O Médico e o Monstro - R.L. Stevenson (Desafio clássico #8)


 Autor: R. L.Stevenson
Editora: L&PM Pocket
2011
104 págs.
 
Fiquei muito feliz em ler mais um livro clássico, cada dia tô mais viciada nesse tipo de livro. Ele é fininho e com capítulos cutinhos então a leitura é rápida.
A história se passa em Londres em "18..." é assim que eles mostram no livro, achei interessante. Conta a vida do médico (cientista) Henry jekyll, seus amigos (principalmente) o advogado Utterson e um ser diabólico chamado Edward Hyde que anda assustando as noites da Inglaterra.
A narrativa cresce de forma inteligente o que te faz querer saber logo o fim do enredo.
Percebi o advogado Mr.Utterson como um investigador nessa história, seu interesse começa porque seu amigo médico altera seu testamento colocando como seu único herdeiro o até então desconhecido Sr. Edward Hyde. Isso faz o advogado querer saber tudo sobre esse senhor e sua relação com o seu amigo.
No decorrer da história temos pistas que os senhores jekyll e Hyde são a mesma pessoa, mas o Mr.Utterson em nenhum momento pensa sobre isso nem aceita qualquer fato que coloque a reputação do seu amigo em risco.
Os fatos só são esclarecido quando o Sr.Jekyll some e o mordomo da casa dele procura o Mr.Utterson em desespero. Eles encontram todas as explicações nos aposentos do Sr.Jekyll junto com um relato completo sobre o caso que o envolvia.
Penso que o lado cientista do Sr.Jekyll quis brincar de Deus e encontrou algo que saiu do controle. Ele acreditava que poderia separar seu lado bom do ruim e ter controle sobre eles. Além disso penso que no final das contas não conheçemos ninguém a fundo e não sabemos do que cada um é capaz de fazer.

"Um momento antes, e eu tinha garantido o respeito de todos os homens; rico e estimado - em casa, uma mesa posta para mim na sala de jantar; agora eu era uma presa dos homens, um fugitivo, um sem lar, um assassino conhecido, um condenado à forca." Pág. 98

Apesar de ser um relato rápido, adorei a leitura e com certeza leria mais páginas dessa interessante história.







 Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

8 comentários:

  1. Uau, super interessante, já ouvi falar e vi uma menção da história no filme Van Helsing, gostei da resenha e quero ler pra saber mais do que rola nesse clássico *-*

    ResponderExcluir
  2. Parece ser legal, acho que eu ia gostar de ler!!

    Xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi aline. Bom, eu não muito fã dos clássicos. Eles sempre me fazem ficar entediada com o enredo. Mas as vezes é só uma questão de procura. Li dois livros do Julio Verner, que são clássicos, e muito empolgantes. Recomendo "20 mil léguas submarinas" tanto que coloquei o nome do meu blog em inspiração ao livro.

    http://milleguas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler esse livro! Tava até namorando ele na saraiva um dia desses. Vou comprar em breve. Adorei a resenha Lili ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser bem legal *-* Espero logo logo ler esse livro ^^'
    Nos livros da série "Monster High" há menção desse personagem *--*
    Amei a resenha :D
    Beijinhos ^^
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro o Stevenson e o fato do quanto o seu talento para a escrita era versátil! Ele consegue passear entre gêneros distintos e uma prova disso é este livro e o clássico de aventura, A Ilha do Tesouro. Ambos tornaram-se referência em seus gêneros e são "must read", ele era mesmo ótimo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Estou com este livro na versao dos 3 classicos da martin na minha estante mas nao consegui tirar tempo pra le-lo --'
    vou ver se depois dessa sua resenha eu tomo vergonha e leio :D
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha Aline, não são todos os classicos que eu gosto, mas esse parece ser bem interessante. Bjs
    http://segredosemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir