Pequeno Irmão - Cory Doctorow

Autora: Cory Doctorow
Editora: Galera
Brasil 2011
398 pág.


Já tenho esse livro a bastante tempo, mas ainda não tinha conseguido me dedicar a sua leitura até agora. Lembro que li uma resenha sobre ele que despertou minha curiosidade e quando consegui comprar o livro nem acreditei porque ele sempre está caro, mas enfim sabe quando um livro te envolve de um jeito e tira você da sua zona de conforto, além de abrir sua mente para vários assuntos envolvendo tecnologia e consegue fazer você mudar de opinião sobre o que é chato e o que é interessante??? Esse livro fez isso comigo.
Numa época onde estamos a todo o momento escutando nos telejornais sobre espionagem internacional e tecnologia de sistema de segurança e proteção de informações, nada mais atual do que esse livro. Ele começa nos apresentando um jovem de 17 anos chamado Marcus Yallow morador de São Francisco - EUA que estuda numa escola muito rígida com a fiscalização dos alunos, cada passo deles é vigiado pelo diretor e por isso Marcus investe seu tempo principalmente em criar meios de enganar o sistema de segurança do colégio (ele consegue e nos ensina o passo a passo desses inventos, essa parte no inicio é chatinha, mas depois que você se acostuma com a narrativa os termos técnicos passam a despertar curiosidade. Ele fala sobre os primórdios das invenções tecnológicas e como funciona o computador e outros aparelhos etc).
O protagonista no inicio do livro se sente autoconfiante por dominar esses conhecimentos e passa a não ter limites e querer burlar os sistemas de outros locais além da escola tornando-se um Hacker. Segundo ele existem pessoas que nascem para criar regras e outras para quebrar. Ele se questiona sobre a diferença entre crime e infração e qual seria o limite da privacidade?
Tudo estava indo bem na vida Marcus até que um atentado explode uma das pontes da cidade de São Francisco e ele e alguns amigos acabam sendo presos pela Departamento de Segurança Nacional como terroristas. Garanto que a partir daí a história fica tensa e cheia de ação. 
Marcus passará por maus momentos nas mãos dos agentes e após ser solto por falta de provas, mas com a informação que teria uma liberdade vigiada a partir de então, pensamos que ele ficaria quieto e aceitaria sua nova realidade, mas pelo contrário ele fica cada dia mais crítico e começa a querer combater as injustiças impostas pelo departamento de segurança nacional a toda a cidade (tanto ele quanto os outros habitantes da cidade, mesmo sendo inocentes seriam vigiados até que os terroristas fossem pegos).
Nessa fase Marcus começa a usar seus conhecimentos tecnológicos para burlar o controle do Departamento de Segurança Nacional e tentar conscientizar as pessoas sobre seus direitos constitucionais de liberdade, além de cobrar um tratamento justo sem abuso por parte dos políticos e militares. Garanto que muita coisa acontecerá a partir daqui e o melhor é o amadurecimento e a responsabilidade que Marcus adquire, além de perceber que muito mais interessante que quebrar sistemas de segurança é criar um que seja o mais difícil possível de ser burlado.

"Pequeno Irmão nos faz lembrar que, não importa como o futuro seja imprevisível, nós não conquistamos a liberdade através de sistemas de segurança, criptografia, interrogatórios e batidas policiais. Nós conquistaremos a liberdade ao ter coragem e a convicção de viver livremente todos os dias e agir como uma sociedade livre, não importa o tamanho das ameaças no horizonte." pág.390

 Enfim fica a dica de um leitura no mínimo intrigante, instigante e crítica.

Aproveito a leitura desse livro para dar ok em mais um item do DESAFIO REALMENTE DESAFIANTE 2013: Lembrando que o desafio consiste principalmente em Ler somente livros que tenham sido comprados/ganhados de 2012 para trás.

18. Ler um livro com a capa com letras amarelas.

 

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

7 comentários:

  1. Oi amiga, nunca tinha ouvido falar deste livro. Adorei o quote. A história parece ser super elaborada né?! Fiquei curiosa. Obrigada pela dica. Beijos Fê

    ResponderExcluir
  2. primeira vez que vejo algo sobre o livro

    ResponderExcluir
  3. Também já havia lido uma resenha que fez eu me interessar pelo livro, mas estou tão abarrotada com livros na estante que nem posso pensar em comprar algum agora!
    Ótima resenha e dica de leitura Aline!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiii!
    Adorei a resenha! Não faz muito meu tipo de livro. Estou sempre em uma fase romantiquinha! rs

    Alias, shame on me. Pelo amor de Deus, abandonei o desafio! Mas vou refazer ele ano que vem! Esse foi um ano complicado para mim.
    =)

    Sempre estou com saudades daqui!

    Mil beijos

    ResponderExcluir
  5. Lili, já vi vaaarias resenhas falando super bem desse livro e estou bem curiosa pra conferir. Achei a história bem diferente. Que bom que voce curtiu o livro!!

    Beeijos, Bi

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha. Acho que a leitura deste livro é bem propícia ao momento, já que vemos direto esta constante invasão de privacidade. Como sempre, até vc concordou na resenha, a Galera tem livros para barões, e eu não me incluo nesa classe hahaha
    Super Abraço, Victor Rosa

    ResponderExcluir
  7. Parece um livro bem complexo. E omo a Record lança 0845094754 por mês, é difícil acompanhar todos, tem uns que eu nem sei que existe.
    Mas como você comentou, é uma leitura no mínimo interessante.

    ResponderExcluir