Um pouco + do autor #12


Como resenhei a pouco o livro "Paganus" da autora nada melhor do que deixar vcs conhecerem um pouco mais sobre ela. Adorei a entrevista, espero que vcs gostem tambpem!!!!

LVP. Nome, onde nasceu e vive???
Simone O. Marques, nasci em São Paulo e é onde vivo atualmente.

LVP. Desde quando escreve???
Escrevo ficção e fantasia desde 2007.

LVP. Para ser um bom escritor o ideal é ser leitor desde criança??
Ser leitor é fundamental para ser um bom escritor, mas isso não significa que todo mundo que lê pode ser ou será um bom escritor. Há ingredientes a mais na composição de um bom escritor.
LVP. Você fez algum curso especifico (tipo: escrita criativa) antes de começar a escrever???
Não. E acho que isso é que me deixou livre para ter meu próprio estilo. Para mim, foi algo mais intuitivo do que técnico.
LVP. Quanto tempo levou para concluir seus primeiros escritos???
Meu primeiro livro foi escrito em três meses.
LVP. Fale um pouco do processo de criação, publicação e divulgação???
Bem, meu processo criativo é mais intuitivo, como disse antes. Eu sonhei com uma história e a escrevi, daí nasceu toda a saga Paganus. As ideias vêm em enxurradas e eu tenho que liberá-las. Eu me preocupo muito com a verossimilhança e isso me leva a pesquisar, então, meu processo criativo navega entre o imaginar, o pesquisar e o escrever.
Publicar já é um pouco mais complicado, pelo menos aqui no Brasil. Grandes editoras fecham os olhos para novos autores e então temos que caminhar morosamente por caminhos meio tortuosos em busca de alguma editora que realmente faça algo pela sua obra.
Divulgar então é a pedra no sapato, rsrsrs. Não tenho talento para ser vendedora, mas fui percebendo que, sem divulgar, você não entra no mercado pra valer. Mas não é nada fácil, não, principalmente para a grande maioria que não têm grana para investir em ações de marketing profissionais.
LVP. Qual a sensação de ver o livro pronto???
É muito boa, com certeza. Mas é muito melhor a sensação quando descobre várias pessoas lendo seu livro.
LVP. Qual a importância do blogueiro e das redes sociais na divulgação do livro???
Eu, particularmente, não teria encontrado meus leitores se não fosse pela internet. Tenho que agradecer ao Orkut (em seus primórdios), que me conectou a pessoas no Brasil todo e me ajudou a mostrar meu trabalho para um número considerável de leitores. O aparecimento dos blogueiros também veio somar positivamente nesse processo, pois ajudaram a “espalhar” opiniões e mostrar o livro em várias direções. Hoje, continuo apreciando o contato que tenho com leitores espalhados por várias partes do país através do facebook, blogues, skoob...
LVP. Como se sente quando recebe criticas negativas sobre seu trabalho??
Ninguém gosta de receber críticas negativas e mente aquele que diz que não se importa, mas acredito que essas críticas devem impulsionar você a sempre melhorar. Mas não se deve fiar apenas nessas críticas, sempre haverá aqueles que nunca estão satisfeitos com nada e gostam de esculachar. Felizmente, desde que comecei a escrever, tenho recebido críticas muito positivas de meu trabalho.
LVP. Você acredita que se os livros nacionais fossem mais baratos e tivessem uma melhor e maior divulgação, o n° de livros vendidos e lidos poderia se aproximar dos estrangeiros???
O preço já não é a desculpa para essa diferença de número de vendas. Muitos livros nacionais (e aí incluo os meus, finalmente) já têm o preço competitivo no mercado literário. O problema maior está mesmo na divulgação e distribuição deles. Você entra numa livraria e vê pilhas de livros estrangeiros logo na porta, enquanto os títulos nacionais estão meio que escondidos no meio de milhares de outros títulos. E também temos o problema do leitor que entorta o nariz para o título nacional e se joga em títulos que já têm milhares de cópias vendidas no exterior. Não experimentam e isso é que me entristece. E o pior, se por um acaso leram um livro nacional ruim, acreditam que todos os outros também são...
LVP. O que você diria para quem quer escrever um livro, por onde começar???
Não sei, rsrsrs. Cada um tem um gatilho e deve ter a sensibilidade para sentir o que te motiva. Eu mesma não sabia que ia começar a escrever e hoje não consigo parar. Mas uma coisa é muito importante: se você quer escrever para que outras pessoas leiam, seja criterioso, pense, pesquise, produza um texto de qualidade, não faça de qualquer jeito. Leia, releia, peça para que pessoas críticas leiam seu material e reflita sobre as observações que serão feitas. E, não desista se é isso mesmo que deseja.
LVP. Espaço reservado para divulgação do seu trabalho e contato!!!
Ôba!
Hoje tenho 3 livros no mercado: Agridoce, Paganus e Os Deuses do Mar.


Agridoce e Paganus são livros para o público jovem-adulto, pois exigem mais maturidade.
Agridoce é um livro de Vampiros (escrito antes de crepúsculo chegar ao Brasil) que tem sensualidade, tensão, sangue, suspense e um sabor genuinamente nacional, pois se passa no Brasil, em Santa Catarina.
Paganus é um romance histórico, que se passa no século XVII em Portugal e conta a história de três gerações de mulheres que têm que fugir da inquisição ao mesmo tempo em que tem uma missão para cumprir.
Os Deuses do Mar faz parte da série Marina e os tesouros da Tribo de Dana, é uma aventura juvenil que se passa na Chapada dos Veadeiros em Goiás. Tem como elemento principal a mitologia celta. Uma história para quem gosta de Percy Jackson, por exemplo, e de aventuras que envolvem mitologias, mas que tem um tempero brasileiro.

Os livros podem ser encontrados por enquanto nos sites das Livrarias: Cultura, Travessa e Lojas Singular, além do site da Editora Modo.
Contatos da autora:
Página no face: www.facebook.com/Simonemania
Blogues: http://simoneomarques.blogspot.com
http://marinaeostesouros.blogspot.com
http://livroagridoce.blogspot.com
twitter: @si_omarques
email: Simone.odete@uol.com.br

   Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu simplesmente amoooooooooooooo os livros da Simone. Uma das melhores surpreses literárias que tive em 2012. Ja li Agridoce, e me apaixonei. estava meio desanimada com os livros que estão na moda, quando peguei Agridoce, eu não sei explicar o que senti, mas me reencontrei no universo literário. Paganus eu ganhei de natal, e logo eu começo a ler. E detalhe, eu to muito chique, porque também tenho um blog, e ele é homonimo do livro dela, AGRIDOCE.
    Parabéns pela entrevista, a Simone é uma querida.
    beijos
    Eykler

    ResponderExcluir
  3. Muito bom conhecer um pouco mais sobre a autora.
    Ainda não li nenhum dos livros da autora, mas já li a sinopse dos livros e acho que vou gostar muito mesmo. Sem deixar de mencionar que as capas são lindas né.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista e saber um pouco mais sobre a Simone. Os livro dela parecem ser ótimos!

    Beijos, Bi

    ResponderExcluir
  5. Amei a entrevista, com certeza a divulgação é sempre dificil!!! As capas são lindas e não vejo a hora de ler todos, muito sucesso para a autora *-*

    ResponderExcluir