Branca de Neve tem que Morrer - Nele Neuhaus

Autor: Nele Neuhaus
Editora: Jangada
2012
470 págs.

Primeiramente gostaria de dizer que esse foi o primeiro livro que li de uma autora alemã, e posso dizer que senti um pouco de dificuldade para me acostumar com os nomes dos lugares e dos personagens no inicio, mas depois a narrativa ficou tão intensa que esses detalhes ficaram pequenos diante do potencial de envolvimento da história.
Achei a capa muito linda e a diagramação de dentro do livro, simples mas bonita. Uma coisa interessante de ser observada é que o livro é dividido por dias (capitulos enormes por sinal), além disso toda a narrativa acontece em um mês de vida dos personagens, isso me chamou muita atenção, mas confesso só ter percebido no final do livro porque acontecem tantas coisas que você acredita que passaram meses.
Para quem gosta do estilo de escrita dos autores Harlan Coben e James Patterson, com certeza irá amar a Nele Neuhaus. Mas acredito que nesse livro a autora capricha nos detalhes e na carga emocional dos personagens bem mais que eles dois. Senti seus personagens mais próximos mais reais, enfim me envolvi muito com eles.
Esse livro conta um caso de assassinato duplo (Laura e Stefanie "Branca de Neve" devido sua aparência e seu papel na peça da escola) em uma cidade pequena chamada "Altenhain" e toda a influência desse fato na vida das pessoas que lá vivem. Um jovem é acusado de matar suas duas ex-namoradas e condenado a prisão por 10 anos.
O livro começa com ele saindo do prisão após cumprir sua pena e nós acabamos por acompanhar sua tentativa de reinserção na sociedade após esse evento. Mas coisas inesperadas começam a acontecer com os pais de Tobias Sartorius e ele começa a se perguntar se sua saida da prisão teria tido alguma influência nesses fatos; mas afinal de contas ele tinha cumprido a pena de um crime que não lembrava ter cometido por estar bebâdo no dia do ocorrido e tinha direito de recomeçar sua vida e ajudar seus pais a se reerguerem também. Mas as pessoas da cidade não estavam felizes com sua volta porque achavam um absurdo ter que conviver com um "assassino".
Nesse meio tempo o corpo de uma garota é encontrado e a policia acaba descobrindo ter relação com o crime ocorrido a 10 anos atrás. E acabam chegando ao nome de Tobias e a cidade de Altenhain. Nesse momento você sente o livro tenso e começa a desconfiar que tem algo estranho envolvendo esse crime.
"Tobias fora um rapaz notável e bonito, inteligente, esportista e de bom coração. Parecia carregar os melhores pré-requisitos para um futuro grandioso; ninguém falava mal do primeiro da classe, do campeão no esporte e do ídolo das garotas. Como deveria ficar sempre à sua sombra e, para as garotas mais bonitas, ser apenas a segunda opção? Será que a inveja e o ciúme não eram inevitáveis?". pág.154

O livro começa a nos mostrar partes do passado da cidade e vamos aos poucos juntando as pessas do quebra-cabeça.
Não posso esquecer que os policiais estão muito bem representados pelos investigadores Pia e Bodenstein. Acompanhamos também a rotina e tudo que um bom investigador precisa ter para ter sucesso no equilibrio entre a vida pessoal e profissional. Eles nem sempre conseguem, mas se esforçam muito.
Você começa a acompanhar a investigação policial e pensa que existe um complô por trás do ocorrido e fica louco para saber quem são os verdadeiro culpados.
Nesse livro é mostrado até onde as pessoas vão para conseguir o que querem e os culpados pressionam e manipulam todas as pessoas do vilarejo e "tudo por baixo do manto da generosidade." pág.363

"Em Altenhain, naquele vilarejo idílico, que ela havia considerado tão monótono e ermo, viviam monstros impiedosos e brutais, camuflados por máscaras de ingenuidade tacanha". pág.409

Uma nova jovem some e é preciso correr contra o tempo para que ela seja encontrada com vida e os verdadeiros culpados sejam encontrados. Você vibra a cada página e torce para que tudo termine bem. Eles conseguem resolver os dois casos que acabaram tendo ligação.

"A trama das mentiras havia se tornado tão densa e intricada que levou a efeitos colaterais lamentáveis". Pág.442

Amei esse livro mais que indico ele para todos que gostam do estilo.


P.s. Amanhã será o último post válido para o top comentarista viu!!! Sorte para os interessandos!!!

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

7 comentários:

  1. Quando vi a divulgação do livro eu me apaixonei e fiquei louca para lê-lo. Sua resenha me deixou mais ansiosa para ler rs.

    http://laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Preciso desse livro. Eu amo investigações policiais, e essas que se passam em cidades pequenas são as melhores.
    Quando eu li o livro do Arnaldur Idrindason, também tive que me acostumar com os nomes islandeses, muito difícies.
    Esse nome pode enganar muitas pessoas, eu não fazia idéia de que ele tinha uma história tão densa. Eu pensava que fosse uma história de contos de fadas.
    Já esta na minha wishlist.

    Beijokas, amo seus comentários, também adoro você!

    ResponderExcluir
  3. Ja tinha curiosidade de ler esse livro só pela capa e pelo titulo, agora então, morri! Quero looogo meudeusdoceu!!

    Apesar de nao ser meu tema preferido, gosto de suspenses onde vamos juntando as peças pras coisas se encaixarem!
    Adorei a resenha!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  4. Amiga que máximo esse livro!!! AMEI, AMEI e AMEI!
    Eu conheci a escrita do Harlan, faz pouco tempo, mas simplesmente amei o modo dele escrever suas histórias. O suspense, os crimes, o mistério são sempre tão instigantes que eu praticamente devoro os livros deste estilo.
    Eu nem imaginava que se tratava de um suspense impressionante esta história e saber disso só me deixou mais atordoada para ler este livro.
    Já está na minha listinha de super desejados, afinal sou completamente fanática por trillers e afins...adorooooo!!!
    òtimo texto flor, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser muuuuito bom! Só pelo título já me chama atenção, e eu adoro policial e adoro o Harlan Coben acho que vou amar esse livro.
    Adorei a resenha amiga!

    Beijos, Bi

    ResponderExcluir
  6. Aline! Esse livro deve ser muito bom! Eu sempre tive vontade de ler, ainda mais pelo título. Com certeza eu vou ler.
    Beijinhos!

    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. noooossa, como eu qero ler este livro.
    Sei q as opinioes qnto a ele nem sempre sao boas, mas eu estou ansiosíssima pra le-lo!
    parabens pela resenha, aline! sempre perfeita! :D
    Beijos
    -No Limite da Leitura

    ResponderExcluir