A História das Ilusões e Loucuras das Massas - Charles Mackay

Editora: Faro Editorial
(Cortesia em parceria)
2020 -  223 págs.
Sinopse: Skoob

Então quando eu solicitei esse livro, estávamos no isolamento do corona vírus e pensei que seria muito interessante ler sobre os outros momentos da história em que 'o povo' se desesperou e cometeu atos que tiveram consequências graves. E o mais interessante da proposta era que o livro original de Charles Mackay foi editado e comentado concluindo assim cada capítulo com casos no Brasil, fazendo assim que o leitor se identifique com cada questão levantada. A capa está linda e a diagramação apesar de simples, possui muitas fotos e ilustrações das épocas citadas. 

São apenas seis capítulos, mas o primeiro e o último são os mais dificeis de ler devido seu detalhamento sobre as ilusões e loucuras financeiras e das Cruzadas cristãs. Apesar de interessantes confesso que foram bem cansativos e isso influenciou no ritmo de leitura. Apesar disso aconselho que persistam na leitura porque os capítulos sobre as 'Profecias modernas', 'Influência da política e da religião no cabelo e barba', 'Venenos lentos' e 'Casas mal-assombradas' são muito envolventes e fazem a leitura fluir maravilhosamente. De uma forma geral a leitura foi boa e interessante porque nos mostra como 'as massas' reagem ao inesperado, a tudo que os tira da sua rotina e como se deixam enganar por pessoas com inteções ruins. E acima de tudo o autor quer nos abrir os olhos para que não cometamos os mesmos erros no passado.

"Cada época tem seu desvario peculiar - algum esquema, projeto ou fantasia em que mergulhamos, impulsionados pelo amor ao lucro, pela necessidade de excitação ou a simples força da imitação."

"As loucuras e ilusões das massas são eventos que provocam o que o autor, Nassim Nicholas Taleb, chamou de Cisnes Negros: problemas de percepção causados nas pessoas por eventos aleatórios e inesperados que provocam impacto num grupo ou comunidade. 
Diante de eventos inesperados e histeria coletivas, nós perdemos parte da capacidade de lidar racionalmente com a situação, de julgar o que é mais coerente e até de explicar o que realmente aconteceu."

Em relação ao Brasil seguem alguns exemplos do que é citado, em loucura financeira ele cita 'O Plano Cruzado e a Crise de 2014', em profecias modernas cita o 'Bug do milênio, o Fim do mundo Maia, A Guerra de Canudos' todos textos bem interessante e que nos fazem pensam e relembrar em como nos comportamos nos período em que tudo isso não saida das mídias.

É isso gente acredito que por não ser um romance esse seja um título realmente para ir lendo aos poucos, refletindo e pesquisando ao longo da leitura dos capítulos. Caso você deseje saber mais sobre o tema faça essa leitura, garanto que no final terá valido a pena. Fica a dica!!! 


Algumas das imagens de dentro do livro que mais chamaram minha atenção:







Nenhum comentário:

Postar um comentário