100 canções para salvar sua vida - Camila Dornas


Autora: Camila Dornas
Editora: Amazon
2019 - 380 págs.
Adquira Amazon
Sinopse: Skoob


Desde que li A Linhagem da Camila Dornas em 2014 percebi que essa autora tinha muito talento, amei o livro e prometi que iria acompanhar o trabalho dela. De lá pra cá ela já lançou 'Subconsciente' (tenho edição física) e 'Paraíso Selvagem' (tenho em ebook) mas que infelizmente ainda não li, mas desse ano não passa kkk. 


Ai quando soube que ela lançaria '100 canções para salvar sua vida' decidi ler logo, começar o ano de 2020 com a leitura desse ebook que marcou seu lugar no top melhores do ano, que acabou de começar kkk.  

Os capítulos são iniciados por trechos de música e no final ela dá a lista completa \o/ confesso que ficava procurando as músicas para conhecer e entrar no clima do capítulo. A narrativa é em primeira pessoa por uma das protagonistas, Alicia.

A história tem início no verão de 2008, iremos passear pelas memórias de três amigas e pelo o presente também. São Alicia, Tasha e Valentina garotas cheias de sonhos e vontade de viver, mas cada uma a seu modo terá que lidar com a realidade humana de alguma forma e suas atitudes e escolhas impactarão na vida uma da outra.

"Era uma daquelas raras ocasiões onde o universo parecia se alinhar para criar uma tarde perfeita, preguiçosa, quase magicamente boa em sua simplicidade. Ao menos foi o que eu pensei."

As garotas tem a ideia de criar uma tradição de todos os anos enterrarem uma caixinha com cartas para elas mesmas no futuro e elas abririam a mesma na noite de réveillon, para isso elas teriam que voltar todos os anos para casa de praia em Farol da ilha no Rio de Janeiro. Elas conseguem voltar até 2015, quando uma delas não poderá mais voltar.

Alicia e Tasha trabalham juntas numa loja de música em São Paulo e moram juntas também, são quase irmãs. Cada uma esta lidando de uma forma com a ausência de Valentina.

"Por um instante, não consegui respirar. Respirei fundo, empurrando as lágrimas para longe, exatamente como fazia todas as manhãs."

"Alguns dias, sua ausência era tão forte que aprecia tangível."

Alicia tem uma velha Kombi toda grafitada, estilo hippie anos 70. Ela e Tasha decidem voltar a praia de Farol da ilha mesmo sem Valentina e essa viagem será o primeiro passo para descobrir todo mistério envolvendo a atitude tomada pela amiga/irmã.

"Não queria admitir, mas estava apavorada com a ideia de enfrentar as cartas de Valentina sem Tasha ao meu lado."

Durante a viagem, Alicia lembra e sente Valentina por isso acaba passando mal e quase causando um acidente fatal. Mas esse ocorrido acabou cruzando o seu caminho com o de Gabriel, garoto que a ajudou na estrada após o incidente.

"As coisas não precisam ser pra sempre para merecerem ser vividas."

Conhecemos os dramas da vida de cada uma das meninas dessa história. 
No caso de Alicia iremos acompanhar o problema de alcoolismo de seu pai que após perder a mulher não se recuperou mais (essa parte foi bem impactante pra mim por eu ter passado por isso na minha família). 

"Ele estava quase irreconhecível. Não se parecia com o homem que me criara, o homem que me ensinou quase tudo o que eu sabia." 

"Parecia tão vulnerável, tão absolutamente danificado."

Quando elas chegam a casa de praia desenterram a caixa e lá encontram um ipod e cartas que a Valentina deixou para elas com instruções que explicam tudo que ela passou. 

"Eu nunca tinha sido muito medrosa. Desde pequena aprendi que se você se deixa intimidar, as pessoas simplesmente passam por cima de você." 

Valentina planejou uma forma de ajudar suas amigas a recomeçarem suas vidas sem ela (nessa parte lembrei de alguns livros lidos que amei como: P.S. Eu te amo, A lista de Brett e o Garoto do Cachecol Vermelho).

O pai de Alicia busca o perdão dela e para isso decide se cuidar e recomeçar.

"Por alguma razão Gabriel me fazia sentir calma. Ele era como um dia de sol logo depois e uma  tempestade."

"Eu realmente sentia menos medo agora que ele estava ali."

"Segredos podem ser tão destrutivos quanto uma arma. Talvez mais."

"A única diferença entre um ato romântico e um comportamento maluco e perseguidor é o interesse da pessoa a quem esse ato é destinado."

"Não preciso que você me complete, sou inteira e perfeitamente feliz por conta própria."

"Quero viver com você, não por você."

Conhecemos o drama de Gabriel e a autora aproveita para informar sobre a doença de Huntington (doença neurológica degenerativa). Achei muito interessante tocar nesse ponto.

As meninas começam a investigar o que realmente aconteceu a Valentina, que tipo de violência a amiga sofreu antes de escolher o que fazer da vida. Para isso elas saem em uma 'road trip' guiadas pelas cartas de Valentina e os planos que elas tinham feito no passado. No caminho para Ouro Preto - MG resolvem dar carona a um mochileira, Laura e essa garota só vem pra agregar nesse grupo, com seu espírito livre e leve (amei a personagem e junto com outros leitores estamos desejando um conto só dessa querida).

"Nossa realidade é totalmente afetada por quem nós somos. Alguns mais que outros."

Tudo começa a ser esclarecido quando Alicia recebe o diário de Valentina e começa a conhecer em detalhes tudo que sua amiga passou.

"Segurei o diário sobre o peito subitamente desejando nunca tê-lo encontrado. Alguns segredos são terríveis demais, devastadores demais. Algumas verdades, quando desenterradas, destroem tudo."

Para quem não sabe Valentina era um mistério, intensa, selvagem, curiosa e extremamente manipuladora. "Ela era maluca. O tipo de maluca que faz você querer ser louco também."

"O quanto uma pessoa pode aguentar antes de implodir!?"

Após descobrir tudo que Valentina suportou, Alicia e Tasha conversam e acabam por entender um pouco a escolha da amiga.

Confesso que pela capa pensei que fosse ler uma história levinha e cheia de conflitos não aprofundados, mas a Camila me surpreendeu com a forma que encontrou de tocar em assuntos considerados pesados, mas de extrema importância na nossa sociedade. Um tipo de alerta, de estarmos mais atentos a quem esta ao nosso lado, saber valorizar os amigos e ajudá-los quando esses precisarem. Além de saber perdoar, aceitar o que não podemos mudar e amar verdadeiramente. Alguns assuntos como morte, abusos, violência domestica, alcoolismo, doenças raras etc são abordados nesse drama e eles irão fazer no mínimo o leitor se identificar com algo e refletir sobre os temas. 

Penso que a leitura de '100 canções para salvar sua vida' só agregou aprendizados a minha vida. Fui envolvida verdadeiramente com os personagens e seus dramas bem desenvolvidos, tanto os principais quando os secundários tiveram seu espaço. 

É isso meus amores, essa é mais uma dica minha de livro nacional de qualidade para vocês!!! Garanto que vocês não irão se arrepender!!! 

2 comentários:

  1. Caramba, até eu esperava menos da história, que bom que o livro é bom e que a autora arrasou nos conflitos criados. Eu já quero conferir esse livro, e saber o que aconteceu depois. Acho que colocar a música no livro foi muito legal.
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  2. ola tudo bem
    náo conhecia esse livro e confesso que achei a trama diferente e fiquei curiosa em saber o que aconteceu com a Valentina saber de seus problemas
    e tambem fiquei curiosa acerca das musicas que a autora escolheu para inserir no livro

    ResponderExcluir