O Pulo da Gata - Fernanda França


Autora: Fernanda França
Editora: Essência
2015 -287 págs
Sinopse: Skoob

Desde que esse livro foi lançado achei sua capa muito fofa, mas acabei deixando para depois e nunca li. Até que encontrei por um ótimo preço numa feira de livros no shopping aqui em Recife. Comprei e logo em seguida vi uma menina falando no Instagram que não tinha gostado e tinha desistido da leitura antes da metade do livro, logo deixei uns comentários incentivando ela a voltar e disse que em breve leria também; em seguida conheci a autora mais de perto devido à troca de comentários na mesma rede social. Dessa forma decidi fechar o ano de 2017 com essa leitura que na realidade só acabou no primeiro dia de 2018 e posso dizer que gostei de passar o fim do ano ao lado dessa história. O enredo, os personagens e da escrita da Fernada França me envolveram e me deixaram com vontade de ler mais do trabalho dela.

Mas confesso que só sentir falta de vibrar com a narrativa e com os personagens; me envolvi, gostei e torci por eles, algumas cenas ainda estão bem vivas na minha mente, mas achei que não teve um clímax muito empolgante, tudo transcorreu de forma gradual e assim senti como se tudo ali fosse bem real, sem os super desfechos que os livros costumam ter.

Em O Pulo da Gata conhecemos a paulista Maggie May e suas loucuras para se casar, por causa desse sonho ela costuma conhecer um cara hoje e já começa a fazer planos para o grande dia. Alguns levam na brincadeira, outros saem correndo e outros se aproveitam da situação. Será que um dia a Mag amadurecerá e conseguirá encontrar um homem de verdade que a fará feliz e realizará seu sonho!?? Leiam e saberão!!!

Senti esse livro como um Chick lit com toques de drama, mas tudo bem levinho. Gostei das subtramas relacionadas à grande família de Mag, porque o pai dela tinha o hábito de ter relacionamentos curtos que terminavam com o nascimento de filhas que ele 'pegava para criar' e Mag acabou tendo mais cinco irmãs, todas com nomes tirados de musicas, detalhe. Além da família de sangue tem um casal de idosos, amigos que são muito especiais para a Mag em vários momentos da vida dela. Adorei eles 😍😍😍😍 e refleti muito junto com os personagens sobre a velhice etc.

Os capítulos são curtos e divididos em dias, fazendo assim a narrativa em terceira pessoa fluir bem. A narrativa é linear o que me agrada muito, já que aquelas histórias que passado e presente se misturam me deixam louca. O livro nos faz pensar sobre muitos assuntos, entre eles: sobre os tipos de sonhos que podemos ter e a forma como tentamos colocar eles em prática, muitas vezes sem pensar nos riscos que corremos; o valor da família e daqueles que estão ao nosso lado; ao saber perceber as pessoas de bem que nos cercam, ao saber o momento certo de tomar uma atitude que poderá salvar alguém, e ao se permitir ser feliz após decepções e perdas irreparáveis.

Posso dizer a vocês que a protagonista Maggie May começa a história chatinha e até desagradável, mas acaba tendo que amadurecer e aprender a recomeçar após sua vida dar uma volta de 360° nesse aspectos dei os parabéns a ela e a tudo que ela representa, não conheço muitas pessoas que agiriam da mesma forma, já que ficar se lamentando e reclamando é mais fácil. Então por isso a Fernanda França ganhou meu coração, por essa mensagem de motivação e inspiração.

"... casar era muito mais do que uma festa, um vestido, uma decoração bonita. Casar significava passar o resto da vida com aquele que era a melhor companhia de todas as galáxias. O seu grande amor." pág. 278


FERNANDA FRANÇA é jornalista e escritora, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Cásper Líbero e tem cursos de especialização pelo Knight Center for Journalism in the Americas, da Universidade do Texas, EUA. Trabalhou por doze anos como repórter em rádio, sites, revistas e jornais. 

É paulistana, mas mora no interior de São Paulo com o marido, o filho e três gatos. Também é autora de Malas, memórias e marshmallows e 9 minutos com Blanda. Mantém contato com os leitores por meio de seu site www.fernandafranca.com.br e por meio das redes sociais.

Outros livros da autora:



É isso meus amores, espero que tenham gostado da minha breve avaliação dessa leitura leve, mas ao mesmo tempo que faz o leitor refletir sobre várias situações que podem acontecer no dia a dia real dele. Fica a dica de leitura nacional de qualidade!!! #Euleionacioal #Euamoler 
 
Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!

10 comentários:

  1. Oi amiga, bom dia.
    Curti a história; acho que darei uma chace pra ela algum dia. Parece ser daqueles livros levinhos, bons pra relaxar a mente e tudo mais (necessários às vezes ^^).
    Enfim, parabéns pela leitura e pela resenha e muito obrigada pela dica de leitura.
    Beijinhos e bom fim de semana!

    Isabelle - Attraverso le Pagine

    ResponderExcluir
  2. Oiii, já tinha visto esse livro em algum lugar, mas na época não cheguei a ler a sinopse, lendo sua resenha, acho que posso gostar da história!!! Vou dar uma fuçada nos preços dele!!! Beijão!!!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, mas parece ser um leitura leve e despretensiosa e ainda com direito a mensagem de motivação e inspiração, diria que é uma leitura válida. Dica anotada, vou procurar saber mais da autora e suas obras.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline! Essa capa é realmente muito fofa!
    Por isso gosto de ver as opiniões de quem leu mas com o pensamento de pegar o livro para conferir o que eu iria achar, já que uma pessoa pode odiar e a outra amar pelos mesmos motivos. Gostei também da mensagem que essa leitura deixou e fiquei curiosa com o livro!

    beijos
    https://atrasadaparaocha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia essa autora, mas a história do livro parece interessante e a capa é bem fofa mesmo.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?

    Não conhecia esse livro, mas gostei muito da capa. Vou procurar depois no Skoob e tentar solicitar a editora ou comprar. Adorei a resenha e já quero muito ler. Vou tentar ler este ano, quem sabe?!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Eu gostei muito da sua resenha. Eu gosto de ler livros levinhos assim quando quero uma leitura rápida. Fiquei bastante curiosa para saber como tudo irá terminar.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  8. A primeira coisa que eu pensei lendo sua resenha foi... Quero ler! Não para aliviar a mente, embora isso seja muito necessário para mim atualmente, mas sim pq eu curti a história e emitido, confesso que me deixou curiosa para saber como termina. Vou até add na minha biblioteca do Skoob.
    Bjks

    ResponderExcluir
  9. Esse livro aprece bem diferente, fiquei bem curiosa com a sua resenha e concordo que a capa é muito fofa! Ah!o trecho que deixou no post:

    "... casar era muito mais do que uma festa, um vestido, uma decoração bonita. Casar significava passar o resto da vida com aquele que era a melhor companhia de todas as galáxias. O seu grande amor."

    Me faz pensar que o clima do livro é exatamente o que gosto e me fez ficar ainda mais curiosa! Obrigada pela recomendação

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Da autora eu li dois livros e gostei bastante da escrita. A Fernanda França escreve de forma leve e fluída. Quero muito ler esse livro e me apaixonar mais uma vez pelos personagens.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir