Romance Histórico ou Romance de Época???

 Andei pensando o que eu poderia trazer para vocês de interessante nesse dia de hoje e decidir falar um pouco sobre uma dúvida que tive e que acredito que muitos também tenham. Vocês sabem identificar quando o livro que está lendo é um Romance Histórico ou Romance de Época?

Eu sempre gostei de estudar história e imaginava como seria viver naquelas épocas em que tantos fatos e acontecimentos importantes para nossa atualidade aconteceram. Muitas pessoas que conheço até dizem que acham que nasceram na época errada, eu não tenho esse sentimento porque sei o quanto as mulheres batalharam para termos a realidade que temos hoje, sei que ainda não vivemos no paraíso social, mas a posição da mulher e de uma forma geral de todos são bem melhores hoje. Mas admito que adoro ler histórias onde seu cenário é no passado e claro torcer para que tudo termine bem. Mas enfim apesar de gostar dos dois tipos de romances, prefiro os de época. Vamos as explicações e diferenças que encontrei numa rápida pesquisa.

"Romance Histórico se preocupa com datas e fatos reais que marcaram a história. O local e o tempo onde se passa a trama é a principal referencia para inserir os personagens reais aos ficticios, numa trama que mistura fatos históricos com imagináveis. Realidade interagindo com ficção."  Fonte: Ler é o melhor lazer.com

"Geralmente os autores desse estilo dedicam anos de pesquisa e estudos para manter a veracidade dos fatos ocorridos no passado, mantendo assim a integridade histórica."
Fonte: Biblioteca empoeirada.com.br

Exemplos desse estilo:

Philippa Gregory - Nunca li nada dela mas já li resenhas maravilhosas no blog da Juliana Sobre mim e meu mundo . Não sei se as imagens foram agrupadas de forma correta em relação as séries =/ peguei as mesmas só para ilustrar.



Georgette Heyer - Não conhecia essa autora, mas como foi uma das autoras indicadas no texto da querida Mariana Ribeiro fui atrás das capas dos livros. Quem já leu, deixe sua opinião ok!!!

 
Ken Follett - Já li elogios ao mesmo, se não me engano no blog das queridas Millena Amor por clássico e Tyele Livromaníaca.


Bernard Cornwell

Mariana Ribeiro - O livro dessa blogueira querida ainda não foi lançado, mas algumas pessoas tiveram a oportunidade de ler seu manuscrito. Ela está revisando e melhorando o mesmo, então estou na torcida para o lançamento. Esse livro entra para a lista dos Romances Históricos porque a autora retrata fatos verídicos do Brasil Imperial, com personagens históricos reais interagindo com personagens fictícios.



"Romances de Época, além de não se importar com datas e nem fazer referências a fatos históricos importantes, ele se preocupa em mostrar como vivia e se comportava um povo em um determinado tempo. A maioria deles destaca a vida da sociedade londrina no período vitoriano, valorizando costumes como: Moda, etiqueta social, passeios de charretes ou no campo, jantares, Bailes, festas, teatros. A fragilidade da mulher, o casamento por conveniência, as amantes, a diferença entre as classes sociais, o valor de um título nobre, as intimidades sexuais entre os protagonistas são fatores importantes e estão sempre presentes."  Fonte: Ler é o melhor lazer.com

"Romances de Época procura apenas relatar a vida dos personagens, os hábitos e costumes de acordo com o estilo de vida em determinado período histórico, sem que necessariamente utilize a linguagem formal e apresente na trama os fatos históricos mais relevantes." Fonte: Biblioteca empoeirada (Mariana Ribeiro)

Exemplos do estilo:

Julia Quinn - Ainda não iniciei a leitura dessa série, mas após ler muitas resenhas elogiando fiquei curiosa e pretendo iniciar o quanto antes.


 Lisa Kleypas - Já li todos os três e adorei, ansiosa pelo próximo da série.


Madeline Hunter - Tenho curiosidade mas ainda não tive oportunidade.


E aproveitando o assunto podemos encontrar alguns títulos que apresentam o estilo Romance de Época com elementos de outros estilos como sobrenaturais (traços de fantasia) e até chick-lit.

Exemplos do estilo:

A Linhagem e Perdida - Esses foram os que li e me apaixonei!!!



Enfim é isso leitores maravilhosos, espero ter tirado as dúvidas de vocês com esse post e que assim como eu vocês se divirtam nas páginas desses ótimos livros. E claro que se vocês pesquisarem muitos outros livros fazem parte desses estilos, esses que mostrei foram só alguns.


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!???

11 comentários:

  1. Oi Amiga!
    Adorei o post! Eu sempre cometia esse erro de confundir Romance Histórico com Romance de Época, mas depois que li o texto da Mariana Ribeiro em algum blog que não lembro agora, consegui entender a diferença e agora não confundo mais!
    Eu gosto dos dois gêneros, mas leio com mais frequência os Romances de Época. :)

    Beijão!

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei o post. Você me esclareceu algo que nunca tinha parado para diferenciar bem, e esses exemplos ilustraram muito bem os dois estilos. Estou na espera para o livro da Mari Ribeiro também <3 Enfim, adorei o blog. Beijos!

    http://corujando.org

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline, boa tarde ^-^
    Amei o post. Bem informativo!
    Eu não sabia que os dois tipos de romance eram diferentes (pensei que eram só variações de nome :x); enfim, obrigada por tirar minha dúvida ^^'
    Gosto de estudar história e lendo é a melhor forma de fazer isso. Acho que vou preferir os romances históricos, que pelo visto dá para aprender bastante coisa (não que os de época não dê para aprender também, é claro :D).
    Obrigada pelas indicações de livros. Mais alguns para a lista de "futuras leituras".
    Beijinhos e boa semana.
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Line!!!
    O post ficou sensacional!!! Super bem explicativo e fez referências aos textos que eu e a Mônica escrevemos a respeito do tema. Muito obrigada pela lembrança e por falar do meu gênero literário preferido, o Romance Histórico. <3
    Ainda estou reescrevendo A Herdeira, mas espero que em breve eu possa conseguir publicá-lo. Vou apreciar muito saber a sua opinião.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a ideia da postagem. Realmente há muita confusão quanto a isso. E não é só nesses gêneros que isso rola.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline!
    Que post delicioso!
    Adorei-o. Confesso que curto ambos os gêneros. São livros que muito agradam-me.
    Adorei os exemplos de leituras que você citou. Só indicou realmente os melhores.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Finalmente alguem me explicou essa diferença, adorei o post Aline, bem criativo e informativo, tirou minhas duvidas.

    www.whoisllara.com

    ResponderExcluir
  9. Confesso que nunca parei para pensar a diferença entre os dois gêneros e achei bem interessante. Eu já me aventurei em romances com pegada história (estou me aventurando agr com A Batalha do Apocalipse), mas nunca um de época. Até comentei numa outra postagem que estou com A Linhagem aqui e provavelmente será minha primeira experiência.
    Super Abraço, Victor Rosa
    Encantos Paralelos

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post Aline! Consegui compreender bem melhor a diferença entre os dois gêneros, apesar de não ler muito sobre.
    Me interessei bastante por A Linhagem e Perdida, quem sabe não tento comprá-los esse ano né? Estou gostando de experimentar novos gêneros... :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post, acho que assim com vc muita gente tem dúvida sobre isso, inclusive eu! kkkkk Não sou muito fã de romances, mas romances de época de algo à mais, normalmente algo dramático, uma história meio que com tragédias e muitos fatos que separam o casal, um pouco diferente dos romances que encontramos atualmente. Não leio muito romances de época, mas já li alguns (há um bom tempo) e adorei!
    Parabéns pelo post, foi bem esclarecedor!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir