Drácula - Bram Stoker



Drácula - O vampiro da noite  
Autor: Bram Stoker  
Editora:Martin Claret
Original: 1897
4° edição 2012
406 págs

A tempos quero ler esse livro por vários motivos entre eles por ter adorado o filme. Consegui comprar esse livro ano passado na Bienal de São Paulo e tudo me levou para ele nesses últimos meses, já que li dois livros que o citavam, então comecei a ler o mesmo e não me arrependi. Uma coisa que gosto nos livros clássicos é a linguagem mais formal e correta, me sinto voltando no tempo e fico totalmente envolvida ao enredo.
O livro é todo narrado através dos diários dos personagens e isso me transmitiu um ar de realidade tão grande que me fez sentir como se tivesse dentro de um documentário sobre o passado.
Nesse livro conhecemos a historia das pessoas que tiveram o desprazer de cruzar o caminho do conde Drácula, mas eles não se entregaram diante do desconhecido e do medo. Formaram um grupo que estudou tudo relacionado ao conde e fizeram o possível para por fim nas ações egoístas dele, enfrentando assim o "ser do mal" e libertando as almas envolvidas com o vampirismo.
Muito interessante ler as suposições dos primeiros que tiveram contato com essa "criatura" e tudo que eles dizem que ele era capaz de fazer, tipo se transformar em fumaça, morcego, lobos, além de não ter reflexo nos espelhos, além de dormir em caixas com um tipo especifico de terra. Também acompanhamos o processo de transformação de uma de suas "vitimas". E acompanhar os procedimento de Abraham Van Helsing é muito curioso. Garanto que o livro é muito interessante para quem gosta desse ser sobrenatural e para quem gosta das lendas sobre os "vampiros originais".
Em nenhum momento conhecemos a versão do Drácula dos fatos, mas acredito que isso ocorra porque o autor desejava que o leitor acreditasse no que estava lendo como relato de um grupo de pessoas de fé contra algo maligno ou "Não vivo"; acredito que ele desejou que o leitor não tivesse a consciência de estar lendo um livro e sim relatos de algo real.
O inicio do livro me deixa bem tensa e até com um pouco de medo, mas ao longo da leitura vamos nos envolvendo com o grupo e desejando que eles tenham sucesso em seus objetivos. Confesso que esperava um final mais emocionante e menos corrido, além disso achei que o Drácula poderia ter resistido mais, porém entendo a escolha do autor. Gostei muito mesmo e indico esse clássico a todos!!!

P.s. Decidi fazer uma resenha diferente, dando mais ênfase a minha opinião do livro porque acredito que se for detalhar a historia a mesma perderá seu suspense, então deixo para os interessados a oportunidade de desbravar essa historia como eu fiz. Garanto que será uma experiência sem igual!!!

Esse livro faz parte de dois desafios que estou participando:  
UM CLÁSSICO POR MÊS 

e DESAFIO REALMENTE DESAFIANTE 2013
7. Ler um livro citado em outro: 
Guardiões - Monique Lavra 
Como se livrar de um vampiro Apaixonado - Beth Fantaskey

E aí gente gostaram do post de hoje!!!???

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

13 comentários:

  1. Ótima resenha Aline, adorei saber sua opinião e tbm agradeço por não detalhar o livro. Depois que assisti a série Crepúsculo criei um trauma em relação a tudo que envolvia vampiro, mas como você disse Drácula é uma estória de "vampiros originais" e por ser um clássico me atraiu bastante. Vou ver se consigo encaixá-lo em alguma de minhas futuras comprinhas (rsrsrrsrsrs).
    Super Abraço, Victor Rosa do Encantos Paralelos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!
    Fico feliz que tenha gostado desse clássico tão bem comentado.
    Tenho vontade de lê-lo e poder ter minha opinião. Parece ser um bom livro. Nada além disso. Espero não me decepcionar.
    Gostei de saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  3. Drácula parece ser muito bom, uma pena que eu ainda não tenha lido =( mas pretendo ler ainda.

    ResponderExcluir
  4. Aline, que máximo essa resenha *-* Na época da escola comecei a ler esse livro mas não terminei, meu personagem favorito era o Renfield *-* Adorava ele, ele era ''locaço'' rsrs Vou ler novamente, desta vez até o fim ^^

    ResponderExcluir
  5. Oii!!
    Que horror cruzar com o Drácula!
    Gosto de história desse gênero! Vou procurar ler!
    Beeijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem?
    Gosto de resenhas mais opinativas, até porque já li esse livro (há algum tempo) e sei que não se pode contar muito do que acontece, hehe.
    Que bom que gostasse! E melhor, que bom que estás conseguindo cumprir dois desafios, eu tava participando de um, mas acabei desistindo... =\
    Beijinhos, bom domingo =D
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Drácula? Nossa, tenho pavor. kkkkk
    Ainda não li e nem conhecia, mas vou passar longe, eu morro de medo de histórias assim. kkkk


    Beijos flor, seu blog tá super lindo e fofo.

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei esse livro! Maravilhoso! Também adoro a linguagem correta e poética usada nele. Fiz resenha dele também ano passado e me lembro que você gostou e até citou aqui no blog. Fiquei feliz. :)

    Beijos, querida. E desculpa pelo sumiço. Agora estou voltando. :D

    ResponderExcluir
  9. Aline, uma resenha crítica é, principalmente, um espaço para darmos nossa opinião mesmo, por isso, super adorei seus comentários. Deixou um ar de curiosidade para quem é fã da temática... parece ser instigante. Quero ler!!!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Lili adorei a resenha! Me deixou com vontade de lê-lo, e eu adoro vampiros como você já sabe, sem falar que é um clássico. Espero poder ler em breve!

    Beijos, Bi

    ResponderExcluir
  11. muito bom. divulguei na página do "adorável noite" grande abraço :-)

    ResponderExcluir
  12. Amiga, nunca li este clássico. Mas confesso que tenho bastante curiosidade quanto a ele. Na verdade tenho ele na minhas estante desde o início do blog, há mais de um ano, e até hoje nao tomei coragem pra ler, acredita? :O
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, bom dia ^-^
    Drácula *-* Puxa, tenho muita vontade de ler esse livro. Um clássico do sobrenatural *-*
    Amei a resenha. Fiquei mega curiosa para ler essa história. Assim que possível vou ler.
    Beijinhos e ótimas leituras :D
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir