Uma Primavera inesquecível - Bruna Vieira


Conto 03
A matemática das flores
Autora: Bruna Vieira
98 páginas - 2015
Editora Gutenberg

Nunca tinha lido nada da Bruna Vieira, apesar de conhecer seus outros títulos e acompanhar a repercussão positiva dos mesmos, então comecei a ler 'A matemática das flores' sem maiores expectativas, apenas a curiosidade de conhecer o trabalho da jovem escritora. Confesso que no inicio demorei um pouco a me conectar com o enredo, mas depois que um determinado personagem entrou e trouxe com ele mudanças positivas para a vida da protagonista não consegui mais largar o conto e posso garantir que por enquanto foi o final que mais gostei, daqueles que faz o leitor romântico suspirar.

Nesse conto conhecemos Jasmine, a protagonista que está praticamente com o segundo grau concluído, mas seu desempenho ruim em matemática está ameaçando sua passagem para universidade. Tudo começa a mudar quando o professor dela indica Davi, estudante de engenharia (universitário) para dar aulas de reforço para ela e assim ela começa finalmente entender a matemática e começa a sonhar em fazer um curso que realmente tem a ver com ela na faculdade.

É muito legal acompanhar toda corrida da Jasmine para entender a matéria e passar de ano, deixando assim seus pais felizes e claro, meio caminho andado para faculdade. Por não ser uma garota comum ela sofre bullying na escola e as duas atitudes que ela toma me fizeram vibrar, mesmo que uma delas não seja politicamente correta. As mudanças e o crescimento da protagonista ao longo da história são mais que perceptível e estimulantes.

Gostei dos alertas dados pela autora, sobre a forma como os relacionamentos familiares acontecem, como o uso excessivo da tecnologia pode privar a pessoa de conhecer e vivenciar momentos especiais, a importância de denuncia o bullying, a importância de correr atrás dos seus sonhos e assumir os riscos e responsabilidades entre outros temas.

De uma forma geral foi uma leitura mais de positiva, daquelas que deixam uma sensação boa em quem lê.


"Se você não pode ser quem as pessoas querem que você seja, torne-se a pessoa que elas não conseguem ser. Ninguém na minha turma tinha o mesmo cabelo que eu. Isso era ruim no passado, mas no ensino médio era legal, porque, por onde eu passava, todo mundo olhava." Pág.213 

Imaginei a Jasmine, mais ou menos assim:


(Imagem: Google)

"É quase como nos videogames: você precisa passar por todas as fases para chegar até o grande e temido chefão. Se vencer a batalha final, estará livre para se aventurar em um novo universo ainda inexplorado, popularmente conhecido como faculdade. E eu estava quase lá. Faltava só vencer o chefão." Pág.215

"Crescer não é só ter liberdade para escolher ou tomar decisões. É lidar com as consequências dos seus atos também."Pág.226

Capa do livro:


As autoras:

Link dos contos anteriores:

Eu mega indico a leitura desse conto (livro como um todo) para quem procura uma leitura leve e com ricas mensagens para a vida. Acredito que tanto os jovens quanto os mais experientes conseguirão se envolver e curtir (ou relembrar) a fase de transição em que os personagens estão vivenciando.
Fica a dica de leitura!!!


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!

19 comentários:

  1. Oi Aline,gosto de livros juvenis como esse. É uma forma como bem nos contou ,de relembrar de alguns momentos que posso ter vivido.
    E o legal também é que a autora aborda assuntos que precisam ser discutidos.

    É um livro curto,por ser um conto não é?
    E acredito que te deixou com um sorriso no rosto. 😊

    Adorei a dica! 😍🍁🍁

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adoro contos e sou doida para ler esse livro. Nunca li nada de nenhuma das autoras e acredito que seja uma boa oportunidade para conhecer a escrita delas.
    Gostei da premissa do conto e fiquei curiosa para saber das atitudes da protagonista sobre bullying.
    Dica anotada!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline! Eu já tive contato com a escrita da Talita na minha pré adolescência, li um daqueles livros da série "Fala Sério" mas confesso que não gostei muito e desde então nunca procurei outro livro dela para ler. Já as outras autoras, eu conheço apenas de nome, nunca li nada delas. Entretanto, gostei do que você falou a respeito desse conto e dele ter trago reflexões sobre bulliyng, entrada na faculdade e relacionamentos. Gosto de leituras leves com reflexões desse tipo e acho que curtiria a leitura. Resta saber como são os outros contos do livro. Rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem?
    Já li esse livros e confesso que foi só por causa da Bruna mas também adorei os outros 3 contos. Assim como você eu não tinha lido nunca nada da Bruna e confesso que também adorei a escrita dela.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ahhh este conto da Jasmine é só amor. Adorei o livro todo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu amo livros com essa temática teen e sou apaixonadas pelas autoras. Creio que um conto deve ser melhor que o outro! Estou ansiosa pela leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline.

    Mais resenha desse livro que fico bem interessada em conhecer. Como não conheço a escrita das autoras as resenhas estão despertando curiosidade ainda mais quando tem assunto de Bullying na história. Dica anotada e Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  8. Eu amo a escrita da Bruna Vieira, já li alguns dos livros dela e me apaixonei. Esse livro já está na minha listinha de desejados <3 Amei sua resenha. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline,
    Tudo?
    Estou voltando a blogosfera e decidi vir visitar os blogs amigos.Menina sabe que sempre tive vontade de comprar esse livro, porque tem 4 escritoras que eu considero muito e acredito que suas histórias vão me agradar muito. Sobre o conto da Bruna gostei da sua resenha, acho que deve ser bem divertido e nos lembrar a época do colégio. Enfim,se puder e quiser dar uma passadinha lá pelo blog também tem post de "volta", rs pretendo me atualizar nesse mundo literário.
    Beijos
    Raquel machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Aline
    Que bom que gostou. Também nunca li nada da Bruna.
    Adoro terminar um livro com uma sensação boa e suspirando rs. Adorei saber mais sobre o conto.

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  11. Tô amando ler suas resenhas dos contos, estou com o livro há um tempo nas mãos e até hoje não realizei a leitura!!

    Esse me deixou bem curiosa, eu amei a sua resenha!!

    ResponderExcluir
  12. Nunca li nada de nenhuma das autoras, mas já tinha visto esse livro por aí que, aliás, achei a capa uma graça.
    Achei legal conhecer esse conto aqui, já li sobre os outros aqui também e embora não seja uma leitura que me atraia, eu já achei uma ótima pedida para presentear uma pessoa muito queria que vai amar.
    Então, muito obrigado pela dica!! <3

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá tudo bem?
    Adoro livros juvenis e esse me deixou bem animada para ler! No entanto tenho muita dificuldade em resenhar livros de contos e vi que você separou por posts, uma atitude muito inteligente! Acho que vou dar uma chance a obra futuramente. Principalmente porque amo a Talita Rebouças.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  14. Oiee Aline ^^
    É muito legal quando a gente consegue acompanhar um crescimento e amadurecimento dos personagens, né? Eu cheguei a ler crônicas da Bruna, mas ainda não li seus contos. Estou bastante animada para ler este livro, gosto bastante da escrita da Babi e da Paula, e sou doida para conhecer a da Thalita.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  15. Olá! Adorei a sua resenha, mas não consegui me interessar pela premissa do livro, apesar de trazer ensinamentos para a vida e por ser uma leitura rápida (conto), que eu adoro.
    Vou deixar a dica passar, mas irei indicá-lo para leitores mais jovens e que gostam do gênero.
    Abs e parabéns pela resenha ^^

    ResponderExcluir
  16. Não li este livro ainda, masacho ótimo a Bruna chamar atenção para o uso excessivo da tecnologia, fazendo as pessoas deixarem a vida real de lado.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Assim como você nunca li nada da autora. Mas, tenho esse livro e já fiquei com vontade de passar ele na frente dos livros que tenho pra ler.
    Que fofo!
    Nizete
    Cia do leitor

    ResponderExcluir
  18. Gosto muito da Bruna Vieira ela é muito autentica e carismática, mas ainda não li nenhum livro dela, esse conto é bem fofo. Fiquei curiosa. Bjkas

    ResponderExcluir
  19. Oi Aline, para mim é sempre muito bom descobrir escritores(as) nacionais e não conhecia Bruna Vieira, este livro em especial tem um título lindo. Lendo sua resenha já me conectei à Jasmine e gostei de saber que a autora trata de temas relevantes em uma sociedade tão instável e ficando cada vez mais caótica (meu ponto de vista.).
    Ah! Amei a Jasmine imaginada por você.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir