A Garota Dinamarquesa - Projeto: 1 filme/semana


Sábado passado vi o tão falado filme A Garota Dinamarquesa (2016) que se enquadra na categoria drama/romance. Ele foi inspirado no livro de David Ebershoff que segundo crítica é inspirado na realidade, mas que acaba sendo um livro de ficção.  

Nessa história conhecemos a figura histórica do primeiro transsexual, ou seja o primeiro homem que se submeteu a operação para mudança de gênero. Esse filme pode ser considerado polêmico por tratar de um assunto que até hoje não é bem aceito, mas ao mesmo tempo continua atual e com muitos subtemas para reflexão e formação de opinião. O filme superou minhas expectativas e precisei de alguns dias para decidir o que escrever para vocês.

Sinopse:

Cinebiografia de Lili Elbe (Eddie Redmayne), que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Em foco o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda (Alicia Vikander) e sua descoberta como mulher.

No filme conhecemos o casal de pintores Einar e Gerda, eles levam uma vida normal; até que Einar começa a perceber que sempre prendeu quem realmente era no mais profundo do seu ser e quando tem a chance de externar Lili aos poucos percebe que ela é quem lhe faz sentir completo e verdadeiro, assim aos poucos Einar começa a ser ocultado e a crise no casamento começa. Mas o amor de Gerda por Einar/Lili é tão grande que ela simplesmente se coloca no lugar do seu amor e entende o que ele está vivenciando. Claro que ela sofre porque a cada dia está perdendo seu amado marido, mas percebe que prefere vê-lo feliz do que mantê-lo ao seu lado infeliz.


Com certeza só vendo para perceber a beleza nas tomadas de decisões de cada um dos personagens e as consequências que suas escolhas trarão para sua vida. Achei o filme tão cheio de sensibilidade, beleza e sutileza que acredito que aqueles que tiverem a mente aberta conseguirão perceber toda mensagem de liberdade da alma contida na história. Sabe quando você permite que a história te envolva sem ficar julgando ou tentando encaixar os personagens em certos e errados!!!??? Foi assim que vi esse filme e fiquei emocionada com o rumo na vida desse casal. 

Para mim Einar foi um exemplo de coragem, daqueles que não se preocupa com o que os outros iriam falar dele, apenas correu atrás da possibilidade de ser Lili verdadeiramente e Gerda foi um exemplo de companheira e determinação.


Einar, Lili e Gerda


Veja o trailer legendado aqui:


Veja as capas das duas edições do livro aqui:


Esse filme é indicado a todos aqueles que tem a mente aberta ao diferente e que sabe respeitar o direito do outro. Além disso esse filme sensível transcende o lado sexual da situação, ele foca na forma como a pessoa se sente, se vê e sonha com a liberdade de viver em paz aceitando-se do jeito que é. Fica a dica de um filme que fará você rever seus conceitos e forma de olhar o outro.


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!

3 comentários:

  1. Oi Aline!
    Adorei o teu comentário.
    Esse é um filme que eu quero muito ver por ter o Eddie Redmayne, que eu admiro, no papel principal e por ter sido tão aclamado pela crítica. Além de ser polêmico. Realmente é uma história que trata de respeito,ao outro e a si mesmo.
    Espero poder assistir logo!
    Um beijo!
    Lua.

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!
    Nossa, esse filme parece ótimo, sério mesmo, ainda mais que tem o Eddie Redmayne, que é um baita de um ator. Deve ser uma obra muito comovente!
    Adorei seus comentários sobre A Garota Dinamarquesa também, então acredito que irei amar esse filme! Trata de um tema muito importante, que muitos, em pleno 2016, não compreendem ou tem preconceitos, o contrário do que a esposa de Lili faz. Deve ser sensível mesmo!
    Beijo,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline,

    adorei o post! Estou cada vez mais curiosa para ver esse filme!

    Beijos!
    Participe do sorteio do livro Minha Vez de Brilhar + Kit de Marcadores
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir