O céu está em todo lugar - Jandy Nelson

Autor: Jandy Nelson 
Editora: Novo Conceito
2011

420 págs.

Após ler o livro "O Morro dos Ventos Uivantes" que é tenso e que desperta sentimentos mil, resolvi ler um livro mais suave e que tivesse um amor mais tranquilo e com certeza fiz a escolha certa.
Nesse livro narrado por Lennie uma garota americana de 17 anos, somos apresentados a história de vida dela e de sua familia. E confesso que me senti lendo o diário dela devido aos textos adicionais que encontramos no livro (cartas, bilhetes, rabiscos que ela vai deixando nas árvores etc.)
Lennie e sua irmã foram abandonadas quando pequenas pela mãe e foram criadas pela avó e o tio. As duas tem veia artística, Lennie toca na banda do colégio e Bailey faz parte do grupo de teatro. Além de estudar Lennie trabalha em uma lanchonete local e parece levar uma vida tranquila. Todo segue normal até que Bailey tem um ataque no coração duarante um ensaio da peça da escola e falece. A partir daí iremos acompanhar como Lennie e sua familia irão buscar a superação desse fato e para complicar um pouco Lennie começa a se interessar pelos garotos e no momento mais dicifil de sua vida se vê envolvida com dois, um que a conforta e outro que a alegra (esse sempre fala de Paris e suas belezas).

"As coisas estão tão confusas: o garoto que deveria me beijar age como um irmão, e o garoto que deveria agir como um irmão não para de me beijar. Caramba!!!" (pág 130)

Realmente só e colocando no lugar dela para perceber o turbilhão de emoções que ela está vivendo. Teve momentos que ri e que torci para ela fazer a coisa certa, mesmo que sabendo que na adolescencia muitas vezes não conseguimos.
Achei o máximo ela ficar comparando alguns momentos da sua vida com trechos lidos nos romances de sua preferência, ela cita vários e os que chamaram minha atenção foram: "O Morro dos vento uivantes", "O mágico de Oz" e alguns da Jane Austen!!! Ela faz parte de uma familia de leitores vorazes.
Sim além disso achei maravilhoso o despertar da paixão dela pela música e pelo seu lugar no mundo. É tão gostoso perceber seu amadurecimento.
Muito legal quando no desenrolar da história ela descobre coisas sobre a irmã e sobre cada pessoa da sua familia que ela nem imaginava.
As vezes procuramos conhecer uma pessoa estranha, quando na verdade temos pessoas na nossa familia com histórias de vida fantástica e nem nos damos conta.

"Minha irmã vai morrer todos os dias, pelo resto da minha vida. A dor dura para sempre. Não desaparece nunca; torna-se parte de nós, a cada passo, a cada suspiro. Nunca vai parar de doer, Bailey, porque nunca vou deixar de gostar muito de você. É assim que é.  A dor e o amor caminham juntos, um não existe sem o outro. Tudo o que posso fazer é adorá-la e amar o mundo, imitar seus passos ao viver com ousadia e força e alegria." (pág. 390)

O livro é bem escrito achei a história bem contada, só fiquei curiosa para saber mais sobre a mãe de Lennie mas esse fato não interfere no desenrolar da história. O final é maravilhoso, como eu já tinha desejado.
O livro é lindo, com letras e contra-capa em azul (tudo faz lembrar o céu), imagens belas (todo inicio de capitulo tem a imagem de nuvens, e alguma imagem de textos escritos em todos os lugares - copos, árvores, folhas etc)e a capa toda trabalhada (mas bem sensível pq nos seis dias que levei para ler esse livro a capa ficou gasta e olha que tive cuidado).
Enfim vale muito a pena ler e ter esse livro!!!

10 comentários:

  1. Eu quero tanto ler esse livro. Nossa, sério. Acho que esse é um dos poucos livros da NC que eu ainda não li e quero muito ler. :x
    Mas eu ainda vou ler. Tomara que ainda esse ano!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  2. Aline!! Que ótima resenha! Eu vi este livro e pela capa não me interessei muito, mas agora vou colocar na minha lista!! rs... Quarta que vem (16/05) estou indo para CNF visitar meu irmão e eu vi que estou indo na semana que começa a bienal do livro em Minas!! Vou lá dar uma olhadinha e te conto todas as novidades!!! Bojos!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline!
    Esse livrou não me impressionou muito, nem pela capa, nem pela sinopse...mas não tem como julgar se eu não ler não é mesmo? rsrs
    Eu não sabia que o livro parecia um diário..então deve ser bom.

    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha!
    Eu tenho esse livro há um tempo, e até agora não deu tempo para ler ele, sempre aparece outra coisa.
    Quando fiquei sabendo dele ano passado eu me maravilhei com a história que parece ser bem sensível e interessante.
    O livro é lindo, um dos mais lindos que eu tenho, mas como você disse ele é bem delicado mesmo, que só pelo tempo que ele ficou na minha estante ele ficou com a lombada um pouco danificada.
    Mas enfim, vou ler o quanto antes.

    Beijos
    sobremimemeumundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu li esse livro semana passada! Gostei muito também e a NC realmente arrasou com a capa, a diagramação e tal. Adorei a resenha!

    Beijos, Bi

    ResponderExcluir
  6. Aii já estou há uma vida querendo ler este livro e a sua resenha só fez com que eu quisesse ainda mais haha
    Adorei a sua narrativa!
    beijos e parabens!

    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ah agora eu quero muito ler esse livro. Eu tento evitar de livros que falam de morte na família e coisas assim por que eu mais choro do que leio, mas vou ler esse. Me despertou muito o interesse.
    ótima resenha e o livro deve ser lindo.
    Eu devia ter comprado!! kkkk
    Beijos
    Bruh

    ResponderExcluir
  8. Amiga, quando eu comprei esse livro eu não conseguia parar de olhá-lo e folheá-lo *-* Lindo, perfeito, divo, tudo de bom!!! A capa é perfeita, a diagramação é um encanto e os detalhes tornaram esse livro o mais lindo que já vi! Ainda não tive a oportunidade de ler mas sua resenha me fez pensar que fiz a escolha certa e me fez achá-lo tão doce quanto eu pensei que fosse *-*

    ResponderExcluir
  9. Mega perfeito ... eu quero, me da um? rs
    Sério ... acho um dos melhroes clássicos.

    ResponderExcluir
  10. Aiii que fofuxo. Sempre achei uma graça as letra azuis do livro. A editora NC bem que poderia fazer os livros dela com cores coloridas nas fontes. hehehe

    http://milleguas.blogspot.com

    ResponderExcluir