Estilhaça-me - Tahereh Mafi

Autor: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito

2012
304 págs

Ganhei esse livro em Junho numa promoção no blog Behind Enemy Line da amiga Bianca e confesso que tinha tantos livros para ler antes dele que pensei que nem conseguiria ler esse ano ainda, mas depois de ler muitas resenhas falando bem, não aguentei de curiosidade e começei sua leitura e acho que levei uns três dias no máximo para terminar o mesmo. E garanto que fiquei me perguntando porque não tinha lido antes. Gostei demais, ele é um livro que você não cansa com a leitura, além de ser totalmente envolvente, você acaba com gostinho de quero mais!!!!

É uma distopia narrada em primeira pessoa pela protagonista Juliette, garota de 17 anos que passou sua vida sendo atormentada por ter nascido com uma maldição ou dom (depende do ponto de vista) que a impossibilita de ter contato fisico com as pessoas. Depois de um acidente a mesma é levada para um tipo de sanatório onde terá que viver por tempo indeterminado.

"É um lar, um centro para jovens problemáticos, para crianças abandonadas de famílias desmanteladas, um lar seguro para os pertubados psicologicamente." pág. 16

E durante esse tempo ela pensará muito sobre a vida e sobre o rumo que o mundo tomou (tudo está desequilibrado e o governo agora é ditador; As crianças, velhos e doentes vivem isolados e os que podem trabalhar, vivem pra produzir e obedecer, mas claro que existe uma resistencia a essa forma de governo escondida em algum lugar).

"Meus pais pararam de tocar em mim quando passei a engatinhar. Fiz meus colegas de classe chorar só por lhes segurar as mãos. Os Professores me faziam trabalhar sozinha para que eu não machucasse as outras crianças. Nunca tive um amigo. Nunca conheci o aconchego do abraço de uma mãe. Nunca senti a ternura do beijo de um pai. Eu não sou louca."  pág.23  

Tempos depois um rapaz, Adam é colocado na mesma cela que ela e nesse momento ela terá que reaprender a conviver com alguém, ela que estava a tantos dias acostumada a seus pensamentos tem dificuldades até em articular palavras. Quando essa convivência já estava ficando mais aceitável os dois são levados para a sede do Restabelecimento e lá ela começa a ser aliciada a usar seus poderes para conquistar o mundo junto que o grupo que já está no poder. Mas o tempo todo ela se questiona sobre o que realmente quer da vida. E pelo que pude perceber tudo que ela quer é uma vida o mais normal possivel.

"Tudo que sempre quis era estender a mão e tocar outro ser humano não apenas com minhas mãos, mas com meu coração. Via o mundo e sua falta de compaixão, seu julgamento duro e implacável e seus olhos frios e ressentidos." pág. 65

O livro tem romance, ação e muitas descobertas interessantes. Ficava o tempo todo na aspectativa se a autora iria explicar como tinha sido a vida de Juliette até o momento que ela foi presa na instituição psiquiatrica, e a cada informação que ela dava eu conseguia me colocar no lugar da protagonista e entender todos os seus tormentos.
A parte final do livro é muito interessante, deixando o leitor curioso para o que estar por vim, mas a autora fechou todos os pontos apresentados nesse livro introdutório da série. 

"Algo em minha pesada armadura se desprende. Derrete-se. Sinto de repente que sou compreendida. Sinto não ter medo de ser eu mesma. Não consigo segurar o sorriso." pág. 279
"Adam estava certo. Talvez as coisas possam ficar bem. Talvez eu não seja um monstro. Talvez eu tenha uma escolha." pág. 280

Amei acompanhar todo crescimento de Juliette e ver que seu lado bom consegue resistir a tudo que lhe é apresentado.

Claro que muitos falaram da semelhança com a história de vampira e os X-Man e até do clássico 1984 de Orwell, mas penso que esse livro pode até ter se inspirado nessas outras histórias, mas Estilhaça-me é bem interessante, introspectivo e com uma possibilidade bem real. Agora aguardo anciosa pela sequência!!!

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

17 comentários:

  1. Aline, faz milênios que quero esse livro, você pirou minha cabeça, amiga rsrsrs Maaas, tudo bem, logo ele vem pra mim de uma troca pelo skoob, que alívio, assim não morro de vontade xD

    ResponderExcluir
  2. Oi flor,
    Vim ver sua resenha li esse livro no meio do ano e achei bem interessante apesar da narratia da autora me irritar com tantaaa repetição entre frases e tal...enfim...sobre ser parecido com os x-men eu achei tambem e adorei a roupa roxa....ahhh tem historia nova la no blog se quiser deixar seu voto por la agradeço: http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2012/12/historias-do-povo-ligacao.html
    Bjsss
    Raquel machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  3. Ok! Faz um bom tempo que eu quero ler esse livro por falarem muito bem sobre ele. A capa contribui bastante, já que a NC fez um ótimo trabalho, que capa linda :D

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Eu gostei muito mesmo de "Estilhaça-me", apesar de que esperava um final diferente. Gostei muito de saber sua opinião e que bom que você gostou. (:
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  5. Eu achei o livro muito divertido, mas muito cópia de X-Men e 1984, como eu falei na minha resenha. Mas deu pra me distrair. :)
    Gostei da sua resenha.

    Beijos.
    http://navirj.blogspot.com.b

    ResponderExcluir
  6. O livro é muito bom mesmo, quando Adam é colocado na cela junto com ela fica melhor ainda,sem falar dessa capa maravilhosa. E a sequência de Estilhaça-me é a que eu aguardo com maior ansiedade.

    Beijos!
    http://beyondofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Aline,

    Eu também gostei deste livro e espero a continuação dele.

    A autora afirmou que a protagonista da história foi baseada na Vampira de X-men, mas isso realmente não tirou a beleza ou a originalidade da obra.

    E o que você acha de uma mudança em outro personagem do livro: Warner? Será que ele pode mudar?

    Abraços

    Gláucia

    eassimestaescrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline!
    Também adorei esse livro, a Juliette e o Adam são perfeitos. Estou aguardando ansiosa a continuação espero que seja tão bom quanto esse primeiro livro.
    Adorei a resenha. ;)

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline!

    Estou retribuindo a sua visitinha lá no blog!

    Primeiro, eu to LOUCA pra começar a ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade de começar! haha

    Tem uma resenha nova lá no blog de um autor nacional! Vai la dar uma olhadinha, ficou bem legal!

    Beijos :*

    http://raiseyourheadandread.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro esse livro também, está na minha lista de melhores leituras de 2012, sem dúvida.
    Ansiosa pelo próximo *-*
    Beijos Bruh

    ResponderExcluir
  11. Oi Aline, nossa tenho muuuita curiosidade em ler esse livro. Adorei a sua resenha e fiquei com mais vontade ainda de lê-lo. Parabéns. Bjs, Fê - http://segredosemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ola Aline, tudo bem?
    Tenho curiosidade de ler esse livro, e já li diversas resenha, tanto positivas , quanto negativas, mas acho que só lendo mesmo pra saber de fato. Mas a cada nova resenha positiva, acabo ficando muito curiosa.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  13. Que bom que você gostou do livro Lili, eu também adorei!
    Espero que a NC lance logo a continuação.

    Beeeeijos, Bi

    ResponderExcluir
  14. Yeah! Senti o mesmo, e adorei que o livro tenha algo parecido com X-men o/// pois sempre quis ler algo assim numa história diferente kkkkk
    Adorei sua resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Algo parecido com X-men! Tô dentro!!! Vai pra lista do skoob agora mesmo!

    http:perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu peguei esse livro em uma troca no skoob, no começo tinha me interessado somente pela capa. Mas eu gostei muito das resenhas que eu andei vendo, e agora estou ansiosa para começar a ler.
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Já faz um tempo que quero ler esse livro,estou criando muitas expectativas,mas pela sua resenha parece que não vou me decepcionar.
    beijos !

    ResponderExcluir