A Escolha - Nicholas Sparks

(Imagem do arquivo pessoal)

Até onde devemos ir em nome do amor? 
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
303 Págs.
2012


"Tem lições sutis sobre o amor e a esperança. (...) Reforça a teoria de que todas as escolhas, independente do quanto possam parecer sem importância, sempre têm consequências, mesmo que num futuro distante. Sparks se tornou um excelente contador de histórias graças à sua capacidade de pegar pessoas comuns, colocá-las em situações extraordinárias e criar conclusões inesperadas." BookReporter.com

Quem segue meu blog sabe que tenho uma relação meio estremecida com o autor Sparks, antes eu adorava seus livros, mas depois de um tempo comecei a sentir como se ele usasse uma fórmula para todos as histórias e simplesmente parei de comprar. Mas como ainda tenho três livros na estante (agora dois) espero o interesse pela história chegar para poder encarar o livro. 

Comecei a leitura de A Escolha bem empolgada, achei a primeira parte da história bem interessante, leve e divertida (mais da metade do livro - até a página 214 no total de 303).  Para mim o inicio da segunda parte, onde o autor simplesmente decide pular 11 anos para o futuro, foi uma quebra no ritmo da narração e do envolvimento do leitor com os personagens, senti como se tivesse começando uma outra história, com um peso dramático maior. Sei que nem todos irão concordar mas achei esse recurso apelativo e desse ponto em diante o autor só tinha dois caminhos a seguir, ou estragava a história de vez ou fazia algo positivo acontecer para fechar com a mensagem de esperança e fazer o leitor respirar aliviado por ter lido A Escolha. Então diferente da citação que coloquei lá no inicio do texto, ela se encontra na contracapa do livro, discordo que a conclusão tenha sido inesperada. Mas concordo que o autor tenha uma especial "capacidade de pegar pessoas comuns e colocá-las em situações extraordinárias" para que assim seus valores morais sejam testados e suas ações questionadas. 

De uma forma geral posso dizer que gostei da história e não me arrependo de ter lido, mas com certeza se Sparks tivesse desenvolvido melhor a história antes de pular alguns anos para o futuro teria sido melhor e mais envolvente. Pelo que lembro esse foi o único livro dele que não me deixou emocionada, nem com lágrimas nos olhos. Uma pena, mas faz parte, vai ver estou mais exigente e forte emocionalmente.

Para quem faz questão de saber um pouco do enredo posso dizer que essa história relata o encontro de Gabby (auxiliar médica) que muda de cidade para ficar mais próxima do namorado e acaba indo morar ao lado de Travis (veterinário) da cidade. Apesar de vizinhos eles só se encontram oficialmente quando ela decidi ir reclamar com ele por causa do som alto e por suspeitar que o cachorro dele, um boxer, fez mal a sua cachorra de raça, border collie. 
 
Apesar do primeiro contato não ter sido bom, devido aos mal entendidos eles decidem se dar um segunda chance e começam uma amizade. Com o passar dos dias eles percebem que algo novo está nascendo além da amizade. 

Gabby tem um namorado que viaja mais que tudo e pelo que li ele não demonstra muito interesse em estar com ela, mas mesmo assim ela se sente culpada por estar começando a se interessar por alguém que acabou de conhecer e está sempre presente, ela fica no dilema já que tinha planos e se sentia segura com o seu namorado de anos. Enfim ela precisa entender o que sente e tomar uma decisão, isso é fato.

Já Travis, o galã que sempre saiu com mulheres lindas nunca conseguiu se envolver de verdade com nenhuma e tudo indica que Gabby tem tudo que ele espera em uma mulher e em um relacionamento.

Será que eles ficarão juntos!!!??? Será que o futuro deles será da forma como eles imaginam??? Será que saberão e conseguirão fazer as escolhas certas quando o momento chegar??? Só lendo para saber. 

Mas com certeza a mensagem de que nossas decisões, por menores que sejam, tem consequências que influenciam o rumo de nossa vida é a mas pura verdade. Por isso tenham atenção e cuidado com o que escolhem. Fica a dica de leitura que no mínimo fará você refletir com as atitudes dos personagens e aprender algo com isso.


Essa é a capa nova do livro já em nova editora e em homenagem ao filme que estreia 
(04 fevereiro 2016) e o cartaz do filme. Pretendo ver porque acredito que a passagem do tempo será mais sutil, espero!!! E pelo que vi no trailer as mudanças complementaram o que faltou no livro \o/




Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!

18 comentários:

  1. Oi Aline.
    Olha eu também tenho essa relação estremecida com o autor e pelo mesmo motivo. Tenho todos os livros que li e inclusive Querido John e O melhor de mim são os queridinhos.
    Mas quando me dei conta da fórmula do autor, perdi o interesse por seus livros.
    Pelo menos esse enredo traz uma boa mensagem, e me antecipo em dizer que vou sim assistir o filme sem ter lido o livro rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline, tudo bem?
    Vou te falar que pra mim o Nicholas Sparks tem uma fórmula em seus livros que são sempre são iguais. Li uns 4 livros do autor e é sempre aquela coisa: casal apaixonado vs desgraça que acontece na vida deles. E pronto!
    Por isso eu não me interesso por essa leitura, sem falar que ele ter passado 11 anos da história da uma baita quebra de gelo, né?
    Uma pena o livro não ter sido tão bom, tomara que o filme salve a história.
    Beijos, http://lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline, tudo bem? Faz taaaaaanto tempo que não venho aqui!
    Hoje estava olhando minha pasta dos favoritos e a imensa lista de blogs amigos e resolvi dar um "alô" nos que estão ativos! Fico feliz por aqui ainda estar!
    Eu amoooo esse livro. Sparks é um xodó meu e seus últimos livros, que tem tido mais um toque de suspense junto ao romance, tem me agradado bastante. Esse pulo de tempo também foi estranho, mas tô realmente curiosa pra saber como farão no filme. Li esse livro já faz bastante tempo, e foi bom acompanhar tua resenha! :)

    Beijão,
    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei essa capa nova, mas ainda não tive a oportunidade de ler essa obra. De qualquer maneira, estou bem ansiosa para conferir o filme também. Esse autor tem um dom único de escrever histórias comoventes, e é sempre bom poder conferir uma trama nova. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  5. O Nicholas Sparks é um autor incrível, suas histórias são simplesmente encantadoras. Só li um livro dele, que foi A Última Música, e gostei bastante. Já é tradição suas histórias vivarem filmes, e tanto o livro quanto a adaptação parecem ótimas. Abraços, amei a resenha.

    ResponderExcluir
  6. Ola Aline lindona eu já li esse livro e amei, a escrita do Tio Nick sempre nos comove, eu particularmente não leio sempre, pois sempre tem perda de algum personagem em seus livros, a nova capa está linda e não vejo a hora de assistir o filme. beijos


    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    ainda não li esse livro de Nicholas Sparks, deve ser bom, vou colocar na minha wishlist. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Aline.
    Eu também tenho um pé atrás com Sparks... simplesmente não consigo ler um livro se quer dele... Já tentei 3 diferentes e não dá! Não consigo meeeeesmo!!! Não sei pq... Acho que enrola muito, não tem sentido... sei lá!
    Respeito quem o venera, mas pra mim não deu certo. Rsrsrsr
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Olá Aline.
    Eu também tenho um pé atrás com Sparks... simplesmente não consigo ler um livro se quer dele... Já tentei 3 diferentes e não dá! Não consigo meeeeesmo!!! Não sei pq... Acho que enrola muito, não tem sentido... sei lá!
    Respeito quem o venera, mas pra mim não deu certo. Rsrsrsr
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Oie Aline tudo bem? :)
    Bem eu gosto dos livros do tio Nick, mas assim como vc falou as tramas sempre tem o mesmo final, e isso acaba sendo previsível demais. Mas tenho grande expectativas com A escolha, até por que eu quero ver a adaptação. Bjkas

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto dos livros do autor, por enquanto ainda não tive nenhum problema com suas historias, mas esse livro em si eu não pude ler ainda. Mas vou tentar ler antes de sair o filme.

    ResponderExcluir
  12. Olá... tudo bem???
    Bom eu não me dei bem com a escrita do autor, ainda pretendo ler um livro dele do qual gostei muito do filme... infelizmente não me senti cativada por esse enredo...então não pretendo ler... é uma pena que a leitura não foi tão satisfatória assim pra ti... xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Para mim esse é o melhor livro do Nicholas! Eu amei a forma como o casal se conhece! O livro é um mix de emoções que eu nem saberia explicar. Amei demais. Já li tem um tempo, mas agora que a Arqueiro relançou, li novamente. Eu sou fã do Nicholas, então posso ser meio suspeita para falar. Mas ele escreve coisas maravilhosas.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estava achando o melhor livro dele até ele pular mil anos e deixar tudo meio frio. Mas o final salvou a pátria.

      Excluir
  14. Aline, a um tempo atrás eu diria que nunca leria nenhum livro do Sparks, mas depois de um vídeo da Kel Araujo (que comentou aqui em cima), eu acabei me convencendo de que deveria dar uma chance. É uma pena que você não tenha gostado do livro tanto assim... Eu pretendo ler e depois te digo o que achei!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li vários lucros do autor, por isso tenho uma noção do que senti nesse livro. Ele estava maravilhosos, depois ficou solto e depois melhorou. Enfim estou meio cansada do autor. Escrevi um post sobre isso aqui.

      Excluir
  15. Oi :)
    Não sou muito fã dos livros do Nicholas Sparks, já cheguei a falar que nunca leria nada do autor mas estou tentando mudar alguns pensamentos que tinha. Esse é o livro dele que quero começar porque eu achei interessante, e gostei do trailer do filme (adorei os atores, esse é um grande motivo para ler o livro kk). Gostei do que você disse de que é um livro para pensar nas atitudes dos personagens, gosto disso nos livros.

    ResponderExcluir
  16. Amo todos os livros do Nicholas Sparks,mesmo com finais tristes.Eu não li o livro,só vi o filme e gostei muito.Sua resenha ficou bem legal mesmo.Fiquei curiosa como o livro deve ser.

    ResponderExcluir