma regra em torno disso, mas costuma ser aceito que romances clássicos devem ter sido escritos antes do século XX.

Para ser considerado um clássico contemporâneo, um livro também precisa resistir ao teste do tempo, já que pelo menos 40 anos de sua publicação devem ter passado antes de merecer tal denominação."

Acho essas edições da editora Martin Claret lindas!!!


Gostei muito das explicações dadas no texto do André Augusto Gazola, por isso ele foi base de inspiração para esse post. Leiam o texto completo aqui: Lendo.org / clássicos da Literatura

(Fonte das imagens: Google)

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!

9 comentários:

  1. Queria muito ver mais posts na blogosfera sobre livros clássicos, sem preconceitos; são obras imortais, que mudaram o mundo do entretenimento em geral e determinaram todos os modelos de histórias que temos hoje. É meio que cansativo ver blogs meio que falando dos mesmos livros, dos mesmos autores...

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline, tudo bom?
    Eu vou te confessar que não costumo ler livros clássicos pelo fato de não me interessar muito, e por ter uma linguagem mais complicada.
    Espero algum dia conseguir ler algum clássico ;c
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa com certeza foi esclarecedor e ajuda muito.

    Bem eu confesso que os "clássicos" não me atraem muito. Bem em sua maioria. Mas alguns eu adorava ler na época de escola. Mas entre todos o que eu mais amo mesmo é Jorge Amado esse me toca o coração.
    Mas gostaria de tentar ler mais. Mas acho que as leituras obrigatorias de época de escola me traumatizaram rs.

    beijos
    Fer
    http://www.matoporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline,

    Eu tinha algum conhecimento a respeito dos clássicos, mas não sabia que era no mínimo 40 anos para que ele pudesse ter a nomeação de clássico.

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
  5. Olá! Adoro um bom livro clássico, sempre com uma escrita diferente e com palavras e estilos bem marcantes. Para mim são obras imortais, que aconteça o que acontecer sempre serão comentadas e sempre novas edições serão lançadas.
    Só esperando passar 40 anos para que Hary Potter se tornar um clássico! kkkkk Para mim já pode ser considerado um! kkkkk
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline! Eu estou numa onda incrível de querer ler clássicos, mas a maioria dos meus livros são YA ou romances, então tá difícil... se bem que acabei de quebrar minha regra e comprei alguns livros que estava super interessada. Adorei a explicação sobre o que é um livro clássico e não sabia que alguns podem ser considerados contemporâneos.

    beijos
    http://www.livromaniaca.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline,
    Esse desafio é um máximo e está tirando algumas dúvidas minhas rs. Espero não errar mais ao classificar o gênero de um livro rs.
    Eu gosto de clássicos, mas confesso que preciso ler mais. Há tantas obras famosas e imortalizadas que ainda não conheço....
    Também adoro essa edição da editora Martin Claret ^^
    Beijos amiga,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline,
    Esse desafio é um máximo e está tirando algumas dúvidas minhas rs. Espero não errar mais ao classificar o gênero de um livro rs.
    Eu gosto de clássicos, mas confesso que preciso ler mais. Há tantas obras famosas e imortalizadas que ainda não conheço....
    Também adoro essa edição da editora Martin Claret ^^
    Beijos amiga,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Aline, já disse que eu adoro esses seus posts sobre gêneros. Esse seu desafio é uma delícia... ótimo para entendermos melhor sobre o que se trata cada segmento da literatura. Amei o post!

    Abraços,
    http://www.universoliterario.com.br/

    ResponderExcluir