Os últimos jovens da Terra - Guia de sobrevivência (extra)



Editora: Faro Editorial
Selo: Milk Shakespeare
Ilustrações: Douglas Holgate
(Cortesia em parceria)
2021 - 185 págs.
Sinopse: Skoob

Para quem está acompanhando as aventuras desses amigos em pleno apocalipse monstro irá se divertir muito com esse lançamento. Ele na verdade, como o nome diz é um guia de sobrevivência que convida o leitor a se imaginar dentro do mundo da história. A edição está maravilhosa e tenho certeza que quem se der a oportunidade de fazer essa imersão e reflexão só terá a ganhar. Fica a dica!!!

Ele começa colocando autores e personagens na mesma página/história e essa parte é bem interessante, mostra para o leitor como ele é bem vindo para entrar no mundo dos últimos jovens da Terra.

Confesso que a estrutura do livro me fez lembrar um pouco do livro 'Destrua este diário' (Keri Smith) que fez muito sucesso por desafiar o leitor a praticar atividades polêmicas com o livro, tipo 'jogue seu livro de uma árvore, rasge uma folha, cole uma foto ...". Ele convida o leitor a se sentir parte, se colocar na equipe e sugerir tudo que possa para melhorar a vida de todos nessa nova realidade. Ele estimula imaginação, criatividade e habilidades mentais e manuais do leitor.

Lembrei também dos jogos de RPGs de tabuleiro, onde os jogadores são instruidos a criarem todo o mundo do jogo: cenário, personagens, roupas, habilidades, entre outros. Penso que seria uma ótima ideia esse tipo de livro ser usado em sala de aula. Ele pede também que o leitor faça sua lista de músicas favoritas, estimulando assim o autoconhecimento e testando seu nível cultural. Estimula e incentiva o gosto pela ciência devido as invenções do personagem Quint. Por fim ele convida o leitor a olhar o mundo que o cerca com outros olhos (sua casa, seu bairro, vizinhos, bicho de estimação) como seria se eles fossem como no livro, como você decidiria agir!?

Penso que livros como esse, estimulam o leitor a se sentir parte de algo e testar seus conhecimentos sobre o que foi lido nos livros anteriores da série, além de refletir sobre o impacto da leitura na sua realidade, quais conexões ele faz entre a ficção e o dia a dia. Amei de verdade.

Agora apresento para vocês as partes que mais gostei.
Momento que os personagens interagem com os autores e criadores da história.


Onde o leitor é chamado a praticar a escrita criativa, ele terá a oportunidade de 
escrever seu próprio livro e fazer alterações onde desejar =) 


Essa parte é tipo Jogo dos 7 erros, sempre gostei desse tipo de atividade. 
Testa atenção e concentração.



Nessa parte um dos vilões faz uma entrevista ao autor e achei muito interessante as perguntas.


E por fim, quem nunca refletiu sobre isso? Se tivesse que fugir de algo perigoso o que você levaria da sua casa? Precisa ser algo essencial e fácil de carregar né!? Muito bom para o leitor refletir sobre o que realmente importa e o que é desnecessário.



De uma forma geral foi um momento muito agradável que passei ao lado desse livro e tenho certeza que seria uma ótima opção de presente para incentivar a criatividade, espontaneidade e reflexão do leitor em geral. Fica a dica!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário