Anna e o Beijo Francês - Stephanie Perkins


Autor: Stephanie Perkins
Editora: Novo Conceito
2011
288 págs.
Nada melhor do que começar o mês dos apaixonados com a resenha de um livro tão apaixonante. Posso dizer que ele me fascinou em cada página e que deixou uma sensação maravilhosa ao final!!!
Ele conta a história de Anna Oliphant que é mandada pelos pais aos 17 anos para estudar durante um ano na cidade de Paris. No ínicio Anna se mostra irônica e chatiada com a decisão dos pais, principalmente porque eles não a consultaram e por sentir que iria "perder" sua melhor amiga e o garoto que ela estava gostando. Anna se mostra assustada por ter que ficar sozinha pela primeira vez na vida em uma cidade que não conhece nada nem ninguém.

"Se fossem férias, tenho certeza que estaria encantada. Eu compraria um chaveiro da Torre Eiffel, tiraria fotos dos paralelepípedos e pediria um prato de escargôs. Mas não estou em férias. Estou aqui para viver, e me sinto pequena." (pág.18)

O pai de Anna é um escritor famoso e ela é muito crítica com o tipo de livro que ele escreve e ela acredita que ele só a está mandando para outro país para se gabar com amigos.
Adorei os capitulos curtinhos, eles ajudam o enredo a fluir maravilhosamente bem.
Anna chega em Paris sem saber práticamente nada sobre a França (história, lingua, costumes etc) e confesso que é muito legal ir descobrindo as coisas junto com ela, além de perceber que ela está vencendo seus medos gradualmente.
Adorei os termos em francês ao longo do livro, deu vontade de estudar a lingua \0/
Chegando em sua nova escola ela fica meio que isolada no principio mas como é normal aos poucos vai fazendo novos amigos; e um especial St. Clair a deixa encantada e a leva para conhecer a cidade e fala um pouco da rotina desse lugar mágico.

"É importante nos expormos a uma nova cultura, novas situações. E é exatamente isso que você está fazendo. Você está saindo e tentando algo novo. Tem de estar orgulhosa de si mesma." (pág.97)

Aos poucos Anna vai se apaixonando por Paris, fala que lá sempre chove, que as pessoas entram nas lojas com seus bichinhos de estimação, além claro de ficar fascinada com tantos prédios históricos ...

"A principio tudo parecia muito sofisticado para meu gosto, mas três meses nessa situação e passei a entender por que os franceses são famosos pela sua comida. As refeições aqui são saborosas. Jantares nos restaurantes são medidos em horas, não em minutos. É tão diferente da América. Parisienses andam pelo mercado o dia todo para comprar as melhores frutas e legumes e frequentam lojas diferenciadas para comprar queijo, peixe, carne, frango e vinho. E bolo." (pág.123)

... e entre tantas coisas que passa a admirar na cidade fica encantada com a quantidade de cinema existente (já que ela irá estudar Teoria do cinema, em breve na faculdade e quer ser Crítica de cinema, vê então uma bela oportunidade de aproveitar o tempo que passará em Paris para ver muitos filmes e escrever suas críticas).
A cada dia, Anna e St.Clair estão mais próximos e ela acaba se apaixonando por ele. "St. Clair é amigável, inteligente, engraçado e educado. E atraente."

Com o passar dos meses Anna vai se acostumando a sua nova rotina e a seus novos amigos e começar a viver de forma mais tranquila e a vontade. Claro que mantém contato com seus amigos de Atlanta por email e telefone.
Mas essa paz não dura muito porque ela começa a ficar confusa com o que está começando a sentir por St. Clair. Isso porque ele tem namorada e ela se sente presa ao seu antigo sentimento por Toph, um gatinho do seu antigo trabalho. Por isso ela tenta esconder esse sentimento a principio até porque ela é amiga e companheira de St. Clair e não quer perder isso.
Nas férias de fim de ano ela volta para casa e se sente mudada, mais exigênte, com gostos mais refinados e madura.
Para sua tristeza acontecem coisas que a chateiam e magoam (seus amigos e familiares a tratam diferente e situações inesperadas acontecem ...)e ela percebe o quanto quer voltar para Paris e para St. Clair. E nesse tempo de férias eles conversam muito por email e telefone. "Ele se metamorfoseou de uma coisa confusa em meu melhor amigo."

"É estranho. Casa. Como eu pude querer estar aqui por tanto tempo, só para perceber que ela se foi. Estar aqui, tecnicamente na minha casa, e descobrir que minha casa agora é em outro lugar. (...) É possível que lar seja uma pessoa e não um lugar? Bridge costumava ser meu lar. Talvez St.Clair seja meu novo lar." pág. 195

Anna volta para Paris e nesse último semestre se mete em muitas confusões que a farão pensar sobre sua vida e seu futuro. Achei muito bem estruturada a história e amei o final. Mais que indico esse livro, principalmente para quem é muito romântico.

18 comentários:

  1. Oi,
    Esse livro esta na minha meta do mês, o engraçado que ano passado quando eu vi esse livro pelos blogs , eu não dava nada por ele, mas quando eu parei para ler a resenha eu me encantei com a história, e depois dessa sua resenha excelente eu vou tratar de pegar logo para ler.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  2. Ai Aline, como eu já disse, esse livro está na minha pilha de leituras e pela sua resenha acho que ele vai ser o próximo da lista rs Agora estou lendo O Céu está em Todo Lugar e pela conclusão que tirei do meu gosto literário unido ao seu, acho que temos todos os motivos pra amar a Novo Conceito ^^

    ResponderExcluir
  3. Ei, Aline! Eu li o livro e ele é mesmo lindo! Também gostei bastante! St. Clair é um fofo e a história do envolvimento dos dois é bem gostosa! Isso sem falar que o enredo se desenvolve na França!

    Beijos,
    Náh

    ResponderExcluir
  4. Oi Lili!
    Eu ameeei esse livro! Uma fofura, me apaixonei por Paris e por St. Clair *-* Como sempre, ótima resenha e adorei os quotes!

    Beijos, Bi

    ResponderExcluir
  5. Já li esse livro e concordo com você, ele é demais. Apaixonante, embora ainda acredite que ele é um pouco água com açúcar. Boa resenha.

    Beijos,
    Felipe
    http://ahoradolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Amiga eu simplesmente me apaixonei por este livro.
    Ele é lindo, romântico, gostoso e incrivelmente envolvente.
    Sou completamente louca por St. Clair afinal, que não quer encontrar uma versão dele dando sopa por aí né?
    Tenho certeza que esta leitura só aumentou a sua vontade de ir para Paris certo?
    Ótima resenha flor, beijos grande.=)

    ResponderExcluir
  7. Aline, eu já estava morrendo de vontade de ler esse livro, agora então MEU DEUS!!
    Eu adoro Paris e ter uma história tão linda assim se passando lá me deixa ainda mais apaixonada.
    Quero lê-lo logo.
    Beijos Bruh

    ResponderExcluir
  8. Oi Flor! Deixei um meme pra vc lá no meu blog! Bjuuss

    http://www.perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br/2012/06/memes-e-selinhos-2.html

    ResponderExcluir
  9. Adorei esse livro, a leitura flui de uma maneira tão natural que quando vi já tinha acabado. Tão fofo e apaixonante...amei a resenha, vou tentar fazer essa semana ainda um post lá no blog também, beijoooo =)

    ResponderExcluir
  10. Oi,

    Primeiramente adorei de verdade seu blog, e sobre o livro: eu amei a leitura dele, ficou sendo um dos meus preferidos e lendo seu texto me deu vontade de reler novamente.

    Beijosss

    ResponderExcluir
  11. O que me chamou atenção no livro foi apenas uma palavra PARIS;

    Eu li Anna e o Beijos considerei uma história divertida e um tanto irreal, mas como dizem é um livro e tudo pode acontecer

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Bom dia :)
    Nunca li uma resenha negativa deste livro,deve ser bom mesmo :)
    Quero ler um dia *---*

    Beijos e cuide-se

    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  13. Poxa!! Um dia quase comprei esse livro, mas acabei desistindo. RSRS E sou bem romântica então acho que ia gostar.
    Seguindo o blog!!!
    Convido-a para seguir:
    eternamente-princesa.blogspot.com

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Poxa, legal mesmo a resenha!
    Essa questão dos capitulos curtinhos é interessante mesmo para deixar uma leitura mais dinamica!
    Beijos e sucesso,

    Cauê.

    ResponderExcluir
  15. Esse livro parece ser tão fofo, estou muito afim de ler, assim como a sua só vejo resenhas positivas e isso está me deixando com mais vontade ainda de ler. Também gosto de capítulos curtos é bem pratico. Parabéns pela resenha!

    Beijos :)
    http://ummundodecomentarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Nossa! eu quero muito ler esse livro, lá estava eu conversando esses dias: Nossa, será que vão fazer alguma promoção desse livro? KKK

    ResponderExcluir
  17. Acho a capa deste livro uma das mais lindas e românticas. Já tive este livro em mãos mas acabei trocando por um outro que eu queria muito mais, e agora me arrependo de nao tê-lo lido. E a sua resenha só fez eu ficar com uma dor no coração ainda maior :(
    beeijos e lágrimas!
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu já li esse livro, não me lembro direito do começo, o por que ela foi pra la, mas acho que ela foi mandada pra lá como castigo, (eu acho) eu queria ter um castigo assim... kkkkk mas em fim, tirando alguns detalhes, amei o livro.!!!!

    http://milleguas.blogspot.com

    ResponderExcluir