Guerreiros da esperança - Andrea Hirata


Autor: Andrea Hirata  
Editora: Arqueiro  
2012  
280 págs


"A Educação é um direito básico do ser humano e em todo o mundo existem crianças e professores que ainda lutam para garantir esse direito".

Esse livro nos conta a história de vida de um grupo de crianças e seus professores e sua luta para continuar estudando. Eles vivem na ilha de Belitung, na Indonésia, ilha rica em recursos naturais, mas como em várias partes desse mundo eles não tem direito de usufruir dessas riquezas porque uma empresa extrangueira já se apossou dela. 

"O governo indonésio tomou a PN (empresa que retira os recursos naturais) dos colonizadores holandeses, assumindo não apenas seus bens como também sua mentalidade feudal. Mesmo depois que a Indonésia se tornou independente, o tratamento dado pela PN a seus empregados nativos continuou bastante discriminatório. Esse tratamento diferia com base em grupos, como num sistema de castas." pág. 25

No livro o narrador da história nos mostra tudo que podemos encontrar na ilha, desde sua colonização até os dias atuais. Mostra a rotina sofrida dos moradores nativos, suas perspectivas de vida, sua religião (muçulmano) e suas crenças, as diferenças sociais etc. É interessante perceber o crescimento da consciência crítica nos alunos, depois de um tempo de estudo, além de sua visão irônica em certos momentos.
É triste ver como as crianças não são motivadas a estudar porque os pais não tem condição de pagar por esse estudo até o mesmo se formar, então eles dão preferência ao trabalho para assim ajudar no sustento da familia.

" A discriminação educacional praticada pela PN contribuía para acabar com sua disposição de mandar os filhos para a escola." pág. 33

Nesse contexto encontramos dois professores que mesmo pobres acreditam que a educação pode mudar o mundo e por isso lutam para manter a carente escola da aldeia funcionando. 

" A Primeira lição que Pak Harfan nos deu foi sobre buscarmos nossos sonhos com vontade e convicção. Ele nos convenceu de que a vida podia ser feliz mesmo na pobreza, desde que se tivesse a coragem de, em vez de receber, dar o máximo possível." pág. 22

"Para nós, Bu Mus e Pak Harfan eram legítimos patriotas sem medalhas de honra. Eram nossos professores, amigos e guias espirituais. Os dois eram nossos heróis não celebrados, um príncipe e uma princesa de bondade e poços cristalinos de conhecimento num deserto de abandono." pág.36

Os relatos dos esforços que os alunos fazem para conseguir estudar são surpreendentes. A infra-estrutura da escola não tem a mínima condição de funcionamento, mas eles não se deixam abater e continuam estudando.

"Estudar era o lazer que fazia com que o menino se esquecesse das agruras da vida. Para ele, os livros eram como água de um poço sagrado na mesquita de Meca, renovando suas energias para pedalar contra o vento todos os dias. Mergulhar em cada frase que lia." pág. 55
 É revoltante perceber que ninguém ajuda esse escola mas inspirador acompanhar a paixão pelo conhecimento vencer cada obstáculo. Para mim um dos pontos alto da história é quando tem uma competição de conhecimento entre a escola modelo (que é patrocinada pela PN) e a escola da aldeia; e  os nativos conseguem provar seu valor; mas para minha surpresa nada muda na realidade deles, nenhuma ajuda aparece para melhorar a escola.

"Aqueles dois troféus explicava por que Alá nos dera aqueles dois talentosos meninos. Mahar nos infundiu coragem para competir. Lintang nos infundiu coragem para sonhar." pág. 192

Com o passar dos anos as crianças crescem e cada um segue seu caminho, uns bons e outros nem tanto. Porém o mais interessante foi acompanhar o nascimento da esperança e autoconfiança nos alunos daquela pequena escola, além disso tiveram uma ótima infância ao lado de amigos e viveram momentos inesquecíveis naquela escola que tão bravamente representou a resistência a opressão dos poderozos.
Percebi que o conhecimento está disponível para aqueles que realmente o querem, porque mesmo sem recursos físicos suas almas foram guiadas para os melhores caminhos.

"O conhecimento tinha a ver com amor-próprio, que a instrução era um ato de devoção ao criador e que a escola nem sempre tinha o propósito de prover diploma e dinheiro. A escola tinha a ver com dignidade e pretígio. A instrução era a celebração da humanidade, da alegria de estudar, a luz da civilização. Mas esses esclarecimentos não eram registrados pelas crianças pequenas, marginalizadas pela descriminação e deslumbradas por bens materiais sedutores." pág. 194

Bem é isso gente espero que tenham gostado da resenha e que leiam esse livro, ele tem uma linda mensagem de esperança!!!!!


 Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

14 comentários:

  1. Parece ser muito bom! Vou procurá-lo!!!

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  2. pelo visto o livro é liindo!
    eu confesso que ele nunca me atraiu muito nao, só agora depois de ler sua resenha.
    recebeu minha cartinha?
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. ooi oi, esse parece ser o tipo de livro mostra como a gente é rico mesmo numa vida simples e não reclamar do que não temos. só pela capa já imaginei que seria um tipo de livro critico mesmo.
    Só uma coisinha, no quarto paragrafo, na sexta linha a esta escrito errado "trite" da uma corrigidinha ali (: bjokas http://milleguas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, fiquei interessado no livro agora,
    quando for possivel vou provedenciar a leitura.
    Sua resenha ficou ótima.

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline.

    Me interessei pelo livro

    Parabens!!

    Resenha ótima *_*

    PS: Indiquei um meme pra voce, dá uma olhada depois

    Beijos

    Gabyh - Vida de Bookaholic
    http://vidadebookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline, me interessei muito pelo livro, espero em breve poder ler.

    Descobri nas Entrelinhas

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline!
    Gostei muito da sua resenha! O livro deve ser muito bom. Além do que a estória é bem bonita.
    Beijinhos!

    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Uau, que história. Parece ser muito boa. Vou procurar esse livro *-*
    Gostei muito de sua resenha ^^
    Beijinhos.
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Aline, eu achei legal a história básica do livro, mas não faz o meu tipo de leitura, eu sou muito sentimental e fico pra lá de deprimida e impressionada quando leio livros tristes que sei que refletem algo da realidade, de qualquer forma, a resenha está ótima ;)

    ResponderExcluir
  10. Nossa, este livro parece ser incrível! Adorei sua resenha e a forma como o livro é tratado, parece ser uma luta diária pela educação.

    O tema é legal porque é uma realidade mundial, principalmente aqui no Brasil onde a educação não é prioridade. :/

    Adoraria ler este livro!

    Bia | www.livroseatitudes.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Aline!
    Parece ter uma história bem legal, com uma mensagem por trás de tudo. Mas não é uma leitura que me atrai muito :s

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu já li a sinopse desse livro e achei interessante e agora com a sua resenha acho-o muito mais! Parece um livro bem bonito e com uma mensagem profunda a passar.
    Parabéns pela resenha
    Já estou seguindo o blog em todas as redes sociais
    Beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com
    @umdiaacadalivro

    ResponderExcluir
  13. Oi Lili!
    Gostei muito da sua resenha, me deixou bastante curiosa sobre o livro, ele parece ser bem interessante e trata de um tema legal :)

    beijos, Bi

    ResponderExcluir
  14. Esse livro não faz muito meu estilo, mas realmente parece deixar uma linda mensagem e parece ter um excelente conteúdo. Se tiver oportunidade, lerei. :)
    Beijos

    ResponderExcluir