Feios - Scott Westerfeld #1


Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera
Brasil 2010
415 pág.


 Sabe quando você termina de ler um livro e pensa: Perfeito, amei!!! Não acredito que demorei tanto para ler essa história. Além disso fiquei louca para continuar a série, mas pretendo intercalar ela com os livros de parceria e minhas outras metas de leitura do ano, mas com certeza pretendo terminar a série ainda esse ano. Confesso também que desde Jogos Vorazes não me envolvia e lia tão rápido um livro.
Sei que muitos já leram esse livro, mas também sei que assim como eu muitos o tem na estante há muiiiiito tempo, então conselho: Leiam logo, vocês irão adorar!!!

Enfim o livro é uma distopia onde a civilização como conhecemos não existe mais, devido alguns experimentos mal sucedidos. A sociedade existente desfruta de uma alta tecnologia e é composta por alguns grupos que vivem separadamente. Temos a vila dos Feios onde as crianças com 12 anos são enviadas para estudar e se preparar para que aos 16 esteja pronta para fazer uma cirurgia total que a deixará Perfeita e assim ela viverá com os seus na Nova Perfeição. Os mais velhos vivem na Vila dos Coroas.
Como esse livro é o primeiro de uma série de quatro não temos todas as informações sobre a sociedade, mas somos apresentados também a um outro grupo chamado de Especiais, eles são tipo super-humanos que trabalham para o governo na manutenção da ordem quando necessário. Conhecemos também os Enfumaçados um grupo de "rebeldes" que costumam fugir antes da cirurgia em busca de uma vida mais real.

"A natureza, afinal, não precisava de uma operação para ficar linda. Ela simplesmente era." Pág.224

O que posso dizer é que a narrativa é fantástica, envolvente e você não percebe a quantidade de páginas que está lendo, em nenhum momento me senti cansada. Minha curiosidade só crescia e garanto que o autor consegue fechar quase que cem por cento os dilemas abertos nesse primeiro volume, os que ficam sem respostas são as deixas para o enredo do segundo volume.
Os personagens são maravilhosos e a cada experiência percebem o valor das coisas e dos momentos, gostei de quase todos principalmente do David e da Tally e da Shay.

Além disso a crítica social discutida é fantástica e faz o leitor se questionar sobre o valor da beleza estética. Até onde você iria para ficar Perfeita??? Pagaria todos os preços??? Perderia sua individualidade e consciência crítica por isso??? O livro nos mostra que o governo impõe o padrão de beleza e faz quem não o tem acreditar que é feio e que ao fazer a operação estará tendo as mesmas oportunidades de ser feliz que os outros, fazendo assim uma sociedade mais igualitária; diferente da sociedade dos Enferrujados (humanos do passado) onde só os belos e ricos se davam bem. Mas no final conhecemos parte dos motivos do governo desejar todos Perfeitos.
Enfim fica a dica de uma leitura crítica, interessante e claro cheia de ação e aventura. Deixe-se envolver por essa série maravilhosa!!!
 Aproveito a leitura desse livro para dar ok em mais um item do DESAFIO REALMENTE DESAFIANTE 2013: Lembrando que o desafio consiste principalmente em Ler somente livros que tenham sido comprados/ganhados de 2012 para trás.

6. Peça para alguém olhar na sua estante e escolher um livro a muito esquecido. 
Esse livro estava na minha estante desde de Abril de 2011.


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

19 comentários:

  1. Oi Lili, adorei sua resenha!
    Eu tb amei esse livro quando li, mas ainda não tenho as continuações. Pretendo comprar todas e reler!

    Beeeijos!!
    Bi

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline! Também amei esse livro e pretendo terminar a série ainda esse ano... mas ainda não li o segundo volume, com tantos outros livros começados e outras séries acabo ficando totalmente perdida em qual dar mais atenção.. #ficandoLouca

    Adorei sua resenha! Realmente é uma ótima dica de leitura!
    beijos
    http://girlfreakbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline!
    Confesso que esse livro nunca chamou muito a minha atenção, mas a discussão que ele levante é muito interessante. Acho que vou dá uma chance para ele assim que puder. :)

    Beijos,

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  4. Eu amo, amo essa série! A série, porque o segundo livro... ZZZzzzZZZ.
    Mas talvez você goste, né? Rs.
    Ah, e meu blog está comemorando dois anos de existência, e está rolando uma super promoção valendo 4 incríveis livros! Passa lá depois quando tiver tempo para participar. :)
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Aline!
    Como fã de distopia eu já deveria ter lido esse livro, não é mesmo? Preciso comprá-lo e logo! Gosto da distopia pelas críticas que, querendo ou não, refletem na nossa sociedade atual.
    Ótima resenha!

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.com

    ResponderExcluir
  6. Adivinha quem chegou Aline? Adivinha? Isso mesmo, EUZINHO! Posso demorar mas sempre volto para meus fãs hahahahahahha zoooa

    Quero este livro a séculos, mas os livros da Galera são para quem pode e não para quem quer, por isso me contento apenas em ler as resenhas. Por sinal, adorei sua resenha, abordou tudo sem mts detalhes e me deixou com uma vontade de gastar, mas eu sou forte, não vou comprar este livro enquanto ele não entrar em promoção.
    Super Abraço, Victor Rosa

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei o livro assim como você, só não continuei a série ainda porque a Tally, para mim, é insuportável. Mesmo assim a trama do livro é maravilhosa *-*
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  8. Estou na categoria que tem esse livro na estante e ainda não li. Mas já vi várias pessoas como você dizendo que o livro é muito bom e muito inteligente. É bem interessante um governo que controle as pessoas esteticamente porque mexe com o psicológico de casa um, a auto aceitação.

    Acho que de uma forma mais implícita, acontece isso conosco, a mídia impõe padrões de beleza que custam fortunas e levam até a morte (basta pensar em anorexia, bulimia). Somos levados a acreditar que a beleza é o que mais importa.

    Vou ler este livro ainda esse ano.


    www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir
  9. Eu amo essa série, com certeza você vai adorar os próximos. Perfeito né?! Beijos, Fe

    ResponderExcluir
  10. Já tive outras oportunidades de comprar toda a série só que não tinha lido sua resenha antes u_u As outras resenhas que tive a oportunidade de ler ,não me chamaram atenção e até colocaram uma máscara de ruim.
    Fiquei intrigada no momento sobre essa série e talvez possa conhecer a história mais afundo (:
    http://romances-para-te-fazer-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Aline,

    Sou apaixonada por essa série. Simplesmente amo tudo dela, desde a crítica social aos personagens, o cenário... Enfim.. TUDO!
    Fico feliz que você tenha gostado dele também!
    ;)

    Mil beijos

    ResponderExcluir
  12. Ai amiga sou louca pra ler esta série e ainda não perdi a vontade.
    Tenho super curiosidade de ler por conta desse enredo diferente e bastante atrativo.
    E olha só, vc conseguiu cumprir mais um ponto do seu desafio. Muito bom!!!
    Espero conseguir ler Feios em breve...
    Bjokas querida...

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
  13. Oi flor,
    Como você to com esse livro ha muito tempo na minha estante mas lendo sua resenha me reacendeu a luz de querer le-lo parece valer muito a pena.
    Bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Aline, tudo bem?
    Também amei a leitura de Feios! Sei lá, acho que distopias sempre são bacanas, heheh. Gostei bastante do mundo criado e estou esperando ansiosa para ler o segundo volume da série.
    Beijos, adorei a resenha =)
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Essa é uma série que eu gostaria de ler, sempre penso em comprar, mas tem tantas séries que eu quero ler que acabo sempre deixando essa de lado. Mas gosto de distopias e acho que logo mais me aventurarei nessa série.

    ResponderExcluir
  16. Ótima resenha.
    É sempre interessante saber a opinião de quem leu, independente da sinopse, né!
    E vamos que vamos... este Desafio foi uma das melhores coisas que a blogosfera me proporcionou. Adorei participar!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  17. Hum.... eu nunca ligo pras páginas, aliías, adoro qdo tem muitas páginas.
    Fiquei interessada após sua postagem.
    Estou colocando na minha lista.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Esse livro parece ser muito bom! Só que às vezes faço a besteira de julgar um livro pela capa (sei que não devo, mas ainda assim faço!) e como não achei a capa do livro atraente achei que a história tbm fosse ruim, mas pelas resenhas que venho lendo parece um ótimo livro! Com certeza vou ler! Beijo!

    ResponderExcluir