A Vingança do Cupido - Wibke Brueggemann

 


Editora: Faro Editorial
(Lido em parceria)
2024 - 256 páginas
Sinopse: Skoob

"A vingança do cupido, de Wibke Brueggemann, é sobre melhores amigos, primeiros amores e como você nunca pode escolher por quem se apaixona, mas pode querer manter todas essas pessoas em sua vida." - GoodReads

Confesso que a primeira coisa que me fez escolher esse livro para ler foi essa capa linda, segundo por ser o primeiro romance sáfico (romance entre mulheres) lançado pela editora. Acredito que apesar de todo preconceito que ainda existe em nosso mundo, o amor é quem deve ter o protagonismo, não importa o gênero ou o sexo de quem ama, mas enfim nesse livro o assunto será tratado com leveza e as personagens são jovens que ainda estão na fase de se descobrir e ter seus primeiros contatos com o amor e o sexo. Amei conhecer e acompanhar a trajetória de Tilly e Katherine. 

Quando comecei a ler pensei que seria daqueles livros bobinhos com um único assunto, mas fui surpreendida por um tema que me tocou de verdade, o avô de Tilly foi diagnosticado com Alzheimer e por isso ele terá que morar com ela e com seus pais; no início ela reage como qualquer pessoa que vê que sua rotina irá mudar e que sua responsabilidade irá aumentar (já que seus pais não tem tempo nem pra ela), mas como o passar dos dias ela entende que ter a oportunidade de conviver com ele não tem preço, ele ainda está no estágio inicial da doença e sua memória ainda está boa tendo momentos de crise e assim precisando de atenção. (As fases e assuntos discutidos por eles me tocaram por eu ter vivido momentos semelhantes com minha mãe então a empatia foi mais intensa e a emoção também).

Matilda (Tilly) tem um melhor amigo e vizinho chamado Teddy. Teddy pede a ajuda de Tilly para se aproximar de Katherine, uma garota que ele está interessado mas não consegue fazer isso sozinho. O plano seria se inscrever em um grupo de teatro amador (os pais deles são artistas, mas eles não tem muito envolvimento com a arte). Tilly aceita acompanhar o amigo e para surpresa dela sua conexão com Katherine é quase imediata, mas não será fácil para ninguém o desenrolar dessa história. Mas garanto que quem embarcar nas páginas de 'A vingança do cupido' encontrará como já citado momentos tocantes e emocionantes tanto familiares como entre amigos, além de cenas divertidas como a preparação para um flash mob quanto uma peça de teatro amador, se eu fosse você corria para ler essa história.

P.S. Duas curiosidades que tem no livro que gostei e achei interessante. Os capítulos são divididos em ATOS e CENAS em referência a peça de teatro já citada aqui. Além disso o uso dos pronomes modificados (ELU, TODES, JUNTES ... ) que vem causando polêmicas na atualidade estão presentes na história.



"Gostaria de deixar registrado que nunca tive a intenção de me apaixonar. Eu ia ficar longe disso tudo, mesmo depois do que aconteceu na igreja. E talvez até depois disso, mas você sabe como o Cupido é: te pega quando você menos espera." pág.7

"É uma coisa estranha a rapidez com que a coragem surge e a decência pula pela janela quando você realmente quer algo." pág.96

"Acho que sou como meu pai. Quero que as pessoas ouçam e aprendam, e queiram fazer o bem, mas não através de Jesus, através das histórias de pessoas normais." pág.119

"Quero que você entenda que seu avô é uma pessoa vulnerável e que não pode ser deixado sozinho por muito tempo." pág.123

"Por que tudo gira em torno de a gente ser ou não bom em alguma coisa? Às vezes deveria ser suficiente o fato de você querer fazer." pág.141

"A demência tira a pessoa de você pouco a pouco, e aí, num belo dia, eles simplesmente se foram, mesmo que ainda estejam sentados ao seu lado. E você gostaria de poder voltar no tempo, mesmo que apenas por cinco minutos, para quando eles ainda estavam lá, para dizer uma última vez que você os ama." pág.210

"É ótimo que você sempre teve certeza da sua sexualidade, mas já te ocorreu que nem todas as pessoas são como você? Tipo, não tenho nenhuma intenção de manter isso em segredo e tal, mas eu quero contar para as pessoas." pág.250


Um comentário:

  1. Oi Aline! Eu estava curiosa sobre a história e encontrei sua resenha. Parece ser uma história que vai além do romance e emociona bastante pelo lado familiar. E que capa mais doce. Quero ler. Feliz Páscoa!
    Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir