Gênero Literário - Terror/Horror

E aí meus queridos como vocês estão!!!??? Espero que ótimos.  Estão preparados para conhecer o gênero desse mês do Desafio dos Gêneros Literários será que a imagem deixou alguma pista!!!??? Pois é, o gênero escolhido para Outubro não poderia ser outro que não o Terror/Horror devido ao mês do Halloween, mesmo que aqui no Brasil não exista essa festa.


Após fazer uma pesquisa pelo o Google encontrei essas definições e informações que achei útil e interessante, espero que gostem assim como eu:

O gênero do terror ou horror na literatura tem a intenção ou capacidade de atemorizar ou assustar os seus leitores, através do medo. Em suas diversas manifestações, é natural a existência de uma assustadora atmosfera de estranheza. 

O terror pode ser tanto sobrenatural, como não-sobrenatural. Comumente a central ameaça por trás de uma obra de ficção de terror pode ser interpretada como uma metáfora para os grandes medos da sociedade. As antigas origens do gênero foram reformuladas no século XVIII como terror gótico.

O terror na literatura tem suas origens no folclore e em tradições religiosas, focando na morte, na ideia de vida após a morte, no mal, em demônios e no princípio de algo incorporado à pessoa. Estes manifestaram-se em histórias de bruxas, vampiros, lobisomens, fantasmas e pactos com demônios.

Autores de destaque no século XIX:
Mary Shelley
Edgar Allan Poe
Bram Stoker

Já no Terror Contemporâneo o autor de maior destaque é o Stephen King!!!

Característica:
Um dos traços definitivos do gênero de horror é que o mesmo provoca uma resposta emocional, psicológica ou física nos leitores que faz com que os mesmos reajam com medo. Uma das citações mais famosas de Lovecraft em relação ao gênero é: 

"A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido."

Fonte: Wikipédia


O horror está estreitamente ligado a outros gêneros literários, como o fantástico e a ficção científica. 

A vertente do terror, representada especialmente pelo escritor Edgar Allan Poe, foca particularmente na produção de um clima de suspense não procedente de causas transcendentais.

Já na literatura de horror há a presença de tópicos sobrenaturais, normalmente ligados a elementos próprios da ficção científica. É o que ocorre com clássicos como Frankenstein. Mas este gênero pode igualmente incorporar temas folclóricos e outros típicos da cultura popular, sendo o maior exemplo a obra Drácula.

O horror tem certo parentesco também com elementos religiosos e geralmente nota-se a exploração de dons virtuais na mente humana.

Criaturas muito presentes no gênero horror, integrantes de uma galeria ancestral presente na cultura oral, lobisomens, vampiros, bruxas e espíritos povoam o imaginário popular. Os ingredientes desta literatura podem ser encontrados também nas histórias dos Irmãos Grimm, equivocadamente consideradas contos infantis."

Fonte: Infoescola

Livros que desejo ler dentro do estilo:


Confesso que não tenho muito o hábito de ler esse gênero mas com certeza existem alguns títulos, como os acima citados que chamam minha atenção. Caso vocês tenham sugestão deixem nos comentários ok!!!??? Ótimo fim de mês para todos nós!!!!



Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!?

4 comentários:

  1. Oi amiga!
    Nunca li nada do gênero e confesso que não tenho vontade de mudar isso agora rs. Sempre tive problemas em assistir filmes de terror e acho que isso acaba refletindo nas minhas leituras. Um mistério e suspense sempre é bom durante a leitura, mas para por aí. Não lido bem com esses tipos de histórias e ainda sonho a noite. Sei que isso pareceu coisa de criança, mas é a mais pura verdade rs.
    Ps. Sobre a resenha lá no blog, eu não tinha percebido que falei demais. Espero que isso não tire a graça de ninguém durante a leitura... =/
    Mas obrigada por me avisar amiga, vou ficar mais atenta a partir de agora.
    Beijos querida,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga esse nosso medo não é coisa de criança não, eu também sou impressionável. Ontem tive pesadelo e depois insônia só com a pesquisa e imagens para fazer esse post =/ =(

      Excluir
  2. Oi, amiga! Olha eu aqui, é só ter uma folguinha que eu apareço nos blogs queridos! rsrsrsrs
    Eu adorei seu post! Não costumo ler terror porque sou muito medrosa, mas tenho uma curiosidade intensa com o gênero, ele é o único que ainda não experimentei. Quero mudar isso em breve e adorei suas dicas alguns desses também estão entre os que pretendo ler. Vamos ver se consigo super o medo! hahaha

    Beijão!

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline
    Eu morro de medo de ler esses livros de terror kkk'
    Já li alguns contos de Poe e achei bem escritos e tal, mas minha falta de coragem impediu que eu continuasse lendo kk
    Tenho muita vontade de ler algum livro de Stephen King, estou criando coragem pra isso haaha

    Beijos
    Colecionando Primaveras

    ResponderExcluir