De Eva a Ester
Um Relato sobre grandes mulheres da Bíblia
2020 - 224 págs - Editora Thomas Nelson
Quando retomei a leitura da Bíblia no ano passado, decidi que também iria ler livros complementares e esse foi um dos títulos que chamou minha atenção, principalmente por focar na importância das mulheres nas histórias desse livro tão importante para humanidade. Confesso que ficou mais fácil para mim visualizar e compreender a história dessas mulheres porque já vi várias novelas da rede record, as produções bíblicas deles são as melhores.
As histórias são recontadas por elas e não delas, temos a oportunidade de conhecer como seria se elas mesmas nos contassem suas histórias de vida. A cada capítulo de forma breve conhecemos as histórias delas que foram de extrema importância para que os escolhidos de Deus tivessem a oportunidade de escrever suas histórias; são mães, irmãs, esposas, parteiras, profetizas enfim cada uma com sua importância no desenrolar dos povos descritos na biblia.
A diagramação desse livro é um presente a parte, lindo de verdade. Vou colocar algumas imagens aqui para vocês terem uma noção do capricho desse trabalho. De uma forma geral gostei muito da leitura e acredito que ela cumpri seu objetivo de aprensentar um novo olhar as escrituras e dar sim as mulheres a importancia devida numa época que as mulheres não tinham muitos direitos. Então fica a dica de leitura e reflexão muito válida.
<< Quotes >>
"Uma coisa é 'ser relatada' por um historiador, outra coisa é contar a própria história, as vivências, as sensações, realizações e frustrações, fracassos e conquistas, alegrias e dores e os aprendizados que foram crescendo, muitas vezes no silêncio, à medida que Deus nos agracia como participantes, mesmo sem entendermos, da história escrita por Deus através e apesar de nós."
"Traçamos nossa condenação juntos. Ambos erramos! Não espere que eu assuma a culpa sozinha por pena. Você tem voz, Adão. Tem consciência e não foi compelido. Não espere que eu tome suas dores para aliviar o peso do seu silêncio."
"Mesmo sendo de um tempo em que as mulheres eram extremamente subestimadas, eu não pude deixar de agir. A vontade de cumprir o meu papel de mãe me fez ser ousada. Eu não poderia vencer minha batalha bradando discursos eloquentes. Muito menos sair medindo forças com quem era muito mais forte do que eu. Eu teria muito a perder se agisse com imprudência. Meu atrevimento estava no silêncio. Essa era a minha maior revolução."
"Sou imperfeita, assim como você, e que nossos sentimentos ruins podem ser longos ou breves, mas eles não nos definem. Eu e você podemos falar deles, aprender e prosseguir."
"Existem dias em que tudo o que a gente quer é que o dia chegue ao fim. Alguns dias são muito difíceis. Penso que se falarmos mais sobre isso umas com as outras, pode ser mais leve e menos solitário."
"Permanecer crendo, esperando, tendo paciência e ainda fazendo o que é certo todos os dias."
"Nós mulheres precisamos ser cada dia mais honestas umas com as outras sobre nossas dificuldades e sofrimentos para que nenhuma de nós fique achando que precisamos ser super-heroínas. Existem dias dilacerantes, sim. Mas isso não é tudo!"
... Teve muitos outros trechos marcantes mas deixarei vocês lerem esse maravilho. Fica a dica!
A seguir as fotos que tirei para mostrar para vocês um pouco da lindeza que é esse livro:
Nenhum comentário:
Postar um comentário