Opinião: Machado de Assis



Adorei entrar no Google hoje e ver essa linda imagem do Doodle homenageando o autor Machado de Assis pelo seu aniversário, se estivesse vivo ele faria 178 anos. Assim como todos conheci as obras do autor no segundo grau e diferente de muitos não li obrigada, pelo contrário depois de ler o primeiro: 'Dom Casmurro' por indicação do professor acabei me evolvendo tanto que comecei a pegar outros títulos e embarcar nas histórias críticas do autor que introduziu o movimento do Romance realista no Brasil . Vou mostrar os que já li, mas pretendo ler os demais, quem sabe um projeto para 2018??? Vou desenvolver essa ideia e falo para vocês.

Algumas frases que gosto:

“Eu gosto de olhos que sorriem, de gestos que se desculpam, 
de toques que sabem conversar e de silêncios que se declaram.” 
― Machado de Assis 

“A ausência diminui as paixões medíocres e aumenta as grandes, 
como o vento apaga as velas e atiça as fogueiras.” 
― Machado de Assis

“É melhor, muito melhor, contentar-se com a realidade; 
se ela não é tão brilhante como os sonhos, tem pelo menos a vantagem de existir.” 
― Machado de Assis

(fonte das citações: aqui)

Obras lidas:








        
Lembro de vários detalhes dessas histórias e cada uma a seu modo me marcou, mas desejo reler (pelo menos alguns) e ler os títulos do autor que ainda não li, então penso que será o máximo desenvolver esse projeto. Aguardem por mais detalhes.  E vocês leram algum desses títulos, gostaram, pretendem ler outros títulos do autor!!!??? Obrigada pela atenção. 


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!

2 comentários:

  1. Oi, amiga!
    Sempre gostei de Machado de Assis, lembro que li ainda na época da escola, Dom Casmurro e Helena e amei os dois. Também pretendo reles Dom Casmurro e ler outros livros do autor que ainda não conheço. Já viu aquela coletânea da obra do autor que vende na Amazon quero muito! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  2. Me apaixonei por este autor através do ensino médio onde estudamos um pouco da obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, e através disto quis ler outros de seus livros, porém ainda não tive oportunidade, e também quero reler esta obra, pois acredito que amadureci enquanto leitura, e terei outra visão desta estória.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir