Mansfield Park - Projeto: 1 filme/semana!!!



Assim como na semana anterior vi o filme no sábado e a cada semana percebo que esse é o melhor dia para mim. No domingo além do projeto leitura de domingo costumo ver alguns episódios das séries que acompanho.

E a escolha da semana foi o filme Mansfield Park (1999) inspirado no livro de mesmo nome da Diva Jane Austen. Vocês acreditam que achei esse filme por acaso no Telecine play??? Ele estava com o nome Palácio das Ilusões e após ler a sinopse achei interessante e só liguei o nome a Diva master dos romances de época quando vi nos créditos iniciais.

Sinopse: "Aos 12 anos de idade a jovem Fanny passa a morar de favor em Mansfield Park, a casa do esposo de sua tia, Sir Thomas Bertram. Inteligente e estudiosa, ela logo se torna amiga de seu primo Edmund, o filho mais novo de seus tios, apesar de ser sempre destratada por seu tio e pelas suas primas fúteis. Com o passar do tempo Fanny se torna uma bela mulher, que acaba chamando a atenção de Henry Crawford, jovem que se tornou recentemente seu vizinho juntamente com sua irmã, Mary. Notando o interesse de Henry por Fanny, os tios dela logo promovem um encontro entre os dois para logo depois se sentirem revoltados com o desprezo que a jovem demonstra pelo seu novo vizinho."

Gostei muito e como ainda não li o livro Mansfield Park da Jane Austen não posso fazer comparações em relação ao enredo. Mas posso dizer que para quem gosta de Romances de época esse filme tem todos os elementos, tanto os positivos quanto os negativos, mais que presentes.
 

Deixei-me levar pela história de pequena Fanny que sem entender o porquê é preciso sair da casa de seus pais, deixando para trás a irmã que tanto adora. Ela é levada criança para casa de seus parentes e chegando lá descobre que provavelmente ficará lá para sempre, fica desesperada e logo é tratada como uma empregada, com exceção do seu primo Edmund que a acolhe e acabam tornando-se amigos. Eles começam a fazer tudo juntos como andar a cavalo, estudar e ler muito. Dessa forma Fanny cresce com uma personalidade crítica e cheia de ideias inovadoras. Ela que sempre gostou de contar história agora começa a escrever suas criações no papel.


Aos poucos ela se acostuma com a vida que leva até sua beleza começar a ser percebida e seu tio desejar tirar vantagem arranjando um casamento para ela. Mas para surpresa de todos ela não aceita essa situação e acaba dizendo que não se casará porque não é um escravo para ser vendido.


Mesmo que rapidamente o filme cita a situação dos escravos e a busca dos abolicionistas em acabar com a escravidão, além de todo impacto econômico que essa mudança social causaria. Achei essa parte tocante porque esse tema sempre me abalou e fico espantada ao saber que séculos depois a escravidão (mesmo que de outras formas) ainda existe em 2016.


Fiquei o tempo todo torcendo para que tudo se resolvesse e que a Fanny fosse feliz ao lado de seu grande amor. Agora vocês precisam ver para saber o rumo que a vida dessa personagem tomará. Garanto que para os amantes de romance de época esse filme é imperdível!!!! Os sentimentos transbordam nas interpretações e os cenários representam bem onde as pessoas dos anos de 1800 viviam. E o final é muito amorzinho e justo!!!

Vejam esse trailer, apesar de estar sem legenda dá para entender:


Uma das capas para obra que inspira o filme: 


 É isso espero que tenham gostado de saber minhas breves impressões sobre o filme da semana!!!

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!

4 comentários:

  1. Aline!
    Pelo visto a adaptação ficou muito boa.
    Não li o livro e nem assisti o filme, mas como falou que tem no Telecine Play, vou tentar assistir por lá.
    Valeu a dica!
    “Faça desta Páscoa, a tua Páscoa. Faça desta ressurreição, tua ressurreição. Nunca se entregue, pois é somente a cada adversidade que poderemos vislumbrar uma nova oportunidade.” (Ivan Teorilang)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de março com 4 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Amiga! Como eu não conhecia esse filme?! Já quero assistir logo, adoro os livros da Jane Austen e os filmes inspirados são muito bons. Com certeza será um dos próximos que vou conferir. Adorei o projeto!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga!
    Faz um bom tempo que assisti esse filme e vale falar que ele é favorito? Mesmo que os demais da Jane também sejam? hehe
    Ainda não tive oportunidade de ler o livro e sempre fico babando nessa edição que você postou! Espero ler logo!!
    Beijosss,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Aline, eu não estou participando de nenhum projeto específico, mas também tenho tentado assistir um filme por semana (principalmente depois que vi o péssimo saldo de filmes assistidos ano passado). Diante disso, vou anotar esse filme do qual você falou para que eu possa vê-lo... amo histórias com personalidades femininas assim, fortes e de grande singularidade. Gostei muito dos seus comentários. :)

    Abraços,
    Francielle
    www.universoliterario.com.br

    ResponderExcluir