O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Bronte (Desafio de Clássico #4)

Autor:  Emily Bronte
Editora: Lua de Papel
Edição de 2009

292 págs.

Essa história se passa em uma cidade do interior da Inglaterra no ano de 1801. Quando o sr. Lockwood aluga a Granja dos Tordos com o objetivo de se isolar um pouco da loucura das cidades. O mesmo decide ao chegar a propriedade visitar seu locatário e se apresentar, antes de se isolar, e para sua surpresa o sr. Heathcliff não lhe recebe com cordialidade, mas com grosserias. Ele percebe que este mais do que ele gosta de viver isolado de todos.
Com o passar dos dias começa a ficar curioso sobre a história dos moradores da casa chamada "Morro dos ventos Uivantes" e pede para que a governanta da granja lhe conte as histórias e para sua surpresa as mesmas são cheias de tristezas.
Esse livro é basicamente a narrativa dos relacionamentos entre duas familias que devido costumes e hábitos da época se deixou levar por sentimentos pequenos e perdeu a oportunidade de perdoar e viver bem.
Esse livro é um clássico e quem sou eu para falar mal, mas confesso que me chatiei por pensar que ele dava destaque a um amor imortal, daqueles que você faz de tudo para ter por perto. Mas o que encontrei foi um amor a principio bonito:

"O meu amor pelo Linton é como a folhagem dos bosques: irá se transformar com o tempo, sei disso, como árvores se transformam com o inverno. Mas o meu amor por Heathcliff é como as penedias que nos sustentam: podem não ser um deleite para os olhos, mas são imprescindíveis. Nelly, eu sou o Heathcliff. Ele está sempre no meu pensamento. Não por prazer, mas como parte de mim mesma."

Mas que foi deixado de lado por falta de posses, beleza e nome por um dos envolvidos. O amor de Heathcliff por Catherine ao meu ver é totalmente doentio e obsessivo. Fazendo com que ele faça de tudo para se vingar por ter sido privado desse amor. E você pode ter certeza que as gerações futuras pagarão pelos erros do passado. Para mim esse livro tem uma carga de sentimentos pesados e angustiados que com certeza conseguem nos tirar da nossa zona de conforto, mas que nos fazem refletir sobre nossas atitudes e pensar até que ponto iriamos para termos o que queremos, mesmo que os meios usados não fossem tão corretos.
Achei interessante como os livros e os aprendizados são mostrados, é o famoso, quem tem conhecimento tem poder.
No geral vale ler esse livro mas por favor lembrem-se que não encontrarão cenas românticas mas em alguns momentos situações trágicas e até morbidas, mas não deixe de conhecer e tirar suas conclusões.

Gostei dessa resenha desse livro que li no Lyani.wordpress.com 


Só relembrando que esses livros clássicos que estou lendo fazem parte do desafio do blog Nem um pouco épico!!!! que estou participando desde do ano passado. "Você tem que ler seis livros clássicos em um ano
(de agosto/2011 até agosto/2012)"

Minha lista:

Moby Dick - Herman Melville (ok)
Helena - Machado de Assis   (ok)
Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley (ok)
O Morro dos Ventos Uivantes - Emile Bronte (ok)
Convite para um homicídio - Agatha Christie
Frankenstein - Mary Shelly

&
As Crônicas de Narnia - C.S.Lewis
1.O Sobrinho do Mago (Ok)
2.O Leão, A Feitiçeira e o Guarda-Roupa
3.O Cavalo e seu Menino
4.Príncipe Caspian
5.A Viagem do Peregrino da Alvorada
6.A Cadeira de Prata
7.A Última Batalha

E para quem quiser participar de um desafio como esse e ter a oportunidade de conhecer clássicos da literatura mundial, pode entrar do desafio do blog Sobre mim e meu mundo onde a Juliana propõe algo bem mais leve para quem não tem o hábito, nesse você precisa ler só um clássico por mês. Boa sorte e ótimas leituras para todos =)

14 comentários:

  1. Que legal Aline!! Eu Terminei hj A Garota da Capa Vermelha, e vou começar a série Jogos Vorazes. Estou pensando em fazer uma lista de todos os livros que tenho ainda pra ler e entre eles colocar uns clássicos que estão pendentes!

    ResponderExcluir
  2. Faz anos que li esse livro.
    Eu gosto do amor entre os protagonistas. Ele é obsessivo, mas lindo.

    Gostei da resenha.

    Beijos.

    Carissa
    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline!!!!! Adorei sua resenha e concordo com você, apesar de ser um livro angustiante e por vezes mórbido, ele te passa uma lição.
    Acho que são poucas as pessoas que enxergam essa lição por trás de história.
    E eu ainda prefiro o Heathcliff do que a Catharine, apesar do amor dele beirar a obsessão ele ainda demonstra mais do que ela.
    Bjos
    Bruh

    ResponderExcluir
  4. Bela resenha!
    Muito bem desenvolvida e bem clara:)
    Parabéns pelo belo blog!
    Beijos e muito sucesso,

    Cauê.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, este é o meu livro favorito! Acho incrível a escrita de Emily Brontë, como ela mostra as coisas de um modo mais realista... é simplesmente incrível!

    Bjin*

    http://florescerepalavrear.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Deu pra perceber que vc ficou chocada com o enredo forte do livro né amiga? Mas confesso que é essa complexidade, essa intensidade e o amor meio doente que me deixou vidrada nele e me fez gostar tanto.
    Se vc parar pra pensar, Heathcliff foi um injustiçado por todos, inclusive por Katherine e eu acredito que tudo o que ele fez tem uma grande parcela de culpa dela, afinal, ela não soube valorizar o grande amor que ele sentia por ela em prol de dinheiro e status. Mas enfim, achei legal vc mesmo assim, ter concluído a leitura, pois conheço muitos que não chegaram nem na metade no livro por achar pesado demais.
    Parabéns por estar conseguindo manter o desafio dos clássicos. Beijokas querida.

    ResponderExcluir
  7. Morro de vontade de ler esse livro, além de ele só ter elogios pela blogosfera, a história parece ser interessantíssima.
    Boa sorte para cumprir o restante do desafio! :)
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Gil minha linda entendo o que vc falou mas acredito que se todos os injustiçados agissem como ele o mundo seria muito pior né e nada justifica as atitudes que ele tomos =/

    ResponderExcluir
  9. Preciso ler esse livro. É até uma vergonha que não tenha feito até o momento, ponho parte da culpa nas três adaptações do cinema que já assisti, então acabei sempre deixando para depois, mas acho que desse ano não passa.
    É uma história bem densa, trágica e pesada mesmo, um amor muito sombrio, mas ainda assim fico sempre extasiada pela força que ele emana dos dois personagens, essa espécie de fascinação que ele exerce nas pessoas!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Esse livro eu tenho *-* Ainda não li mas sempre quis ler, embora eu adimita que uma capa mais chamativa chama mais a atenção né?;)
    Já vi um filme, mas a emoção de ler é sempre incomparável! Esse Heatchiff pode ter sofrido o que fosse, que não seriam justificadas as atitudes de maldade dele u.u

    ResponderExcluir
  11. Nossa, eu tenho o livro as crônicas de nárnia, ainda não li todo =[ E isso porque amo a saga. Lerei \o

    ResponderExcluir
  12. Eu já li esse livro, também concordo que ele é meio angustiante. O que eu achei legal no livro foi que ele é diferente, você não imagina um livro de amor desse jeito não é? Adorei a resenha!

    Beijos!
    Bi

    ResponderExcluir
  13. é amores doentios não são bem um tipo de história boa pra se ler quando a pessoa não enta em uma época favorável a leituras que só vão desanimar. Até queria ler o livro, mas lendo sua resenha você me tirou uma divida: ele é entediante.

    http://milleguas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. "Ele está sempre no meu pensamento. Não por prazer, mas como parte de mim mesma." Achei esta frase lindíssima, voce sente o amor.
    Mas agora desanimei em ler o livro, não acho que um livro cheio de angustias seria algo muito... eu. ;s
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir