Paganus - Simone O. Marques

Autor:Simone O. Marques
Editora: Alcantis
2011/2012
372 págs

O que primeiro chamou minha atenção nesse livro foi a capa, achei linda; depois foi a temárica - sinopse: "Portugal, 1673. Duas mulheres celtas e um bebê recém-nascido enfrentam a perseguição da Igreja contra hereges pagãos. Obrigadas a deixar sua aldeia, ajudadas por um jovem cristão, partem em busca de um lugar onde possam cultuar seus deuses livremente. Em meio a sua fuga descobrem que a Grande Mãe tem uma missão para eles e que os levará a lugares inesperados e a uma desconhecida Terra Nova."
Como foi indicado na sinopse o livro começa em Portugal em outro século e ao longo da história acampanhamos três gerações de mulheres que lutam pela liberdade de cultuar livremente os deuses que acreditam. Nesse caminho encontram pessoas que irão ajudá-las e outras que irão caça-las pelo simples fato delas serem diferentes dos padrões estabelecidos pela instituição religiosa poderosa no momento. Confesso que ao mesmo tempo que sou uma mega curiosa por esse tema, também fico facilmente abalada ao ler detalhes do sofrimento de tantas mulheres que nessa época da Inquisição foram massacradas, muitas injustamente.
"Estamos aqui para cumprir a missão divina de varrer os pagãos dessas florestas e não para nos importarmos com suas vidas!" pág.33

"Os olhos escuros de Douglas mal podiam acreditar naquilo que via. No meio do aposento estava a jovem mais linda que ele já vira. Os cabelos vermelhos refletiam as chamas que vinham da aldeia e ela tentava se erguer segurando o ventre. Douglas teve certeza de que, até aquele momento, nunca havia visto uma bruxa de verdade, mas aquela mulher que estava ali era capaz de enfeitiçar qualquer homem. Uma BRUXA!!!!" pág. 56
 
A autora me conquistou de vez, esse é o segundo livro dela que leio e simplesmente amei a forma como ela escreve, nesse livro temos uma riqueza de detalhes históricos que me fizeram sentir ao lado nos personages lutando por suas vida. São vários os personagens marcantes e importantes, gosto quando leio um livro onde um grupo é parte essencial para seu desenvolvimento.
Gostei da forma como os valores de cada pessoa é apresentado e como uma pessoa determinada e com fé consegue influenciar outras a ajudarem-na a sobreviver e não permitir que toda uma cultura seja esquecida e sim transmitida de uma geração para outra. Acompanhamos um pouco da crença pagã que acredita na grande mãe, a Deusa Dana; e vemos como era o procedimento de expansão da Igreja Católica e toda a imposição que foi feita aos povos que estavam em seu caminho.
Enfim para quem gosta de um livro que te faz vibrar e ficar louco e torcendo para que tudo termine bem, pode ler "Paganus" que não se arrependerá.

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

5 comentários:

  1. Adorei sua resenha e eu adorei o livro também... perfeito!
    Preciso ler outros livros da autora!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Qual o outro livro dessa autora? Me interessei realmente pela história, ainda mais quando se misturam fatos históricos a ela.
    Adorei a resenha.
    Beijos
    Bruh

    ResponderExcluir
  3. Amei a sua resenha Lili!
    Adoro quando a história se passa em outro século, e também achei a capa linda.

    Beijos, Bi

    ResponderExcluir
  4. A Capa é realmente linda e o tema é ótimo, amei a sinopse e a resenha, fora que adoro autores nacionais... desde que li As Brumas de Avalon me apaixonei pelo tema ^^

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li nenhum livro da autora, mas como você disse que é o segundo que lê, e que a maneira como ela escreve é super envolvente, eu confio com certeza. Pretendo adquirir em breve. Afinal como uma sinopse maravilhosa, e uma capa linda dessa, quem não quer?
    beijocas

    ResponderExcluir