Para Amar Clarice - Emilia Amaral


Autor: Emília Amaral
Editora: Faro editorial
(Parceira com a editora)
2017 - 159 págs.
Sinopse: Skoob
 
 
Assim como a maioria conheci a escritora Clarice Lispector no segundo grau nas aulas de literatura e logo fiquei curiosa para saber mais dessa Ucraniana que passou parte de sua juventude em Recife, cidade onde vivi e vivo. Li alguns livros dela na época e a forma como ela colocava os sentimentos dos seus personagens como protagonistas das histórias me fascinou. Mas confesso que com o passar dos anos, mesmo reconhecendo toda a importância do trabalho dela, acabei não conseguindo ler quase mais nada de seus escritos.

Minhas perspectivas antes da leitura ... eram bem positivas, quando soube do lançamento da Faro editorial fiquei curiosa e ansiosa para conhecer um pouco mais da obra dessa mulher sem igual que veio ao mundo e deixou sua marca e tornou-se inesquecível.

Durante a leitura ... Logo na apresentação a Emília Amaral nos informa que a obra tem como objetivo aproximar o leitor das obras da Clarice, o foco não será a vida mas os escritos, mas mesmo assim nos é apresentado um pouco da vida privada e da vida profissional da Clarice Lispector.


"A escritora é simultaneamente considerada hermética, incompreensível, 
no limite, insuportável, em sua intensidade." Pág. 9

A Clarice foi "uma perseguidora de nossa mais profunda vida introspectiva. (...)
Dedicou a vida a narrar o inenarrável." Pág. 10

A autora nos apresenta como os trabalhos da Clarice foram organizados (por temas por exemplo) achei bem interessante e penso que dessa forma os interessados em ler mais títulos da autora podem focar no que mais chamar sua atenção.

Lendo o perfil da Clarice confesso ter descoberto várias curiosidades sobre a vida dela e acabei me sentido mais próxima dela e claro morri de dó com algumas coisas que aconteceram na vida dela.

Assim como já citei acima confirmo que o livro faz meio que um raio X das principais obras da Clarice, das mais conhecidas e destacadas, dessa forma a compreensão sobre o que a autora quis passar com a história de cada uma delas fica mais clara e compreensível.

Dessa forma posso dizer que no fim da leitura cheguei à conclusão que 'Para Amar Clarice' é ideal para quem já leu as obras da autora e deseja ter um conhecimento mais detalhado sobre o enredo e as mensagens passados por ela. Também seria uma ótima opção para aqueles que são fãs de literatura clássica brasileira e para todos os curiosos. Achei uma leitura válida porque pude ter uma noção mais específica do trabalho da escritora. E com certeza esse é daqueles livros de consulta e até estudos futuros. Fica a dica de um livro nacional que detalha a obra de um dos ícones da nossa literatura nacional clássica.




Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!

16 comentários:

  1. Oiii, amei ver sua resenha. Estava doida para saber como é este livro. Tenho ouvido muito falar de Clarisse e de sua importância para a literatura, já que agora sou uma estudante de letras. Quero muito este livro, parece-me que é enriquecedor. É sempre bom entender sobre o tipo de escrita do autor, até para entender melhor a sua obra, principalmente autores como ela que falam muito de sentimentos né.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    Aquele momento que eu tenho vergonha de admitir que eu nunca li nada da Clarice, mas tenho muita curiosidade em saber mais sobre ela já que ela é um dos maiores nomes da literatura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Ando em um momento da minha vida que estou bem interessada em livros como esse, pretendo ler alguns livros da Clarisse e ter um livro de apoio pode ajudar muito.

    ResponderExcluir
  4. Oiii tudo bem??

    Ganhei os 2 livros da serie, e achei bem interessante o contexto do livro, alem de lindos.
    Ja li alguns de Clarice, e acho que vou gostar de conhecer coisas novas.
    Adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Conheço bem pouco de Clarice, mas pretendo em breve ler algumas de suas obras. Posteriormente pretendo ler Para Amar Clarice, já que você recomendou que o livro é para quem já leu as obras.
    Parece ótimo e uma baita oportunidade de saber mais sobre Clarice.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline.

    Apenas conheço a capa do livro,mas resenha a sua é a primeira que leio. E parece ser uma ótima dica de leitura para obter mais informações e aproximar o leitor das obras da Clarice. Adorei a dica e já adicionei na minha lista de desejados.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Clarice é magnifica <3
    amei a sua resenha e fiquei me acabando de curiosidade para ler esse livro, porém já tenho vários motivos para amar essa mulher, e a capa ficou linda! Ótima resenha!

    Abraços, Jose Marcos.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Como não amar Clarice Lispector? Ela é diva e tudo dela que já li foi magnífico e por isso eu adoraria ler esse livro e entender melhor suas obras.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oiiiii eu não conhecia essa autora, aliás eu quase não conheço, pois não era uma leitura e muitos ainda não ouvi falar. Mas com esse amor nas palavras por essa autora me fez querer conhecer.

    Amei o post e a apresentação dela para mim.

    bjus

    ssurrandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Tudo bom?
    Eu adoro essa autora, eu também conheci ela no colegial, mas confesso que na época eu não dei trela para ela, o que hoje me deixa tremendamente envergonhada.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Sabe que eu nunca li nada da Clarice? Claro que, vez ou outra, aparecia um trecho das obras dela nas provas da escola, mas foi só isso. Tenho muita curiosidade de ler seus livros e saber mais sobre sua vida, mas sinto que ainda não estou preparada para isso...haha' Ainda não conhecia esse livro *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  12. Adorei!
    Eu sou bastante curiosa em relação aos nosso autores nacionais e... bem, Clarice Lispector!!! ♥
    Gostei de saber que, além de falar sobre os textos dela, também se fala um pouquinho da vida.
    Com certeza eu leria! E adoraria ter na minha estante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá Aline, li alguns livros da Clarice, alguns gostei bastante outros nem tanto, por isso acredito que esse livro seria interessante para conhecer mais sobre ela e suas obras. Vou anotar a dica, com certeza. Bjkas

    ResponderExcluir
  14. Ola flor, tudo bem? Acredita que não li Clarice ainda? Sim, eu sei, preciso tomar vergonha na cara, mas fazer o quê... Eu achei muito, mas muito interessante esse livro. Porque eu, que não conheço os livros, posso conhecer um pouco a vida dela e suas principais obras e quem saber ler alguma? Fascinante, não?
    Obrigada pela dica,
    bjus

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Confesso que nem lembro se já li alguma coisa da Clarice até mesmo nas aulas de literatura rsrs
    Achei a obra bem interessante e válida para os amantes dos escritos da autora para terem uma visão mais detalhada sobre eles e também para quem quer conhecer um pouco mais da Clarice (que seria o meu caso).

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  16. Amei a sua dica, pois sou apaixonada pelo trabalho de Clarice Lispector, e não conhecia esse livro que trata de sua obra. Certamente já está entre minhas prioridades. Acho que saber um pouco mais sobre uma de minhas autoras preferidas é uma ótima pedida.

    Tatiana

    ResponderExcluir