As Aparências Enganam - Janaina Rico e Liana Cupini


Autora: Janaina Rico & Liana Cupini
Editora: Qualis
2015 - 1° edição
144 págs



Desde que fiquei sabendo do lançamento desse livro minha curiosidade ficou aguçada por ser uma história composta pelas autoras Janaina Rico (já conheço o trabalho dela e gosto muito) e Liana Cupini (já li ótimas resenhas sobre os livros dela e essa seria uma ótima oportunidade para conhecer seu trabalho), além dessa capa linda, concordam!!! 

Adorei a edição da editora Qualis: páginas amareladas, fontes das letras em ótimo tamanho, mas achei que a revisão pecou um pouco, encontrei vários erros ao longo da leitura (acredito que nas próximas edições elas serão corrigidas). Os capítulos são curtinhos e objetivos, por isso a leitura flui rapidamente, a narração é feita em primeira pessoas e é distribuída entre as duas amigas, assim temos a visão delas ao longo da história. 

Confesso que a linguagem coloquial, somada as gírias e ditados populares usadas pelas autoras me incomodou um pouco, mas ao mesmo tempo esse artifício fez com que as personagens me parecesse pessoas reais do dia a dia, acredito que esse era o objetivo das autoras.
 
A proposta de apresentar uma história sobre as dores e alegrias de ser mulher foi bem desenvolvida ao meu ver. Nessa história conhecemos duas amigas bem diferentes que acabam passando por decepções na vida devido o jeito de ser de cada uma e por isso acabam tendo a ideia de tentar viver de forma diferente, mudando o visual e a cidade onde viviam para tentar fazer a vida dar certo. Isabel, a recatada e que não tinha muitas pretensões para sua vida além de casar, ter filhos e ser feliz como dona de casa, acaba se transformando numa mulher bem produzida e de aparência sexy que chama atenção de todos por onde passa e assim consegue um emprego maravilhoso que paga bem e ainda tem um bônus (um chefe lindo) e Luciana que era a mulher fatal e que não abria mão de uma noitada inconsequente tentará ficar mais recatada e não chamar tanta atenção para provar que é mais que um rosto e corpo bonitos.
 
A princípio tudo parece dar certo mas com o passar do tempo elas percebem que por dentro ainda são as mesmas e acabam se envolvendo em mil confusões.
Apesar de ser um livro curtinho, apenas 141 páginas, as autoras conseguem fazer os leitores refletirem sobre o papel das mulheres numa sociedade que apesar de toda evolução que passou ao longo dos séculos ainda permanece machista e cheia de preconceitos. Também debatem sobre as rivalidades entre as mulheres, mesmo as amigas. Entre outros temas como traição, auto estima, brigas e afastamentos em família etc.
 
Uma coisa que eu achei muito interessante foi acompanhar as mudanças que cada uma dessas amigas tiveram em suas vidas, elas perceberam que muitas vezes o que pode fazê-las feliz é bem diferente do que imaginavam e da forma como levavam suas vidas (Para quem leu entenderá isso principalmente no epílogo do livro, onde somos informadas como a vida das personagens estavam após alguns anos depois da história que acompanhamos, adorei!!!).
 
Enfim apesar das autoras tocarem em temas sérios e importantes para serem debatidos, elas conseguem contar uma história com humor e muitas confusões dignas de um chick-lit. Acredito que todos deveriam ler As Aparências Enganam e se permitir conhecer o trabalho dessas duas escritoras nacionais que tem muito potencial para conquistar fãs de todas as idades. Fica a dica!!!



Vejam minha opinião sobre o outro livro que li da Janaina aqui:  Ser Clara  



Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!  
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!?

6 comentários:

  1. Amei sua resenha. Eu também encontrei alguns erros na edição do livro, mas deixei passar. Gostei muito do livro. E a sua resenha está explicadinha. Quem leu realmente entende que nada é como parece e que as pessoas mudam.
    Parabéns pela sua resenha Aline.

    Beijinhos
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Aline!
    Ainda não conhecia o livro, mas pela tua resenha dá para perceber que é uma ótima história. Com certeza irei compra-lo, afinal amooo um chick-lit, ainda mais um chick-lit nacional!

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline! Fiquei super interessada nesse livro, adorei a capa e a proposta, inverter completamente a personalidade e o modo de agir é algo que com certeza já passou pela cabeça de muitas... quero saber como elas lidaram com todas essas mudanças e das confusões e consequências desse ato.
    Adorei sua resenha e espero que esses erros sejam corrigidos mesmo.
    beijos

    http://www.livromaniaca.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga!
    Essa é a primeira resenha que leio sobre esse livro e confesso que fiquei curiosa para acompanhar as mudanças das personagens. Acredito que a narrativa seja bem engraçada, principalmente com o fato da troca de lugar entre elas!
    Espero que os erros sejam revisados na próxima edição pois nossa literatura merece total atenção!!
    Obrigada pela dica Line :)
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falei com a Janaina e ela garantiu que a segunda edição chegará bem revisada!!!

      Excluir
  5. Eu conheci esse livro na Bienal daqui de PE e nem me interessei muito, mas agora que li a tua resenha fiquei com vontade de lê-lo kk'
    Gosto muito de livros que tenham alguma mensagem importante e ainda assim sejam divertidos, esse parece ser bem assim haha'
    Vou colocá-lo na minha listinha :D

    Beijos
    Colecionando Primaveras

    ResponderExcluir