Indiana - Lina de Alexandria


Autora: Lina de Alexandria
Editora: Butterfly
2002 - 216 págs

Ganhei esse livro em 2012 da amiga querida Gilciany, mas acabei deixando pra ler depois e os anos se passaram. No inicio desse ano deu vontade de fazer a leitura e garanto que não me arrependi, pelo contrário, fiquei impressionada em como a autora conseguiu em tão poucas páginas contar a história de uma vida de superação dessa protagonista e ainda passar mensagens essenciais para o leitor como: perdão, superação, amor verdadeiro, saber se reinventar entre outros. Esse é daqueles livros que dá vontade de emprestar para todo mundo e compartilhar seus ensinamentos.

"Essa narrativa romanesca vem apresentar uma história de vidas que se unem por amor e por ódio, fazendo-nos refletir sobre nossas ações e em como podemos ser os causadores de nossos sofrimentos." pág.7

"Sabiamente nos criou ensinando que a vida não nos dá somente alegrias, temos de estar sempre preparados para enfrentar os contratempos." pág.14

A história começa na Polônia onde conhecemos Natasha e sua família. Ela tendo que cuidar do pai doente e o irmão sendo 'obrigado' a assumir responsabilidades que não desejava, mas aos poucos tudo estava entrando nos eixos até que eles (sua cidade, país) são atacados pelos nazistas durante uma noite e levados para campos de concentração. A forma como Natasha narra esse trecho é angustiante e assustador, o leitor consegue se colocar no lugar dela e sentir o medo, a solidão, a fome, a falta de esperança que só cresce devido aos abusos sofridos.

Arrancada da família, presa com pessoas estranhas e escolhida por um tenente nazista para ser sua 'amante' no cativeiro garanto que Natasha irá passar por situações que a deixarão 'quebrada' e cheia de ódio pelos alemães. 


Anos se passam e ela consegue finalmente fugir do campo de concentração e é salva por um rico indiano que estava a procura da filha e decidiu ajudar Natasha como gostaria que ajudassem a sua filha. É nesse ponto que a vida dela começa a mudar pra melhor ... anos depois ela acaba indo pra Inglaterra para recomeçar; não vou detalhar mais para vocês serem surpreendidos como fui porque essa mulher conseguirá dar a volta por cima em vários aspectos, mas tomará escolhas erradas pelo caminho que a impossibilitarão de viver o amor maior. Ela ajudará muita gente (teremos cenas emocionantes), mas não conseguirá se ajudar por completo e isso me deixou triste, mas entendi, porque nós humanos não somos perfeitos e nem sempre acertamos.

Em uma primeira olhada você pode pensar que o livro tem muito drama, mas quando começar a ler e encontrará uma narrativa objetiva e envolvente que mostrará que apesar das dificuldades temos o poder de melhorar nossa vida, deixando pra trás tudo que nos fez sofrer. Mesmo que não tenha conseguido encontrar a paz, Natasha deixou um legado positivo para seus amigos e descendentes. 

Achei muito interessante a história se passar em três países e em cada um a personagem teve suas perdas e ganhos. Enfim acho que vocês deveriam se dar a oportunidade de conhecer essa história e se deixar tocar. Fica a dica!!!


(Fonte das imagens: Google)



Obrigada pela atenção!!!
Deixem suas impressões nos comentários ok!!?

7 comentários:

  1. Oi Aline.

    Não conhecia este livro e pela sua resenha, eu adorei a história. Gosto quando o personagem embarca numa descoberta onde ele possa aprender com sua perdas e conquistas e Natasha parece ser uma personagem bem interessante. Estou anotando sua dica. Parabéns pela resenha.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline. Não conhecia o livro, e já achei a história muito bonita. Já disse que gosto muito de histórias que tenham a segunda guerra como pano de fundo, e tenho certeza que como você, irei me emocionar com a leitura! Saber que mesmo ela conseguindo superar a parte triste de sua história e ainda assim, ser um pouco triste, só deixa tudo mais humano. Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro e me chamou atenção, principalmente por narrar em 3 países. Acho que tem muita emoção por trás de tudo! Fiquei bem curiosa. Dica anotada!

    Beijos,
    www.psamoleitura.com

    ResponderExcluir



  4. شركة تاج لتسليك المجاري بالقطيف 0551844053 ومكافحة الحشرات وخدمات التنظيف الشاملة من تنظيف للمنازل والفلل والشقق شركة تسليك مجارى بالقطيف
    وخدمات تنظيف المجالس والسجاد والموكيت والكنب بالقطيف وتقديم افضل الخدمات المنزلية شركة تسليك مجاري بالقطيفالشاملة ومكافحة النمل الابيض ورش الدفان
    وكافة خدمات الصيانة والمقاولات من سباكة وكهرباء وغيرها من الخدمات المنزلية بالقطيف . شركات تسليك مجارى بالقطيف
    شركة مكافحة حشرات بالقطيف
    شركة تنظيف منازل بالجبيل
    شركة تسليك مجارى بالجبيل
    شركة تنظيف منازل بالدمام
    شركة تنظيف منازل بالقطيف




    ResponderExcluir
  5. Oi, Aline!
    Nunca tinha ouvido falar desses livro, achei ele bem interessante e saber que ele é objetivo me faz gostar mais ainda!!
    Dica anotada!!

    ResponderExcluir