Frankenstein - Mary Shelley

Autora: Mary Shelley
Editora: Martin Claret
2011 - 208 págs.
Sinopse: Skoob

Assim como a maioria das pessoas eu já tinha uma noção da história e penso que foi por isso que demorei tanto para ler esse clássico. Ganhei do meu irmão a anos atrás, mas quando estava fazendo as metas de 2017 disse a mim mesma, desse ano não passa. E posso garantir a vocês que o enredo e a narrativa me envolveram tanto que esse livro entrou fácil para os melhores do ano e de todos os tempos para mim.

Livro narrado em primeira pessoa, por três personagens em momentos diferentes e bem delimitado. Primeiro por Walton que troca cartas com a irmã Margaret e lhe informa sobre uma viagem que fará ao polo norte. Depois temos a narrativa do jovem Victor Frankenstein e por ultimo a narrativa do 'monstro'. Lembro que tempos atrás uma colega falou que não gostou tanto, como esperava, da narrativa porque queria mais das impressões do 'monstro' e isso me deixou com o pé atrás com o livro, mas ao ler acabei discordando dela já que temos informações suficientes para compreender tudo que ele passou e os motivos de ter se tornado o que se tornou.

Pelo que compreendi essa história é uma mega crítica sobre criador e criatura (muitas vezes o homem quer dar uma de DEUS e por não ter pulso firme quando as coisas não saem como esperado acabam fugindo de sua responsabilidade), sobre a responsabilidade de gerar uma vida (ser pai e mãe), sobre as consequências do abandono de crianças e jovens que podem voltar-se a violência por nunca terem recebido amor, carinho, cuidado e atenção. Também podemos refletir sobre o preconceito que pessoas com imperfeições e que estão fora dos padrões sofrem, rejeição e todas as consequências envolvidas.

Incrível como um livro escrito em 1818 pode ter temas tão atuais e fazer toda uma reflexão atemporal, sobre o ser humano e a consequências dos seus atos. Confesso que não achei um livro de terror como é considerado (a não ser que seja terror psicológico) e ao meu ver um título que cairia perfeitamente seria 'As desventuras do Dr. Frankenstein!!!' Acompanhamos praticamente a vida toda dele nesse livro e convido vocês a pensarem em um personagem que sofre pra caramba!!?? Mas claro que parte desse sofrimento é consequência de seus próprios atos e nessa parte não tive pena dele.

Nessa leitura pude olhar pelo ângulo do 'criador' e da 'criatura' e me colocar no lugar de ambos. Senti uma raiva do Victor e uma pena do 'monstro' em determinados momentos e depois fiquei com raiva do 'monstro' pelas suas atitudes de vingança e desespero (cheguei a lembrar de Heathcliff, personagem do livro 'O morro dos ventos Uivantes' com sua vingança infinita por um amor não correspondido) mas entendi os motivos de cada um agir como agiu, suas limitações e no fim reconhecimento pelos erros que poderiam ter sido evitados.

Achei muito interessante a introdução da autora, explicando como a história surgiu em sua mente, como foi escrita e seus incentivadores, numa época em que as mulheres tinham mais proibições que oportunidades. Por isso leiam a introdução, ok!? Pelo menos na minha edição da editora Martin Claret tem.

Pensava que a linguagem fosse mais difícil, porém fui surpreendida com a clareza e simplicidade que me fisgou e me fez carregar o livro para todos os lugares que ia. Achei outro ponto muito interessante nesse livro, os cenários são de uma riqueza de detalhes que me senti visitando: Genebra (Suíça), Inglaterra, Polo Norte e Irlanda.

"A vida ou a morte de um homem seriam um preço ínfimo a pagar pelo conhecimento que eu buscava e pela vitória sobre as forças da natureza hostis à espécie humana, que esse conhecimento legaria à posteridade." Pág. 32

"Somos criaturas brutas, apenas semi-acabadas quando nos falta alguém mais sábio, melhor do que nós mesmos, para ajudar-nos no aperfeiçoamento da própria natureza, débil e falha." Pág. 32

"Eram os segredos dos céus e da terra que me interessavam. Fossem, porém, a substância das coisas, o âmago da natureza ou os mistérios da alma, que absorvessem minha atenção, minhas indagações eram sempre dirigidas para as origens, para os segredos metafísicos." Pág. 41

"Mesmo quando erroneamente dirigidos, os esforços dos homens de gênio sempre contribuem para beneficiar a humanidade." Pág. 51

"As trevas não exerciam qualquer efeito em minha imaginação, e um cemitério não significava para mim mais do que um depósito de corpos privados de vida que, de repositórios de força e beleza, haviam passado a pasto dos vermes." Pág. 54

"Eu seria o primeiro a romper os laços entre a vida e a morte, fazendo jorrar uma nova luz nas trevas do mundo. Seria o criador de uma nova espécie." Pág. 56

"Eu pusera à solta no mundo um monstro horripilante, capaz de espalhar a carnificina e a desgraça por onde passasse ... primava por dirigir sua ferocidade contra o seu próprio criador." Pág. 75

Esse parágrafo é para quem já leu ... pode conter spoiler:
Como assim minha gente, O Victor passou dois anos de total dedicação à sua criação e quando conseguiu ficou chocado com a aparecia que ele mesmo deu a criatura??? Então saiu correndo e deixou o novo ser completamente abandonado. E esse teve que aprender tudo sozinho, escondido por causa de sua aparência. Será que se o Victor tivesse tido mais fibra e tivesse cuidado da criatura como planejava tudo seria diferente!!?? Prefiro acreditar que sim.


Penso que essa seria uma ótima indicação de livro interessante para ser lido em momentos como o que estamos atualmente, onde a violência e a desesperança dominam a maioria das pessoas. Temos sim que ser responsáveis pelo que criamos e pelo o que cativamos. Não podemos ficar à espera de milagres e sim fazer em nós mesmos a mudança que desejamos no mundo. 

Pode parecer clichê essa observação, mas tenho certeza que muito sofrimento seria evitado se as pessoas pensassem melhor antes de tomarem suas atitudes e decisões, em relação a qualquer assunto da vida. Além claro de buscarem um maior equilíbrio emocional, assim estariam blindados por dentro e por fora. E então concordam ou discordam de mim!? E quem já leu esse livro, o que achou??? Contem-me tudo ok!?


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!

9 comentários:

  1. Oi,
    Nossa que legal você ler um clássico desse gênero, que pelo que entendi pode ser utilizado nos nossos dias atuais. Realmente se as pessoas pensassem mais nos outros como em si mesmas teriamos muito menos problemas.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    https://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bom?
    Então, eu nunca li mas tenho vontade... eu adorei os pontos levantados por voce, a respeito de todas as reflexões que podemos fazer... realmente, é um clássico <3 gostei muito da sua resenha e dos quotes escolhidos!Parabéns!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: https://literarte.blog.br/
    Canal: https://www.youtube.com/blogliterarte/videos

    ResponderExcluir
  3. Essa história é tudo de tudo....podemos tirar muitas reflexões sobre ela, quem é homem e quem é monstro? como é ser meio que desprezado na sociedade né? Fico boba como podemos ler ele hoje e ser tão antigo e tão atual, fantástico e mais fantástico ainda como Mary Shelley conseguiu essa façanha, é terror é gótico é ficção .....é tudo de bom e do melhor dos clássicos da literatura munduial
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oii!
    Gosto bastante dos clássicos, mas esse ainda não tive a oportunidade de ler. Sei sobre o que se trata a história, mas adoraria conhecê-la com mais detalhes e, assim, tirar minhas próprias conclusões.
    Beijos, adorei a dica.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Ainda não li essa obra, mas conheço a história e acho muito interessante a forma como a autora retrata a questão de pessoas tentarem Deus e não alcançarem êxito.
    Preciso fazer essa leitura, acho que poderei tirar bom proveito dela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Não li esse livro ainda, mas tenho uma outra edição da história e pretendo ler em breve. Gosto muito de saber que a autora conseguiu escrever mesmo na época que vivia e sendo mulher.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline.

    Eu tenho este livro aqui em casa, mas outra edição. Concordo com você é uma história interessante que serve perfeitamente para exemplos para os dias atuais. Vou adicionar na minha meta de leitura. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Olá. Clássico é clássico, nao é?! Eu ainda não li esse, mas os olhos fiscal de vontade de ler. Adorei sua resenha, nos deixa ainda mais instigados.
    Bjks

    ResponderExcluir
  9. Oiiii!!!

    Você acredita que eu não sei nada do frankenstein? Poise, estou louca para saber sobre estória e sobre a criação, porque vejo tantos falando e me sinto uma excluída kkkkkkk.

    Amei a resenha e vou ler siiim esse livro kkk, preciso saber dele.

    Um beijo da Jhenny

    sussurrandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir