Feitos de Sol - Vinícius Grossos


Autor:Vinícius Grossos
'Um amor capaz de incendiar o mundo'
Editora: Faro editorial
2019 - 256 págs.
Sinopse: Skoob

Oi gente linda, hoje venho falar do lançamento do autor nacional Vinícius Grossos e da Faro editorial. Quem me acompanha sabe que tudo que foi lançado do autor eu já li e gostei muito (os links estão logo abaixo), mas posso dizer que 'Feitos de Sol' foi o melhor de todos, me envolveu de tal forma que terminei rapidinho a leitura e fiquei com o coração partido com algumas cenas e revoltada com outras (por saber que infelizmente acontece na realidade).

Antes de qualquer coisa penso que essa é uma leitura válida para todos (reflexão útil e super atual), já que o autor convida o leitor a refletir sobre o direito de ser diferente, sobre o amor acima de gênero, regras e padrões (os protagonistas não estão agredindo ninguém, mas estão sendo agredidos). Vinícius não deixa de alertar sobre a gravidade e consequências que o preconceito cego causa na vida das pessoas, e se esse mal vier da família, daqueles que deveriam acolher, orientar e aceitar!!!??? Só sei que fiquei com muita raiva de um personagem e se fosse na realidade eu denunciaria com certeza. Não podemos ser omissos, sei que nos dias de hoje muita gente prefere fingir que não viu para evitar confusão, mas não podemos ser coniventes com absurdos como o mostrado (leiam!).

Narrado em primeiro pessoa pelo protagonista Cícero que retorna a sua cidade após vinte anos, começa a recordar como foi os seus últimos meses dos anos de 1999 quando sua vida mudou para sempre.

Cícero começa refletindo sobre a vida de adolescente que leva, tem até uma vida boa e um certo grau de liberdade graças a seu bom relacionamento com a mãe que o criou sozinha. Tem uma amiga maluquinha, Karol, com quem tem uma amizade colorida, mas isso não o deixa feliz, ele sente que falta algo que o faz sentir vazio e ele não sabe o porquê. Tudo começa a mudar quando vai a loja 'Taverna do Dragão' redutos dos nerds da época e da cidade para adquirir o último exemplar de seu quadrinho  favorito, 'Under Heroe' mas para seu desespero a loja está com um aviso de fechada e não abriria mais. Cícero fica lá desnorteado até que outro fã chega e o caminho deles se entrelaçam, Vicente irá fazer a vida de Cícero ter outra cor outro significado.

Eles viverão uma aventura para tentar conseguir essa edição final do quadrinho favorito e ao mesmo tempo irão se descobrir e se conectar de uma forma tão sincera e mágica que nem o tempo, a distância e o mal do mundo irão separá-los. 

Não posso esquecer de dizer que essa história terá como cenário os medos e urgências do 'Bug do Milênio' ("seria um problema de informática em que os computadores não conseguiriam diferenciar o ano 2000 de 1900. Acreditava-se que, por causa do bug, catástrofes terríveis poderiam acontecer. Muitas pessoas levaram isso a sério e se preparavam para o possível apocalipse, e eu era uma delas." págs.19/20) além de muitas referências pop como filmes, música, jogos de tabuleiro, revistas em quadrinhos etc enfim deu saudosismo ao ler sobre gravar listas de músicas favoritas e locação de fitas de filme para o fim de semana.

Outro ponto que amo nos livros do Vinicius Grossos é que ele tem uma forma sutil e sensível de defender o que acredita que faz com que o leitor reflita sobre o assunto, formule sua opinião e aprenda a conviver com o diferente. Você é livre para aceitar ou não o relacionamento entre pessoas do mesmo gênero, mas tem que entender que eles tem direito de escolher com quem querem se relacionar e ser feliz, de amar e ter direitos como qualquer outro ser humano. A leitura flui maravilhosa porque não tem o peso que o assunto ainda causa, isso porque o foco fica no sentimento. Só quando chega as cenas sobre intolerância e preconceito que 'o bicho pega'. Mas enfim, amei a leitura e indico a todos.

"A gente pode até começar a gostar daquilo que os outros indicam, mas mudar o que a gente é ou quer, aí não dá." pág.50

"Tenho dezesseis na certidão de nascimento, trinta no espírito e quarenta na maturidade!". pág.56

"Isso me torna alguém que gosta de pessoas e não se preocupa muito com o sexo delas. Por que a gente tem que se definir? Sou muito nova. Somos jovens." Pág.63

A edição está linda, caprichada mesmo, daquelas que você folheia com prazer. E o brinde que veio para os parceiros foi muito fofo, um cd com as dez músicas que o Vicente deixa para o Cícero 💕💕💕💕 amei. Tem Blondie, The Police, Aerosmith, U2, David Bowie e muito mais. Para quem viveu intensamente os anos 90 sabe bem o que essas músicas representaram para os jovens. É isso meus amores, leiam e se permitam recordar essa época e a refletir sobre um assunto que ainda é bem atual. 

Link das outras resenhas - 
outros títulos do autor:




Obrigada pela atenção!!!
Deixem suas impressões nos comentários ok!!?

8 comentários:

  1. Eu não conhecia o autor e gostei da premissa. Parece ser uma leitura leve, mas ao mesmo tempo reflexiva. Gosto de personagens assim *_* já quero ler.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Oiieee

    Que dica bacana, não conhecia o autor mas parece ser um daqueles livros que convida o leitor a refletir, a mudar. Vou ficar de olho e ver as resenhas, quem sabe entre na minha meta de leituras futuras.

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline.

    Que delícia de resenha. Adorei descobrir mais informações sobre este livro aqui no seu blog. Já estou adicionando na lista de desejados porque parece ser uma história bem interessante. Obrigada pela dica e parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Lendo sua resenha fiquei com a sensação de que vou gostar do livro por saber que o autor defende o que acredita e seus pontos de vista com segurança, sensibilidade e sutileza, sem falar que trata de um tema que precisa ser abordado sim.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline,
    Não conhecia o livro e o autor, mas sou super adepta de obras que lidam com a realidade e trabalham problemas reais do nosso dia-a-dia, apesar de gostar muito de sair do mundo real, é muito necessário abrir os olhos para o mundo e se conscientizar de tudo que acontece ao redor.

    Beijokas e sucesso ao autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eu achei a premissa do livro tão legal! Apesar de não ler tantos livros nesse estilo, eu gosto de vez em quando de ler algo assim, que nos faz refletir e se atentar um pouco para essas questões mais sentimentais e pessoais na vida.. Obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  8. Oiii, estou louca para ler esse livro, fiquei bem animada com os comentários que vi sobre ele, positivos como o seu, e pelo fato de adorar o Vini! Amei saber a sua opinião só fiquei mais empolgada e curiosa!

    ResponderExcluir