A Filha do Norte - Luisa Soresini

Autora: Luisa Soresini
Editora: Novo Século
Selo: Talentos da Literatura Brasileira
494 Págs. - 2016

Quando a Luisa me propôs parceria e li a sinopse do seu livro de estreia A Filha do Norte, logo fiquei curiosa porque observei alguns elementos que costumo gostar: mistérios, seres com poderes sobrenaturais e uma capa que me deu vontade de desvendar o máximo possível desse enredo. Quando comecei a ler, confesso que estranhei um pouco ao perceber que a história não é dividida em capítulos, a autora usa uns símbolos *** para subdividir a trama, acredito que em cenas e assim todos os personagens têm voz ativa e podemos assim conhecê-los melhor. Com o desenrolar da história esse detalhes dos capítulos foi superado, a história e seus personagens me envolveram de tal forma que não consegui sentir vontade de ler mais nada e quando não estava lendo, estava refletindo sobre as atitudes dos personagens.

"Depois de viver muito, as coisas não assustam mais. A natureza, considerada algo imprevisível, começa a definir-se em um ciclo estável e repetitivo. Destruição, reconstrução, e destruição ... É assim que ela funciona. O mesmo posso dizer dos homens, seus notáveis erros e acertos e a incansável busca por quem são e pelo que querem se repetem dia após dia, deixando-me fadigada." pág.11

Nesse livro conhecemos Michelle, uma jovem de 16 anos que está fugindo de alguém e do seu passado (recebemos só alguns detalhes sobre esse mistério e muito fica para o próximo livro). Ela chega a vila de Mafaldi em busca de abrigo e um local para trabalhar e acaba sendo acolhida por duas bruxas (ela não sabe disso e nesse primeiro livro não temos muitas informações sobre As Bruxas do Leste e do Sul e as mesmas aparecem em poucas cenas, provavelmente terão maior destaque nos próximos livros) mas durante um passeio pela floresta ela se perde e acaba entrando nos domínios da mansão dos Irmãos Vergamini. A princípio ela pensa que o local está abandonado, mas logo percebe seu engano. Conseguirá Michelle sair dessa mansão facilmente??? Quais segredos esses irmãos escondem!!!??? Estaria a Michelle correndo perigo??? Suas amigas bruxas conseguirão encontrá-la antes que algo aconteça????

"Ouvi um barulho e aporta abriu-se lentamente, deixando-me toda arrepiada. A minha vontade naquele momento era sair correndo ... Mas alguma coisa me impeliu a entrar na casa. Curiosidade, creio eu." pág. 22


Para mim a leitura foi super envolvente, no início fiquei louca para saber mais sobre os irmãos Vergamini e sobre a Michele e seu passado tenebroso de perdas e dores (físicas e emocionais). Em seguida, como romântica que sou, fiquei vibrando a cada coisa boa e positiva que ia acontecendo na história. A autora soube dosar momentos de humor, momentos tranquilos com momentos de ação e tensão entre os personagens, fazendo assim com que a reflexão sobre os atos dos mesmos fosse algo natural para o leitor. Confesso que fui tocada e surpreendida em vários momentos.

"Michelle era mesmo uma menina especial. Acreditar que existia bondade, mesmo que pequena, dentro daqueles monstros, fazia dela uma pessoa muito gentil e benevolente." Pág.168

"Você é forte, sim. Tem um sorriso que ilumina qualquer ambiente e estado de espírito. Com seu bom coração, você está sempre disposta a ajudar alguém sem pensar duas vezes. é gentil, determinada, nada pode abalar seu bom humor e sua disposição. E principalmente, você não julga ninguém e está sempre disposta a dar uma segunda chance às pessoas, mesmo que elas não mereçam ou não desejem isso. Você não vê maldade nas pessoas, Michelle, apenas as coisas boas que elas têm. E por isso todos a amam. Por isso é forte." pág. 302

Sabe aquela personagem que mesmo tendo um passado terrível e ainda sofrendo por causa dele, não fica de mimimis, consegue enxergar e inspirar o melhor daqueles que conhece e motivar mudanças com o seu exemplo??? Ela mesmo diante do perigo, consegue ser corajosa e ter esperança, buscando perceber os "dois lados da situação" e dando segundas chances as pessoas que eram. Após concluir a leitura entendi que o destino de Michelle e dos irmãos Vergamini precisava se cruzar, ambos tinham muito que aprender uns com os outros e esse primeiro livro é basicamente focado nesse relacionamento e em todas as suas fases. Foi bom demais conhecer cada irmão e ficar na torcida para que eles consigam superar a maldição que ronda sua família.

Posso dizer que a importância de se valorizar a família, saber perdoar e entender que todos merecem uma segunda chance, juntamente com lutar contra suas fraqueza diante das dificuldades foram as mensagens que mais me marcaram e chamaram minha atenção nesse história.

Para mim o único ponto negativo, quer dizer, um detalhe que para mim poderia ter sido evitado, foi a forma como aconteceu o final do livro; sabe quando algo que vc esperou acontecer o livro quase todo é interrompido bem no ápice!!!??? Foi isso que aconteceu, fiquei pra morrer. Para mim esse tipo de final só é aceito quando já se tem uma previsão de lançamento do próximo livro, esse recurso é válido porque prende a atenção e deixa o leitor louco para ler o próximo, mas cadê o volume seguinte!!!??? A autora ainda não tem previsão =\ Mas mesmo assim, eu aconselho que você leia esse livro porque as lições encontradas no enredo são muito preciosas e tenho certeza que te deixarão pensando nas mesmas por um bom tempo como aconteceu comigo.



É isso meus amores espero que tenha conseguido transmitir um pouco do que esse livro me transmitiu, além claro de ter despertado a curiosidade de vocês para leitura do mesmo. Vamos juntos apostar nesse novo talento que é a Luisa Soresini, comprar, ler e falar muito sobre A Filha do Norte para que assim a editora perceba que precisa lançar logo o volume dois dessa série. Fica a dica de nacional de qualidade!!!


(Fonte das imagens: Redes sociais da autora)

 
 Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!

17 comentários:

  1. Nunca li nada da autora, mas gostei do enredo que ela criou na historia, eu só acho que a personagem poderia ser mais madura; e que a jornada do herói ajudaria bastante no final;

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Adorei a premissa do livro e amei a personagem que você citou na resenha, gosto desses personagens que não ficam de mimi (ninguem merece né?). Ah mas fiquei triste com isso de não ter previsão para os proximos, só gosto de ler series e trilogia quando elas estão terminadas para não sofrer de tanto esperar. Quando sair o proximo com certeza irei dar uma olhada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como vc também costumo só iniciar séries onde seus livros já estão lançados ou com previsão de lançamento. Mas no caso de autores parceiros e iniciantes, abro exceção entendes!!!????

      Excluir
  3. Oi Aline, não conhecia esse título, mas achei bem interessante. Adoro um bom mistério,rs. Espero que a autora consiga publicar mais livros em breve ;) Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha e a história do livro, porém esse seu ponto negativo me chamou bastante atenção, já que não tem nem previsão para lançamento do outro livro fica meio chato ler e ter que esperar por algo que vai demorar séculos para ser lançado e não saber o final tão cedo =[
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Ola Aline esses finais são de querer esganar a autora hein rsss, gostei da premissa do livro, mas o que me incomodou foi o fato de muitos detalhes ficar para o próximo livro, devido a isso vou aguardar a continuação para ler os dois juntos. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline, não conhecia a história ainda, mas parece ter um enredo bem envolvente, especialmente essa parte de sair da mansão e os segredos dos irmãos. Ótimo post!

    Bjs, Cass | www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas pela sua resenha ele parece ser bem bacana, pena que não tem precisão para o lançamento dos próximos...

    ResponderExcluir
  8. Oie tudo bem Aline, gostei do modo que Luisa usou de elementos para incrementar a histórias, os personagens cada um com seu histórico. Sobre o final tbm fiquei passada, mas não a culpe-a ela escreveu o livro todo, mas ao publicar dividiram o livro, eu tbm fiquei mega ultra curiosa com esse final! Amei sua resenha bjkas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu não sabia que ela tinha escrito toda história em um único livro e a editora tinha dividido. Que pena =( agora nos resta torcer para que não demore muito o lançamento do segundo. Beijos

      Excluir
  9. É muito bom quando a história nos envolve dessa maneira. Fiquei curiosa para saber sobre todos esses mistérios. Pelo que você disse, o livro passa diversas mensagens importantes.
    Agora, pelo fato de eu ser muuito curiosa, vou aguardar o lançamento do próximo livro. Para mim não tem como o livro acabar no ápice e não ter a continuação para ler.
    Adorei sua resenha Aline, e seu blog é super lindo, parabéns!
    Ontem postei a resenha de Entrevista com o Vampiro lá no blog, você disse que queria ler, e hoje sai a sequência.

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir
  10. oi, tudo bem?
    não conhecia o livro, mas achei a premissa interessante. E só de saber que a menina não é mimizenta, já me agradou demais. Detesto personagens que usam um passado sombrio para ser chato ou justificar falta de caráter.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Aline, tudo bem?

    Pena que o final deixou a desejar. É chato quando estamos em um ritmo bom no livro e o final dá aquela quebrada e nos decepciona. Não conhecia a autora. O livro sai um pouco da minha zona de conforto, mas gostei da sua resenha. Fiquei animada para dar uma chance.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?
    Eu conhecia o livro pela capa, mas não lembrava que se tratava de uma história sobre bruxas. Fiquei interessada, mas desanimei com a notícia de que o volume seguinte ainda não foi publicado. Realmente isso deixa o leitor com o coração na mão e ansioso pelo andamento da narrativa.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Aline!
    Vim logo ver essa resenha porque né... Além de medrosa sou curiosa até não poder mais!
    Adorei a tua resenha e sim, você conseguiu mesmo chamar a minha atenção. Adoro livros com mistério e com ensinamentos também. A capa é linda mas vou ficar na agonia por causa do final inconclusivo e a falta de previsão de lançamento... quem sabe quando estiver perto do lançamento eu não leio, para não sofrer muito. kkkkk.
    Beijos!
    Lua.

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A autora já está negociando o lançamento do livro dois, então leia que vale a pena.

      Excluir
  14. Aline, eu sou mega suspeita pra falar pois curto história de bruxas, se tem suspense então me pega de jeito, mas a personagem parece meio atormentada, coitada...putz acabar assim dá vontade de matar o autor kkkkkkk
    bjs

    ResponderExcluir