Legna - Alexandre Apolca

Autor:Alexandre Apolca
Editora: Dracaena
2012

496 págs

Assim como a amiga Camila Darc, aconselho a não ler a sinopse antes de ler o livro pq ela tem todos os spoilers possiveis. Segui o conselho da amiga e acabei aproveitando bem a leitura do livro. Fica a dica para o autor/editora, mudar a sinopse e claro tirar ela do marcador porque assim o mistério do livro fica guardado para os leitores.
Mas vamos ao enredo, confesso que a primeira coisa que chamou minha atenção foi o nome da personagem "Legna", bem diferente. A segunda foi que ela é americana e não brasileira, além disso a história se desenvolve em Miame, Paris, Brasil e Egito. Achei dinâmica essa pluralidade de cenários.
Ela mora com os tios desde pequena porque seus pais trabalham viajando e quase nunca a encontram. Ela estuda, trabalha em um laboratória de produtos aromáticos e seu sonho é fazer faculdade de aromas e essências, mas esse curso não tem nos Estados Unidos.
Apesar de levar uma vida aparentemente normal, ela sente um vazio dentro dela que não a deixa relaxar e asim ela tenta encontrar um sentido para sua vida.
Após o atentado terrorista do 11 de setembro muitas pessoas perderam seus empregos nos EUA, e com os tios de Legna não foi diferente, eles sentem a necessidade de recomeçar sua vida no Brasil, mas Legna decide dar uma chance para o relacionamento com os pais, já que os mesmos fixaram residencia no país de origem da mãe dela, no caso em Paris; assim ela poderia fazer a faculdade de seus sonhos.

"Uma coisa que me fascinava em Paris é que eu podia ver marcas da história, me sentia viajando pelo tempo, pelos livros." pág. 37

Mas em Paris a vida não é o mar de rosas que ela esperava, porque o vazio continua presente dentro dela e seus pais continuam viajando sem parar e ela está sempre só. Além disso ela está tendo cada dia mais sonhos estranhos, além de ouvir vozes que a atormentam. Desse jeito ela acaba conhecendo um rapaz pela internet "Sayed" e acaba depositando toda sua carência nessa "amizade". 

"Não parava de pensar no Sayed, relutava em acreditar que pudesse existir paixão virtual, a única explicação para tudo isso seria o fato de eu estar praticamente solitária. Isso não podia continuar assim, precisava viver uma vida real e não imaginária." pág.51

Claro que no começo ela se preocupa com os riscos desse relacionamento e decide se afastar, mas depois que o encontra na faculdade, acaba se entregando aos encantos desse belo "egípcio".

"Notei que aquela angústia que sentia sem motivo e a sensação de um vazio na alma estava dando espaço para o amor que estava sentindo por Sayed, mas ao mesmo tempo uma decepção poderia me causar uma dor tão profunda como nunca antes teria sentido, porém estava disposta a correr riscos."

Confesso que fiquei um pouco incomodada com a forma como ela se envolveu com ele e como o relacionamento deles teve muitas idas e vindas, além da depressão que ela sentia quando estava longe dele. Era um relacionamento de dependência.
Mas nessa hora muitos mistérios começam a surgir e fiquei louca para saber sobre o passado de Sayed e encontrar respostas para as dúvidas de Legna.

"Quem realmente é ele? Ele gosta de mim? Ele tem outra? Como ele pode não ficar bêbado? Como pode ouvir tão bem? Como pode ter um olfato tão apurado? Por que bebe tanto líquido? Por que não se alimenta de sal? ... " pág.128

Calma meninas ele não é vampiro mas é imortal, então só lendo para descobrir o que Sayed é!!! E Legna seria normal??? Ou seria algum ser especial??? Também só lendo para saber. Gostei muito da teoria criada pelo autor e acredito que se tivesse menos páginas falando das tristezas da Legna e mais falando da teoria de Atlântida o livro seria melhor. Mais fica a dica, nacional muito interessante.

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!


9 comentários:

  1. Oi Aline, concordo com você em relação a sinopse. E assim como você, também gostei muito dessa nova teoria criada pelo autor, achei muito criativa e original. Bjs, Fê -
    http://segredosemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A dracaena sempre arrasando nas capas...

    http://diariodeumasonhadora2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline!
    Legna é um livro que estou louca para ler faz tempo e você me deixou ainda mais curiosa para saber o que Sayed é, preciso ler esse livro logo! rsrsrsrs
    Parece ser uma história muito interessante e com um tema diferente. Vou ler! :)
    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  4. A história parece ser bem legal, adorei a capa!

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  5. Oi, Aline!

    A história parece bem legal! Que pena esse negócio da sinopse! Odeio quando contam a história toda na sinopse! =(

    Um beijo,
    Inara - http://www.lerdormircomer.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Obrigado pela resenha, gostei muito. A questão da sinopse, concordo plenamente; errei ao confiar demais em pessoas que se dizem profissionais; mas acontece.
    Mais uma vez, obrigado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Aline, tudo que é nacional devoro mesmo, gostei da resenha e do gato da história rsrs Fiquei bem curiosa, quero ler ^^

    ResponderExcluir
  8. flor, concordo com vc!!! a sinopse me qebrou totalmente! me senti lendo o livro pela milhonésima vez qnd na vdd era só a primeira, pq eu já sabia td oq estava por vim. E Legna é mto deprimida ;s
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Sou louca para ler esse livro, parece ser tão intrigante... eu aprendi a não ler muito as sinopses pois parece que as editoras colocam os spoilers todos lá...
    Mas depois da sua resenha e da citação de Atlântida eu necessito desse livro!
    E 496 páginas "o é bem grandinho hein... rs
    bjos

    ResponderExcluir