A Garota Italiana - Lucinda Riley

Autora: Lucinda Riley
Editora: Arqueiro  
(Recebido em parceria)

462 Págs. - 2016

A tempos escuto elogios ao trabalho da Lucinda Riley e mesmo tendo alguns dos seus livros aqui em casa e curiosidade suficiente para embarcar em suas histórias, acabei só conseguindo ler agora no final de 2016. Mas acredito que tudo tem seu tempo e li na hora certa, quando o livro me chamou. A Garota Italiana é um livro único e seu enredo e personagens me deixaram encantada e apaixonada pela história de uma forma geral. Superou minhas expectativas e com certeza marcou lugar na lista de melhores leituras do ano.

(Fonte da imagem: Google)
 
Posso dizer que uma das coisas que mais me arrebataram nessa história foi a humanidade de alguns dos personagens, daquele tipo que faz o impossível para ver o outro feliz e realizado. De acreditar no potencial, no talento do outro e investir de verdade para que o sonho do outro se realize; mesmo que para isso o dele mesmo tenha que ser adiado ou até modificado com o passar dos anos.

Também achei interessante como a autora apresentou toda rotina dos italianos que sonham em ser cantores de ópera (percebi o quanto ela pesquisou bem sobre o assunto, dando credibilidade e realidade a todo enredo) toda trajetória de sucesso e sacrifícios que eles precisam percorrer.

Penso que apesar de todos os personagens envolvidos nessa trama (todos tiveram participações bem desenvolvidas) os três irmãos italianos (Luca, Carlotta e Rosanna) e o cantor de ópera Roberto Rossini são os que tem maior destaque e suas experiências de vida são as mais marcantes e cheias de mensagens no enredo. Temos a oportunidade de acompanhar anos da vida deles (1966 a 1996) e garanto que eles passarão por altos e baixos e aprenderão com os seus erros. 

A autora também deu destaque para os tipos de amor, dos mais puros aos mais destrutivos. Achei muito importante ela destacar que nem sempre aquele amor que pensamos ser para sempre, nos fará bem; e que temos que ter coragem e consciência para perceber quando será necessário nos afastar e seguir em frente, mesmo que nunca mais venhamos a senti-lo novamente.

Existiu também o alerta sobre os tipos de pessoas que entram na nossa vida, algumas vem para ajudar na melhora como ser humano, já outras estimulam o que se tem de pior e acabam destacando as fraquezas.

As mensagens sobre família e fé também me agradaram. Foram quase 500 páginas de leitura que me 'abraçaram' de tal forma que me senti vivenciando e aprendendo junto com os personagens. Para quem assim como eu ainda não teve a chance de ler algo da Lucinda Riley aconselho a começar por A Garota Italiana.

É isso meus amores, espero que tenham gostado de conhecer minha opinião sobre esse romance maravilhoso e marcante. Optei por fazer um texto, fora do padrão, rico em impressões porque essa leitura foi tão intensa no quesito emoções que não quis segui regras para falar dela.

(Fonte da imagem: Google)

Quotes
"Mamma tinha lhe dito que Deus dava um presente a cada um." pág. 13

"Não era possível que um som tão puro e perfeito estivesse saindo daquela menina magrela." pág.21

"Eu amo cantar. Quando canto, vou para um mundo diferente." pág.34

"Minha obsessão por você prejudicou a vida de muita gente. E agora quero voltar a ser eu mesma.
Ou pelo menos quero descobrir pela primeira vez quem eu sou." pág. 443 

"Pela primeira vez na vida comecei realmente a me sentir útil,
tanto do ponto de vista prático quanto do espiritual." pág.455

"A solidão ás vezes é o preço que se paga." pág. 456

"Amor. Um amor tão forte, tão obsessivo, que me deixou cega para todo o resto.
Mas serei para sempre grata por isso ter me acontecido." pág.460



Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!

7 comentários:

  1. Esse é um dos livros que quase pedi, mas fiquei com um pé atrás, mas como a leitura te "fisgou" tanto me empolguei até pra ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Tens que ler A Casa Das Orquídeas. Que livro é aquele. E A Rosa da Meia-Noite, eu chorei até pelas orelhas com ele.
    A Garota Italiana é lindo e também achei muito interessante como a Lucinda colocou a rotina dos italianos no livro, foi sensacional.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro. A estória me pareceu muito interessante, e pelo que vejo nas resenhas, essa autora costuma retratar muito bem o ambiente familiar. Essa estória parece ser bem original, pois nunca vi nada parecido, nesse mundo de cantores de ópera. Ainda não li nenhum livro dela, embora tenha um dela aqui em casa. Talvez eu vá ler ainda esse ano.

    bjs.

    www.ciadoleitor.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Ainda não li nenhuma das obras da autora, mas só vejo elogios quanto à escrita e o desenvolvimento dos personagens.
    Saber que um ponto forte da história e que te chamou a atenção foi a humanidade dos personagens me deixa mais curiosa para ler A garota italiana e o ambiente familiar retratado me intriga.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Aline!
    Eu ainda não li nada da Lucinda, veja que vergonha! Haha.
    Adorei a sua resenha, sério. Me deixou com muita vontade de ler. Seu texto está maravilhoso e vc escreve mto bem!
    Amo enredos assim, que te levam pra dentro do livro mesmo, e te fazem viver aquele contexto.
    Sugestão anotada!
    Bjocas,

    www.umdiamelivro.com.br
    www.youtube.com/literamigas4

    ResponderExcluir
  6. Eu não me atraio muito pelos livros da autora,só li um,mas esse me chamou atenção pelas mensagens que você ressaltou,os tipos de amores que vivemos ao longo da vida e saber identificá-los como bons ou ruins,isso é tão difícil de fazer,e tão importante,fora que a rotina desses cantores deve ser bem interessante de acompanhar. Acho que darei mais uma chance para a autora.

    bjsss

    ResponderExcluir
  7. Olá, ainda não li nada da autora, confesso que romance não é muito a minha praia, mas quem sabe. Vou anotar a dica e já correr falar para minha mãe, ela adora o gênero e as obras da autora.

    Abraços

    ResponderExcluir