HUCK - Janet Elder


Autor: Janet Elder
Editora: Globo
EUA 2010 - Brasil 2011
270 pág.




AVISO: 
A resenha ficou um pouco grande mas garanto que quem lê até o fim não irá se arrepender =)

"A história de um cachorrinho que ensinou lições sobre esperança e finais felizes a uma familia - e a uma cidade inteira."

"Uma história que precisava ser contada."


Quem nunca se questionou se deveria ou não ter um cãozinho de estimação? Os prós e contras dessa decisão? Muitas vezes a responsabilidade de cuidar de uma vida nos assusta.
"A situação era um tanto quanto irônica. Lá estavamos nós, fazendo sacrificios para que nossos filhos pudesem desfrutar de todas as vantagens na vida; éramos capazes de nos desdobrar para fazer um punhado de coisas ao mesmo tempo e não deixar a peteca cair, e mesmo assim não conseguiamos nos ver cuidando de um cachorro." pág. 24
Imagine se junto a esses questionamentos tiver um garoto, filho de pai escritor e mãe jornalista, bem insistente e determinado? Junte a isso a descoberta de uma doença que poderia mudar a perspectiva de todos na familia. Esse é o pano de fundo da história de Huck, onde a autora consegue nos envolver de forma tão intensa que nos sentimos dentro da história.
"Meu tratamento de câncer seria uma estrada árdua e longa para todos nós. Eu queria que prometêssemos a Michael que, ao final de tanta tristeza, ele teria o cachorrinho que sempre desejou. Eu não queria que ele perdesse nem um pouco da sua inocência e da sua doçura, sua alegria de viver, sua fé na bondade e esperança na vida.(...) Eu queria que ele passasse aqueles meses emplogado com a ideia de ter um cachorro." pág. 51 e 52

Muito interessante perceber a importancia crescente que o cãozinho começa a ter para a familia, desde a decisão de comprar, escolher e preparar a casa para sua chegada. Esse processo faz com que a familia tenha força, planos e perspectivas para o futuro. Passando assim pelo período de tratamento da doença da Janet de forma positiva e unida.

Para mim só teve um momento chato no livro, quando é descrito um jogo de beisebol. Para leitores brasileiros que não conhecem as regras do jogo torna-se desinteressante essas páginas 106 a 108.
Particularmente sou fã de capitulos curtos, acredito que a história fica mais dinâmica. Mas os capitulos de Huck tem em média 6 a 12 páginas nos dando a impressão de que tudo está na medida certa, e a intensidade da história fica a cada capítulo maior.

A familia sai de férias para a Flórida e deixa HUCK com um familiar, mas exato um dia de viagem o mesmo consegue fugir e o desespero recai sobre a familia que volta para ajudar nas buscas.
"Eu me sentia desanimada. Só conseguia pensar em uma maneira de ajudar Michael a lidar com a sua tristeza. (...) Eu martelava a cabeça achando que tinha cometido algum erro ao pensar que dar um cachorro para o meu filho o pouparia da angústia de ver os pais lidando com uma doença tão terrível. Mas aquilo ali também não era uma agonia?" pág. 130

Tudo acontece com um propósito e esse ocorrido fez a familia perceber o quanto Huck, Michael e Rich erão mais fortes e determinados do que todos acreditavam. Além disso provou como a cidade inteira se mostrou generosa na busca do cãozinho.
"Sempre pensei que se todo mundo se dedicar de corpo e alma a uma tarefa, daí só podem sair coisas boas." pág. 169

Apesar de toda mobilidade da cidade, ninguém conseguia pegar Huck, sempre que o encontarvam ele fugia assustado =(
Quando as forças e esperanças já estavam baixas um ato do Tio do Michael, reanima todos. "Venho andando com isto aqui desde pouco depois do Onze de setembro. Um homem que eu mal conhecia me deu isto, dizendo que eu talvez fosse precisar para sentir esperança. Quero que fique com você. Estendeu a mão aberta para Michael. Dentro dela havia uma bola de beisebol e nela escrita: 11.09.01. Por isso, não desanimamos. Coríntios 4:16-18." pág.221
Apesar de estarem esgotados eles não queriam desitir e continuavam as buscas a três dias, lutando contra o pesadelo de não encontrar mais seu cãozinho ou encontar o mesmo de forma trágica. Mas é importante destacar que esse ocorrido gerou união na familia, além de criar laços sentimentais com toda a cidade que se prontificou na busca e rezou muito por um final feliz.

O reencontro da familia com Huck após 72 horas foi o ponto alto do livro e confesso ter ficado muito emocionada. Era chegada a hora de agradecer.
"A angústia dos últimos dias  havia sido substituida por pura felicidade." pág. 258

Esse livro é uma mensagem de persistência, coragem, determinação e dedicação. Lindo e emocionante. Tão bom que até os agradecimentos são lidos com atenção. Fica a dica!!!!

7 comentários:

  1. Sou completamente apaixonada por cachorros, nem imaginava que esse livro se tratava de uma história tão linda. Fiquei com vontade de ler *-*
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Indiquei três memes para você responder!
    Se puder (e quiser) o link é este: http://migre.me/5EsAS

    Beijinhos, :*
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  3. Além de ter uma capa maravilhosa, tem uma linda história! Sou escritor também, acho que em breve vou escrever sobre minha paixão pelos cachorros. Tenho duas que trato como filhas. Rsrsrs.

    João Fernando
    www.odiariodasrevelacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sensacional e muito emocionante a história desse belo livro! Acho que livros que retratam experiencias entre os cachorros e seus donos são sempre muito interessantes!
    Parabéns pelo belo Blog!
    Sucesso sempre,

    Cauê.

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse livro *-*

    ResponderExcluir
  6. Ah, que nada resenha grande não é um problema :D
    Confesso que apesar de ser apaixonada por cachorros ainda não li nenhum livro sobre eles. Quanto a questão de capítulos, também prefiro os curtos. Adorei a resenha, ficou realmente muito boa, mas um livro que vai para minha imensa lista de compras 'Haha.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline,
    amo cachorros e amo livros sobre cachorros, eu sempre me emociono. Esse livro me lembrou um que eu já li A arte de correr na chuva que é muito bom!
    Adorei a resenha, vou adicionar na minha lista com certeza!

    beijos!
    Behind Enemy Line

    ResponderExcluir