Livros clássicos que desejo ler!!!

Pois é meus amores eu sempre gostei dos livros clássicos, mas por um motivo ou outro sempre acabo deixando a leitura deles para depois e dessa forma eles só se acumulam nas famosas listas de livros para ler e desejados. 

Mas de uns tempos para cá fiquei mega feliz ao perceber que várias blogueiras amigas estão lendo e comentando bem mais sobre os clássicos e dessa forma acabei ficando curiosa com alguns títulos que ainda não tenho, eu até já tinha ouvido falar de suas histórias mas só agora tive aquele "clik" que despertou meu real desejo de ler. Vamos aos desejados!!!

Jane Eyre - Charlotte Bronte - já não é novidade que desejo esse livro!!! Muitas são as edições, então escolhi essa porque amei a capa, mas acredito que essa só tenham em inglês!!!

Minha curiosidade voltou a ser despertada após a amiga Paty do Leituras da Paty começar a ler ele no projeto #LeituiradeDomingo
Sinopse: Jane Eyre é uma menina órfã que vive com sua tia, a sra. Reed, e seus primos, que sempre a maltratam. Até que, cansada do convívio forçado com a sobrinha de seu falecido esposo, a mulher envia Jane a um colégio para moças, onde ela cresce e se torna professora. Com o tempo, cresce nela a vontade de expandir seus horizontes. Ela põe um anúncio no jornal em busca de trabalho como governanta. O anúncio é respondido pela senhora Fairfax, e Jane parte do colégio para trabalhar em Thornfield Hall. Lá, ela conhece seu patrão, o sr. Rochester, um homem brusco e sombrio, por quem se apaixona. Mas um grande segredo do passado se interpõe entre eles.

A letra escarlate - Nathaniel Hawthorne - Adoro essa capa e vocês!!!??? Eu fiquei curiosa para ler esse livro após ler a opinião da Ana do Mademoiselle loves books

Sinopse:
Na rígida comunidade puritana de Boston do século XVII, a jovem Hester Prynne tem uma relação adúltera que termina com o nascimento de uma criança ilegítima. Desonrada e renegada publicamente, ela é obrigada a levar sempre a letra “A” de adúltera bordada em seu peito. Hester, primeira autêntica heroína da literatura norte-americana, se vale de sua força interior e de sua convicção de espírito para criar a filha sozinha, lidar com a volta do marido e proteger o segredo acerca da identidade de seu amante. Aclamado desde seu lançamento como um clássico, A letra escarlate é um retrato dramático e comovente da submissão e da resistência às normas sociais, da paixão e da fragilidade humanas, e uma das obras-primas da literatura mundial.



A cor púrpura - Alice Walker - Não lembro agora onde fui que eu li a resenha que me convenceu a ler essa história que continua atual, infelizmente, devido ao preconceito racial em seu enredo. 

Sinopse:
O livro narra a comovente trajetória de uma mulher negra na racista América do início do século passado. A Cor Púrpura é um romance feminista sobre a força e dignidade do espírito humano.




O Sol é para todos - Harper Lee - Claro que eu já tinha ouvido falar nesse livro, mas foi após ler a resenha da amiga Rafaelle do Fascinada por histórias que tive certeza que queria ler. 

Sinopse:
Um livro emblemático sobre racismo e injustiça: a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça.
O sol é para todos, com seu texto “forte, melodramático, sutil, cômico” (The New Yorker) se tornou um clássico para todas as idades e gerações.



Psicose - Robert Bloch - Esse é outro livro que sua história é muito famosa, mas confesso que apesar de sempre ler elogios ao enredo só quando li a opinião da Jássica do Pitada de cinema e leitura foi que decidi que queria ler e tentar entender ou não o Norman Bates.

Sinopse:
Livro que deu origem ao mais famoso filme de suspense de todos os tempos. Psicose conta a história de Marion Crane, que foge após roubar o dinheiro que foi confiado a ela depositar num banco. Ela então vai parar no Bates Motel, cujo proprietário é Norman Bates, um homem atormentado por sua mãe controladora. Belo suspense, de tirar o fôlego!



O que mais chamou minha atenção nesses livros foi que seus temas continuam atuais, o que pode ser considerado um absurdo, porque a lógica seria que as pessoas e a sociedade tivessem evoluido ao longo dos anos. A condição como as mulheres vivem, os preconceitos com cor da pela, as formas como as pessoas julgam umas as outras e os perigos e consequências de doenças da alma e da mente humanas. Cada um a seu medo desperta minha curiosidade e vontade de refletir as questões abordadas por seus autores. Espero conseguir o quanto antes matar essa vontade. E vocês já leram ou pretendem!!!???

 Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
 Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!?

13 comentários:

  1. Oi Aline! O Sol é Para Todos é Maravilhoso. Li ano passado e amei. Gostaria de conferir os demais citados, especialmente A Cor Púrpura.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post Aline. Estou ansiosa para ler Jane Eyre! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Oi amor, esto mega interessada em Psicose e A Letra Escarlate. Tomara que a gente consiga, né?
    Beijos
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bom?
    Bem, dessa sua lista A cor púrpura também está entre os clássicos que pretendo ler (e quero exatamente nessa edição M A R A V I L H O S A!! Já li Jane Eyre e foi tão bom quanto ler algum livro da Jane Austen, e acho que esse é o maior elogio que podia fazer a esse clássico! rs Quanto ao livro "O sol é para todos", bem, eu sou apaixonada por ele! É um livro que trata de temas muito pesados, mas com a leveza e a inocência de uma narradora de apenas seis anos, é maravilhoso, sério. Leia e não vai se arrepender rs

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline.
    Que bom que minhas impressões semanais trouxeram à tona sua vontade de ler Jane Eyre,eu amei. E essa capa que coisa mais linda hein.
    O sol é para todos também é um livro que quero ler, tem um proposta forte.
    Amei o post.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Jane Eyre é o livro da VIDA, junto com orgulho e preconceito e o diário de Anne Frank, vc precisa ler, muito muito bom, intenso, tudo de ótimo, eu quero reler na verdade, vamos fazer isso juntas agora em maio?
    Psicose eu li duas páginas e parei, mas está aqui comigo, me esperando
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoraria ler agora em maio com vc, mas ainda não tenho o livro e estou com quatro de parceria que preciso ler urgentemente. Mas amei o convite, combinamos algo assim numa próxima oportunidade ok!!???

      Excluir
  7. Oi, amiga!
    Adorei sua lista! Jane Eyre já está na pilha de espera, tenho no kindle, mas quero o livro físico ainda estou procurando uma edição legal e capa linda, amei essa da foto. O sol é para todos você já sabe que se tornou especial para mim, amei a leitura.
    A cor púrpura e A letra escarlate também me deixam curiosa, li muitos comentários positivos e quero ler em breve. :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline,acho que somos gêmeas literárias!!! Sou louca para ler todos esses livros,menos Jane Eyre, que já li umas 3 ou 4 vezes. Esse ano estou tentando dar mais atenção a esses livros que mesmo estando no mercado a anos,ainda nos conquistam e nos emocionam.

    Ótima lista....Vamos combinar de ler em conjunto.


    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  9. eu já li Psicose e estou relendo A cor púrpura. São dois títulos maravilhosos... Jane Eyre eu ttenho muita vontade de ler e A lera escarlate eu só vi o filme, mas pretendo ler o livro...
    O sol é para ttodos tbm está em minha listinha... Adorei essa postagem *--*

    bjs...

    ResponderExcluir
  10. Dentre os clássicos que você citou, o que mais tenho vontade de ler é "A Letra Escarlate", principalmente por conta das inúmeras vezes que ouço falar desse livro nos filmes norte americanos! Confesso, porém, que não curto muito essa capa hahah
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
  11. Oi Oi Aline,

    adorei o post! Também sou louca para ler Jane Eyre, já vi um filme da obra e me apaixonei pela história! Queria ler também A cor púrpura e Psicose. Fico feliz que despertei sua vontade de ler A Letra Escarlate! O clássico é incrível e espero que goste dele tanto quanto eu!

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi amiga!
    Já li muitas resenhas positivas sobre Jane Eyre e ele está há tempos na minha lista de desejados. Estou sem comprar livros desde dezembro! =o Sim é muito tempo, mas estou economizando para o casamento no final do ano! Então, esses livros muito desejados vou deixar para ano que vem...
    Outro livro que também quero ler é "O Sol é Para Todos". É um livro clássico e mega elogiado!!
    Vou tentar preparar um projeto sobre clássicos para o ano que vem!:)
    Boa sorte com as leituras amiga!!
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir