Quando tudo isso acabar (conto) - Vinicius Grossos


Adquira Amazon
Kindle Unlimited
2020 - 30 págs.

Quem me conhece sabe que eu adoro a sensibilidade contida na escrita do Vinícius Grossos e quando soube do conto que ele escreveu sobre esse momento de isolamento que estamos vivendo, não resisti e fui correndo conferir. Garanto que foi uma leitura maravilhosa, daquelas que devoramos e ficamos desejando mais e mais. Como eu sempre digo, as histórias do autor levanta a bandeira da liberdade do amor além do gênero, o foco fica na busca do sentimento maior amor; além claro de encontrar aquela pessoa com quem você escolhe compartilhar sua vida. 

Nesse conto iremos acompanhar uma história que começou de um jeito meio inusitado e teve como cupido uma gatinha cheia de personalidade. Simplismente digo: Leiam, vocês irão amar!!!!

Pietro Prudente, nosso protagonista, se pergunta se algum dia descobrirá o que é o amor, já que seus relacionamentos até agora não deram muito certo. "A verdade é que a fila de todo mundo voava e eu sempre ficava para trás." E pra piorar a situação dele, ele acabou ficando sozinho (com a gata Lana) em seu apartamento, devido a pandemia do corona virus que fechou o mundo inteito, parou tudo. Pegou todos de surpresa, não deu para ninguém se planejar.

"Eu me sentia um dos coadjuvantes dos meus livros de distopia favoritos."

Ele já estava entediado quando viu pela janela um rapaz chegando no prédio da frente e ficou com mais raiva por perceber que tinha gente que não estava levando o isolamento a sério, enquanto ele estava prisioneiro dentro de casa.
Logo depois Lana, indiretamente, acaba aproximando esses vizinhos e confesso ter amado a forma como eles se comunicaram no primeiro momento =) 

Quando eles comecam a trocar mensagens a história se desenrola naquele ritmo gosto de inicio de amizade, paquera e aproximação virtual. Esse tipo de aproximação acaba criando a expectativa e esperança de um futuro após a fase de isolamento. 

Penso que isso motiva o leitor a refletir sobre o que deseja fazer após essa fase que não está fácil para ninguém. Mas com certeza sairão melhores e mais fortalecidos aqueles que souberem aproveitar melhor esse período de mudanças.

"A Lana era a gata mais chata que eu já conheci. Se você fosse abraçá-la, ela te mordia."

"Acho que, hoje em dia, as pessoas descartam as outras, sem, sei lá, terem a oportunidade de conhecê-las de verdade."

"Somos humanos. Somos complexos. Todos temos algo a ensinar e a aprender com alguém ..."

Achei lindo quando o autor incentiva o leitor a aproveitar esse momento de isolamento para olhar para si mesmo, a pensar no que pode fazer por si mesmo para ser feliz, sendo uma pessoa melhor. É como um convite a perceber e valorizar o que nunca tivemos tempo antes e a sermos gratos se o virus não levou ninguém do nosso ciclo de relacionamento afetivo.

E desse jeito como diz uma famosa mensagem, quando cuidamos do nosso jardim as borboletas se aproximam. 

É isso amores, espero que minha opinião tenha despertado a curiosidade de vocês. Leiam esse conto nacional maravilhoso!!!


4 comentários:

  1. Que obra sensível, adorei saber dela por aqui uma dica excelente de leitura, uma ótima maneira de nos ensinar a ver a vida com outros olhos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline.

    Adoro conhecer contos nacionais e você apresentou um conto que parece ser bem interessante. Deu vontade de lê-lo. Vou adicionar na meta de leitura pois contém poucas páginas e dá para ler rapidinho. Obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Acho que um conto desse tipo nesse momento com certeza seria muito inspirador! Já ouvi falar do autor (e só elogios!), mas ainda não tive oportunidade de ler nada dele, o que quero mudar em breve. Quem sabe agora começo pelo conto, não é mesmo?! Ótima resenha e dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu estou com esse conto no meu Kindle para realizar a leitura e depois de ler sua opinião, vou providenciar para que essa leitura aconteça logo!!!

    ResponderExcluir