O Mágico de OZ - L. Frank Baum (Desafio clássico #5)


Autor: Frank Baum
Editora: Leya
Livro de 1901
Edição de 2011

189 págs.

O que posso dizer desse clássico mega famoso??? Eu simplesmente amei, cada coisinha nele me fascinou.
Esse livro publicado pela editora Leya tem um tamanho e peso adequado, capa linda, letras no tamanho bom, capitulos curtinhos. Tudo que favorece uma leitura rápida mas bem intensa. O autor realmente soube fazer certo, fez com que uma história aparentemente bobinha nos transmitisse mensagens de vida muito importante como: conhecer seus objetivos, trabalhar em equipe, fazer por merecer algo que deseja muito, nunca menosprezar seus "amigos" e "inimigos", além de ter confiança e esperança.
Achei o máximo a Dorothy tão novinha já ter uma personalidade forte e pensamentos formados sobre certas coisas da vida, além disso ser tão tranquila e calma (dentro dele eu consegui ver fé e esperança).
Achei o mundo de Oz muito interessante, todos aqueles povos descritos tão bem e com tão poucas palavras. Adorei a ideia dos Macacos alados que realizavam desejos a quem possuisse o capacete dourado. Fiquei com vontade de ter um desse!!! Mas depois que eles falaram um pouco da sua história fiquei com pena deles e tive vontade de ter só para dar a liberdade a eles de volta.
Dorothy soube dividir bem sua atenção entre totó (seu amigo-cão) e seus novos amigos: o espantalho, o homem de lata e o leão; cada um do seu jeito buscava por algo que já tinha dentro de si e não percebia.
Apesar das confusões que esse grupo se meteu para correr atrás de seus objetivos, eles conseguiram superar todos porque juntos eles eram capazes de coisas que não imaginavam.

Algumas frases que gostei:

"Experiência é a única coisa que traz conhecimento, e quando mais tempo ficar na terra, mais experiência você terá."
"Você tem muita coragem, só precisa ter mais confiança em si mesmo. Não há ser vivo que não tenha medo quando enfrenta o perigo. A verdadeira coragem é enfrentar o perigo quando se tem medo, e esse tipo de coragem você tem de sobra."

No geral posso dizer que esse livro foi muiiiiiito melhor do que eu imaginava e agora o indicarei para todos que quiserem ler algo leve mas cheio de conteúdo.

p.s. Muito legal esse selo Barba negra!!!!

10 comentários:

  1. Sempre tive curiosidade para ler esse livro, mas nunca realmente reuni coragem para fazê-lo.. Quem sabe agora eu não mude de ideia? =]
    Abraços,
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, para mim essa história tem gostinho de infância.

    Beijos,
    Juliana.
    sobremimemeumundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que resenha fantástica!
    Adorei a história desse livro!
    Parabéns pelo belo trabalho:)
    Beijos e muito sucesso,

    Cauê.

    ResponderExcluir
  4. Você tá virada nos clássicos né amiga! Confesso que estou pecando por esse lado, dei uma parada e preciso retomá-los até porque também estou participando de um desafio parecido com o seu no momento, fora que a leitura de clássicos é sempre muito bem vinda.
    O Mágico de Oz parece ser tão bom quanto o filme. Acho que ele é um daqueles poucos casos onde o filme é mais amplamente conhecido e adorado do que o livro.
    Apesar do enredo aparentemente leve o livro contém uma mensagem muito legal nas entrelinhas, não é a toa que tornou-se tão famoso ^^
    Gostei muito da resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um amor tão grande por essa história!
    Eu nunca li esse livro infelizmente, mas já assistir todos os filmes que já foram feitos baseados na história e li quando criança os livros com a história mais curtinha.
    Sou mega apaixonada pelo homem de lata *-*
    Adorei a resenha
    Beijos
    Bruh

    ResponderExcluir
  6. Tenho muuuita vontade de ler esse livro, sempre gostei da história! E essa capa é muito linda. Adorei a resenha Lili :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Que belezinha *-* Confesso que pelo título do pot pensei ''Ahhhh, esse eu não quero ler!'' Mas li sua resenha e gostei bastante *-* Queria conhecer os macaquinhos que você falou e ver se essa tal de Dorothy é mesmo legal ^^ Fora que os amigos dela são umas belezinhas também, né? É um clássico, mesmo, e eu não conheço... ainda ;)

    ResponderExcluir
  8. Ahhhhhhhhhhhhhh que grande clássico hein? Sempre gostei dos filmes, agora o livro, nunca li. =[

    ResponderExcluir
  9. Que legal! Ganhei alguns marcadores desse livro. Acho a capa dele linda e bem chamativa. E já ouvir falar de filmes, gostaria de assistir. E na questão de capitulos curtis e letras adequadas fazem mesmo uma leitura dinamica. Gosto disso.

    http://milleguas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nunca li este livro, mas tb nunca tive vontade, sempre preferir o filme à livros infantis mesmo ;s
    mas tenho q dizer: q bela capa.
    Ah quero esse capacete dourado tb hahaha
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir