As Aventuras de Pinóquio - Carlo Collodi

Autor: Carlo Collodi
Editora: Martin Claret  
167 Págs.  
Edição -  2011

Minha decisão de ler esse clássico infantil foi trazer no dia de hoje, Dia das Crianças, uma obra que foi feita pensando nelas, na sua educação e formação. Confesso que a leitura fluiu melhor do que eu imaginava e consegui me envolver totalmente com a narrativa e com os personagens, além de amar as lições contidas no livro.
 
Essa história do boneco travesso nos apresenta as consequências que o mau comportamento pode causar na vida de qualquer um, mas como Pinóquio tem um bom coração e após muito sofrer ele aprende a lição e começa a amadurecer, a ser bom e responsável assim acaba tendo como prêmio se transformar em um menino de verdade, seu maior sonho. 

"A Sinceridade de sua dor me fez entender que você tem bom coração, e dos meninos de bom coração, mesmo que sejam um tanto moleques e mal acostumados, sempre se pode esperar algo de bom, sempre se pode esperar que encontrem o bom caminho." Pág. 96

"Eu estudarei, eu trabalharei e farei tudo o que me disser porque, afinal, a vida de boneco já me cansou, e eu quero me tornar um menino a qualquer custo." Pág. 97

Achei interessante também descobrir um pouco mais sobre o autor e a forma como o livro foi lançado no passado. Muitos associam a história ao Walt Disney e não ao autor italiano Carlo Collodi. A história originalmente foi lançada em fascículos por isso encontramos hoje capítulos curtos e narrativa fácil e envolvente. Em cada capítulo Pinóquio vive, podemos dizer assim suas desventuras, já que ele se mete em altas confusões devido suas escolhas erradas e sempre se dá mal até que algo acontece e ele tem uma nova chance de seguir um caminho melhor, mas até que isso aconteça esse boneco maroto aprontará e sofrerá demais.

Só encontrei um ponto negativo no livro, os títulos dos capítulos são quase um resumo do que encontraremos e para mim eles acabavam tirando um pouco a graça, mas confesso que em determinado tempo parei de ler os títulos para poder ser surpreendida e gostei muito da leitura.

Enfim fica a dica de leitura para toda idade e um aviso: nem todos os clássicos são difíceis de ler, permitam-se aventurar nessas histórias que já conquistaram o mundo e serviram de inspirações para outras histórias. Fica a dica!!!! 

Amei a Homenagem que o Google fez ao dia das Crianças, aproveitei para fazer uma montagem felicitando as crianças de todas as idades!!!!


P.s. Fonte das Imagens: Google!!!

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!  
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!?

14 comentários:

  1. Oi, Aline
    O livro parece uma graça. Mas acho que o título dos capítulos parecem ser enormes..rs
    Acho que este não é um clássico dificil de ler mesmo.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Aline!
    Eu tenho esse livro em casa!!! Mas ainda não parei para ler por já conhecer a história e tudo mais. Ele fica mais para recordação e pela coleção mesmo! rs,

    Beijos Mari Martelote
    http://www.maravilhosasdescobertas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ola Aline como é delicioso ler um clássico infantil, tenho um filho de 1 ano e 8 meses e leio sempre com ele, adoro a história do Pinóquio por ter essa mensagem da importância da verdade em nossas vidas. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga!
    Não tenho o costume de ler livros infantis, mas já até pensei em criar uma meta para o próximo ano para ler esses clássicos. Só tem um problema, ainda não consegui ler "As Crônicas de Nárnia" (o desafio desse ano). Simplesmente o interesse não foi despertado ainda, sabe? =/
    Adorei saber sua opinião e descobrir que a leitura não é difícil :)
    Obrigada pela dica Line!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não tinha a menor ideia de que inicialmente tinha sido lançado em fascículos! Te agradeço pela dica dos títulos dos capítulos, é um livro que tenho muita vontade de ler e quando conseguir fazer isso vou pular os títulos que anunciam o que vai acontecer. Amo clássicos, e amo livros que transmitem boas lições.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Aline tudo bem, ótima escolhas adoro esses livros clássicos eu li Pinóquio e a mensagem que ele transmite é muito legal. Não li nessa versão e capa. Eu vi o filme esses dias foi especial pelo dia das crianças.
    Bjkas

    ResponderExcluir
  7. Oláá
    Eu nunca li Pinóquio, só vi o filme e uma peça mas conheço bem a história e acho uma graça, fiquei com vontade de ler depois da resenha haha ótima dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esses clássicos infantis são uma graça mesmo. Eu lia muito na epoca de escola, mas pinoquio nunca li, fiquei só pelo desenho mesmo.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline, tudo bem?

    Eu tinha um pouco de medo do Pinoquio quando eu era pequena. Porque tudo minha mãe falava: quer ficar igual ao pinóquio? Com o nariz grande porque conta mentira? Então isso me assustava um pouco huahuahua. Mas que bom que você gostou do livro. Sem dúvida ler esses clássicos é maravilhoso.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bom?
    Eu gosto de histórias infantis que deixam uma lição durante a leitura e tenho certeza que esse clássico é um deles. Gosto de refletir sobre esse tipo de narrativa e acredito que isso acontece com os pequenos também.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Aline, confesso que também associo a história à Walt Disney e me surpreendi agora.
    Não é minha história infantil preferida, mas agora como mãe, posso trabalhar muitos temas com meu filho. Adoro essas capas da Martin e gosto de capítulos curtos, vou adquirir.
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  12. Oi, Aline! Tudo bom?
    Pinóqui não é lá uma das minhas histórias favoritas dentre as infantis. Mas achei muito legal sua iniciativa de resenhar um livro assim pela data. É um meio até de incentivar o pessoal pra ler com as crianças. Os títulos de livros infantis são muito assim, né? Já vi vários entregando tudo na época em que pegava os da biblioteca da escola. hehe..
    Beijão.

    ResponderExcluir
  13. Oi Aline! Linda a capa, lembro que minha mãe contava essa história, sempre explicando o quanto é feui mentir e o que acontece quando isso acontece rs . É um dos mais belos clássicos que existe,amei você ter resenhado ele, fiquei muito feliz, porque lembrou mi há infância, beijos!

    http://www.livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Lembro que quando era criança tinha uma caixinha com vários dos clássicos infantis. Eram livrinhos pequenos, algo mais resumido e por isso não lembro desses títulos, mas você acabou de despertar em mim o interesse de ler as histórias 'originais'. Vou procurá-los =)

    Beiijos, Andressa
    Mais que Livros | Curtindo a Vida a Dois

    ResponderExcluir