Um Pouco mais do autor #14

Depois de ler e resenhar o livro Legna, nada melhor do que saber um pouco mais do autor Alexandre Apolca. Vamos a entrevista??!!!


LVP. Nome, onde nasceu e vive???
Alexandre Apolca; nasci em Porangaba, mas moro em Campinas, no interior de São Paulo.

LVP. Desde quando escreve???
Há quase dois anos.

LVP. Para ser um bom escritor o ideal é ser leitor desde criança??
É uma boa pergunta, um dia eu quero ter a resposta. Eu não sou leitor desde criança, minha paixão por literatura é recente.

LVP. Você fez algum curso especifico (tipo: escrita criativa) antes de começar a escrever???
Não, não fiz nenhum curso; eu não pensava em publicar, comecei a escrever para esquecer um pouco dos problemas.

LVP. Quanto tempo levou para concluir seus primeiros escritos???
Meu primeiro livro levou um ano. Isso entre escrita e revisão, além de alguns meses em branco.

LVP. Fale um pouco do processo de criação, publicação e divulgação???
Sobre criação; começo com uma idéia, que se torna um pequeno roteiro, depois começo a escrever. A publicação, talvez seja a pior parte, é difícil encontrar alguma editora séria querendo apostar num autor nacional iniciante; às vezes, meses se passam, e as respostas não vêm, o que aparece são apenas editoras de má-fé querendo lucrar em cima dos autores; ainda há pouco espaço para literatura nacional. Além de tudo isso, o autor tem que lutar por um pequeno espaço num mercado praticamente dominado por autores estrangeiros.

LVP. Qual a sensação de ver o livro pronto???
Pelo que eu sei, a grande maioria se emociona, etc. No meu caso, foi diferente, senti uma enorme vontade de escrever mais e melhor.

LVP. Qual a importância do blogueiro e das redes sociais na divulgação do livro???
Num mercado onde o espaço nas livrarias é quase nulo, onde as grandes editoras dominam; as redes sociais e os blogs são os melhores meios para divulgação.

LVP. Como se sente quando recebe criticas negativas sobre seu trabalho??
Depende da crítica. Se for construtiva, eu fico feliz; pois um profissional, em qualquer área, só cresce quando vê os seus erros, nem que seja pelos olhos de outra pessoa; costumo ter mais gratidão e admiração aos críticos construtivos do que aos bajuladores; as críticas trazem a evolução, os elogios a acomodação. Em relação às críticas não construtivas, eu simplesmente as ignoro.

LVP.Você acredita que se os livros nacionais fossem mais baratos e tivessem uma melhor e maior divulgação, o n° de livros vendidos e lidos poderia se aproximar dos estrangeiros???
Eu acho que a questão não é o preço em si (apesar de achar um absurdo o preço no Brasil), e sim a publicação das editoras. Logicamente que as editoras investem mais naqueles projetos que ela injetou mais grana. Se as grandes editoras publicassem mais autores nacionais, elas teriam que investir um capital nesses projetos; e para não ter prejuízos, teria que investir pesados na divulgação.

LVP.O que você diria para quem quer escrever um livro, por onde começar???
Comece escrevendo sobre o que você gosta e o que te atraí. Não faça como a maioria, que fica escrevendo livros baseados nos tema mais vendidos. Pois, livros sobre vampiros e anjos têm aos montes, a concorrência é enorme; em minha opinião, falta autenticidade aos novos escritores. Mas enfim, escreva sobre o que goste, sobre aquilo que mexa com seu íntimo, que te faça se perder em seus pensamentos. Leia alguns clássicos; não fique lendo apenas os livros que a mídia vende, porque a qualidade da obra não está no marketing. E, uma coisa que aprendi; tente se conhecer por dentro, ouvir suas vozes interiores, só assim você encontrará o seu gênero favorito e o seu jeito de escrever; isso eu aprendi há pouco tempo.

LVP. Espaço reservado para divulgação do seu trabalho e contato!!!
Acabei de lançar o meu primeiro livro pela editora Dracaena, Legna! É um romance estilo literatura fantástica, mas, mais focado na realidade; fala sobre coisas atuais; na ficção, os temas são alquimia e Atlântida. Estou começando novos projetos, mais voltados para a não-ficção; ano que vem poderá sair novidades.
Quem quiser me conhecer melhor pode me adicionar no facebook:
https://www.facebook.com/#!/alexandre.apolca
Também podem visitar o meu blog, lá também tem as informações de como comprar Legna: http://apolca.blogspot.com.br/
Ou ainda, trocar e-mail: alexojieuq@hotmail.com
Agradeço a oportunidade.

E ai gente gostaram da entrevista que o Apolca deu ao Leituras,Vida e Paixões??? Deixem suas opiniões e leiam Legna é muito interessante!!!! Fica a dica e a oportunidade de conhecer o autor nacional!!!!

 Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

7 comentários:

  1. o my god adoorei a entrevistaaaa o/
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Adorei a entrevista.
    Não conhecia o autor e adorei o posicionamento dele em algumas perguntas, principalmente quando o assunto foi marketing.
    Muito justas as respostas. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Aline!

    Bem legal conhecer um pouquinho mais do autor! Não conhecia o livro, mas gostei bastante das respostas do Alexandre, é um modo da gente conhecer um pouquinho o que eles passam para verem o livro deles publicado, né?

    Um beijo,
    Inara - http://www.lerdormircomer.com.br

    ResponderExcluir
  4. É o segundo autor que leio que começou a ler recentemente. Geralmente a gente acha que quem escreve, lê desde criança. Gostei da opinião dele sobre as criticas.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da entrevista, acho que fica o alerta para os novos autores tomarem cuidado com Editoras oportunistas, nunca se sabe, não é?!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista, ele mora em Campinas rs aqui do lado!! rs
    Sempre me perguntei se para ser um autor de sucesso os autores tem que ser amantes da leitura desde criança, mas pelo jeito não..
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Adorei a entrevista. Parabéns pela seção. Bjs, Fê - http://segredosemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir