O Inverno das Fadas - Carolina Munhóz


Autor: Carolina Munhóz
Editora: Fantasy - Casa da Palavra
2012
304 págs

Terminei de ler esse livro ontem e ainda não sei o que falar, só sei que como eu tinha adorado o livro  "A Fada" começei esse esperando algo semelhante e confesso que fui pega de surpresa, esse livro vai por caminhos que eu nem imaginava e que aos poucos foi me envolvendo.
Respondendo a algumas pessoas que me perguntaram, esse livro não faz parte de uma série, pode ser lido separadamente que a compreensão não será afetada, apesar da protagonista do livro "A Fada" aparecer de forma breve, sua história independe dessa.
Nesse livro somos apresentados a Fada Sophia que na realidade é uma Leanan Sídhe, quer dizer uma Fada-amante, considerada musa para os humanos talentosos.
"Na terra dos humanos, seria descrita como uma jovem com cerca de 18 anos. Longos cabelos dourados que iam até a altura da cintura fina, finalizando em pequenos cachos parecendo feitos profissionalmente. A pela branca como mármore vivia quente. Os olhos violeta de longos cílios negros combinavam com as cores divertidas das asas, discretamente abertas nas costas." Pág. 13

Descobrimos um pouco mais sobre Annwn ou Fairyland e os tipos de fadas e elfos lá existentes, cada um com sua missão e destino.
A história começa durante o Samhain, ano novo dos seres mágicos e halloween para os humanos.
Para mim foi curioso perceber várias semelhanças nos rituais feitos pelas fadas e pela humanas consideradas "bruxas" devido sua ligação com a natureza e a Deusa Mãe.
De tempos em tempos Sophia precisa encontrar um humano para inspirar/seduzir porque ela se alimenta da energia criativa do escolhido e isso é essencial para sua existencia. E nessa comemoração seria o ideial, já que os mundos ficam mais próximos. E o escolhido foi um rapaz da cidade de Keswick (interior da Inglaterra) região considerada mística por possuir lendas sobre as sídhes e um portal para o outro mundo, onde fadas, elfos, espíritos e outras entidades vivem. Sophia pensava que William seria mais um que ela se envolveria, o ajudaria a ser "famoso" e depois partiria como sempre fez e isso causaria a loucura e morte do mesmo. Mas e se existisse alguém capaz de mudar esse "carma" dela??? E se ela se apaixonasse por ele e não quisesse seu fim??? O que seria preciso fazer para ficarem juntos???
"Muitas vezes a fada se pegou pensando se existiria uma forma de quebrar o feitiço sobre ela, mas era inútil. Ser uma Leanan não consistia em ter escolhas, era simplesmente um fato que não podia ser negado".  Pág. 99

Confesso que fiquei mega surpresa por encontrar partes picantes (momentos intimos do casal), mas foi tudo descrito de forma leve e com bom gosto. Nada que posso assustar as mais recatadas.
No que diz respeito a diagramação achei diferente as páginas serem numeradas na parte superior, geralmente o número fica em baixo. Além disso cada capítulo começa com uma frase em inglês que remete a uma música que é citada na última página do livro, criando assim uma trilha sonora para o livro, achei bem legal essa ideia.
Adorei o tema dos sonhos lúcidos e o famoso fio de prata do sonhar (que liga o corpo dos adormecidos a seus espíritos) ser abordado, assim senti uma deixa para o livro "Fios de Prata" do Raphael Dracoon \o/
Enfim fica a dica de mais um livro nacional bem interessante!!!


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

12 comentários:

  1. OI Aline :D

    Amei a resenha, parabéns *_*

    Eu estava um pouco indecisa sobre quando começar a leitura do meu exemplar de O Inverno das Fadas (fiquei com medo do final, nao sei porque, mas fiquei) e encontrei diversas resenhas negativas e um pouco maldosas até, avaliações baixas e fiquei em dúvida se devia levar a sério tais coisas...Acho que cada livro merece um crédito até provem o contrário, então apesar de tudo havia decidido lê-lo, você fez com que ele entrasse na lista das prioridades kkk

    A sua resenha foi a mais positiva que li sobre ele, há bastante tempo, e como você não esboçou nenhuma insatisfação com fim acho que estou segura de lê-lo - confio em você.

    Beijos

    Gabyh - Vida de Bookaholic
    http://vidadebookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Aline, amo livros nacionais e esse entrou imediatamente na minha lista, amei a resenha e achei super fofo, adoro temas sobrenaturais e fantásticos! Fadas, cara *-* Preciso rsrs

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha, Aline.
    Pra mim era uma série. Mas bacana que pode ser lido independente um do outro, sou louca para ler ambos e ainda não consegui.

    Beijokas
    Jaque
    Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  4. ah pra mim esse lance de assustar as recatadas é pura *frescura* pq na boa livro é livro.
    até parece que o pessoal nao faz essas coisa sahuhuashu
    enfim eu tenho o livro mas ainda nao li ele
    espero gostar
    ^^

    ResponderExcluir
  5. Oi flor,
    Vim aqui te desejar um feliz natal e ano novo..porque bem esta sexta estarei indo viajar e não tenho acesso a interner lá para onde vou...então vou desaparecer um pouquinho daqui, mas deixei posts programados la no blog viu e assim que voltar venho te visitar...então BOAS FESTAS flor...tudo de bom mesmo.
    Bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente, eu esperava tanto e fiquei mais cautelosa depois de uma resenha de alguém que admiro.
    Li o livro e sinceramente não gostei nenhum pouco de todo o desenrolar e condução da história.
    Ainda quero ler A fada porque acho que a Carolina pode funcionar pra mim, acho que não funcionou o livro. COm um tema que eu acho fantástico.


    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ah, e sobre as cenas 'picantes' não há nada de extraordinário. Com certeza é um tema mais adulto por ser uma fada que encessita de energia sexual, ams concordo que tudo foi conduzido com 'muito bom gosto'. Nada obsceno ou ofensivo.
    Na verdade, em alguns momentos eu ape achei que teve excesso de cuidados para com essas cenas. Ela poupou palavras e acabava se repetindo demais em alguns momentos. Mas isso não foi o problema do livro para mim, mesmo.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha Lili, como sempre!
    Estou muito curiosa pra ler esse livro, acho a capa dele maravilhosa.

    Beijos, Bi

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline!
    Ainda não li nenhum livro sobre fadas e esse me deixou curiosa, achei a capa linda e a história é muito interessante. Já anotei na lista de compras! :)
    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  10. Hahahaha!

    "Nada que posso assustar as mais recatadas".

    Isso foi engraçado.

    Eu gosto de livros infanto-juvenis, mas também gosto de cenas picantes para apimentarem as páginas.

    Sua resenha me fez ficar mais curiosa para ler este livro!

    Um Natal maravilhoso para vocÊ!

    Gláucia

    eassimestaescrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Flor, sua resenha me deixou suuuper curiosa quanto à este livro! E o fato de ele nao ser da mesma serie que Fada me animou a le-lo :D
    com certeza vc vai me fazer comprar este livro tb como já me fez comprar tantos outros XD
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Quero muito ler esse livro, sua resenha me deixou muito curiosa. Bjs, Fê - http://segredosemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir