Linhas - Sophia Bennett



Autor: Sophia Bennett
Editora: Intrínseca
2010
248 págs

Assim que criei meu blog vi resenhas desse livro pela blogsfera e fiquei encantada com ele. O coloquei na minha lista de desejo e foi esse ano na bienal de SP que o vi numa mega promoção e não resisti e comprei. Esse mês decidi que tinha chegado sua hora de ser lido e não me arrependi o livro além de ter uma capa linda e em cada capítulo ser iniciado com letras caprichadas tem um enredo bem interessante.
Apesar das personagens principais ter uma média de idade entre 12 e 14 anos, garanto que essa leitura pode ser feita por pessoas de todas as idades, porque as personagens são maduras e bem espertas.
No inicio somos apresentadas a três amigas, bem diferentes por sinal uma da outra: Edie é aquela que quer salvar o mundo e tem altos projetos e um blog bem legal onde expõe suas ideias, além de ser uma aluna exemplar. Jenny é a atriz iniciante que acaba de ganhar um papel em um filme de Hollywood e Nonie, que é a narradora da história é fascinada por moda.
No desenrolar da história conhecemos Crow, uma garota refugiada da guerra civil em Uganda que mora em Londres na casa de uma tia.
O caminha delas se cruza porque um dos trabalhos voluntários da Edie é ajudar crianças com dificuldade de leitura e como Crow tem dislexia elas acabam se conhecendo. Logo de cara Crow chama a atenção de Eddie pq usa como acessório para suas roupas umas asas de fada, seria até normal em brincadeiras já que a mesma tem 12 anos, mas na rua??? Garanto que chama a atenção de todos. Nesse ponto começamos a ver a personalidade desprendida das opiniões alheias que Crow tem, mas isso não a protege de sofrer bullying na escola pq as meninas malvadas não perdoam quem é diferente.

"Ninguém deve ser rotulado e julgado porque se veste de um jeito diferente da maioria." pág. 14

Todas acabam se conhecendo e percebendo o quanto talentosa e criativa Crow é para desenhar e criar peças e aos poucos ela começa a fazer e vender suas criações com ajuda das meninas. Muita coisa acontece com esse grupo de amigas e elas percebem que quando você está ao lado das pessoas certas seus sonhos se tornam realidade e se caso algo não sair como esperado você terá pessoas para te apoiarem.

Para quem é estilista e está montando um desfile "é sua chance de dizer ao mundo algo que realmente importe. Você tem que explicar seu ponto de vista. Tem que trabalhá-lo. É como se fosse uma história que trata da sua ideia sobre o que é beleza. É sobre as coisas que a inspiram e como você foi capaz de juntá-la de uma forma nova. Você não pode simplesmente despejar qualquer coisa que por acaso esteja sobrando em seu ateliê." pág. 144

"Preciso de tempo para entender que diabos se passa naquela cabecinha de 13 anos e que permite que ela possa chegar a conceber uma coisa dessas. Então, eu percebo: é como se fosse um curso intensivo em história da moda. Há um pouquinho de Vionnet, Saint Laurent, Westwood, Galliano e um pouquinho de coisas que são completamente dela." págs. 202/203
 
Garanto que é uma história bonitinha mas que intercala assuntos fortes mas de forma leve. Conhecemos um pouco da realidade de Uganda e dos familiares de Crow além de acompanhar os bastidores do mundo da moda e para quem é fã da cidade de Londres em vários momentos a Nonie fala dos seus pontos favoritos na cidade. Essa é uma leitura mais que indicada!!! Espero que tenham gostado e que leam esse livro. Já começeio sua sequencia "Brilhos" e já já tem resenha dele para vocês!!!!

  Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

12 comentários:

  1. Uau, que lindooo!!!! Achei a capa mega fofa e amei sua resenha, gosto de livros leves com temas importantes e conteúdo jovem, totalmente doce *-* Fiquei muito interessada, nunca li nada a respeito, quero ler ^^

    ResponderExcluir
  2. A capa é linda mesmo, sempre gosto de livros que tratam assuntos fortes com certa leveza. Fiquei com muita vontade de lê-lo.

    Beijos!
    http://beyondofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline, como foi o feriadão? Adorei a sua resenha e os quotes. E essa capa é muito linda mesmo. Fiquei curiosa para lê-lo. Parabéns pela leitura. Aguardando as próximas resenhas. Bjs, Fê - http://segredosemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse livro ta aqui em casa só me esperando, espero ler ele em breve

    ResponderExcluir
  5. Sempre tive vontade de ler esse livro, a capa dele é super fofa!

    Beijos, Bi

    ResponderExcluir
  6. Ah amiga eu tmbm quero muito ler este livro.
    Nunca tinha lido resenha dele, conheci no site da Intríseca e como gostei da capa e da sinopse coloquei na minha lista de desejos. Mas ao contário de vc, eu perdi a mega promoção da Intríseca na Bienal do livro e não consegui comprá-lo...=(
    Entretanto ainda o quero e uma hora dessas eu vou conseguir.
    Deu pra perceber que a história é dessas em que a lemos numa sentada né? Além do mais, me pareceu ser bem leve e descontraída, estilo Glee. E eu adoro histórias assim... Com toda certeza vou lê-lo e isso é uma promessa!
    Adorei sua resenha amiga, bjus grandes.

    ResponderExcluir
  7. A capa desse livro é muito fofa ^-^
    Amei sua resenha. Me deu muita vontade de ler esse livro. Com certeza vai para a lista de leitura :D
    É bom ler livros que apesar de abordarem assuntos "polêmicos" como o bullying de uma forma mais suavizada; parece que esse livro é assim. Achei isso bem interessante.
    Beijinhos
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. geeeente, q lindo liiindo!
    adorei a resenha, eu nao imaginava q a historia fosse assim! fiquei encantada! claro q já adicionei na minha lista de vou ler neh?
    ta vendo pq eu nao desgrudo do seu blog? hahaha
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu quero leeeeeeeeeeeeeeeeeeeer >.<
    Não ligo das personagens serem novas :S As vezes as personagens são tão maduras que nos surpreendem muito.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Tenho esse livro a algum tempo mas ainda nÃo o li !!! A capa è muito fofa...

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia essa série. Vou procurar saber mais sobre a autora.

    ResponderExcluir
  12. Nao curto muito esse tipo de livro, mas a capa dele me chamou a atenção, é bem bonita!
    Mas mesmo assim nao curto muito esse tipo de livro'

    ResponderExcluir